Questionado sobre possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro pela tragédia no Rio Grande do Sul, Petraglia foi enfático: “impossível.”
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou até 28 de maio apenas as partidas que envolvem clubes gaúchos no Brasileirão e na Copa do Brasil. A entidade anunciou a decisão nesta segunda-feira (7). Os clubes gaúchos faziam uma campanha para que todos os jogos fossem paralisados.
O Athletico se posicionou, por meio do presidente de seu conselho administrativo, Mário Celso Petraglia, contra a paralisação da Série A do Campeonato Brasileiro, em decorrência da situação de calamidade pública vivida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Questionado em pesquisa realizada pela ESPN, Petraglia foi conciso: “Impossível. Além de prejudicar a todos os clubes, não temos datas disponíveis.”
O Athletico ofereceu, inclusive, a estrutura de seu centro de treinamento e da Arena da Baixada a Grêmio e Internacional, para que houvesse a continuidade do torneio. O mês de maio é exemplo de calendário abarrotado para o Furacão, que terá nove partidas, uma a cada três dias.
Pesquisa realizada contou com a resposta de 11 clubes da Série A. Nove foram a favor da paralisação do futebol e apenas dois foram contra. Junto do Athletico, o Atlético-GO também teve posicionamento contrário.
Entre os jogos adiados está a partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil entre Athletico e Ypiranga, marcada para o dia 22/05, que, agora, também não tem data definida.
“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.“