Canobbio possui um dos melhores desempenhos físicos da temporada
O ponta Canobbio, do Athletico Paranaense, é um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro 2024 no aspecto físico. Um levantamento publicado pelo head scout da Pro Metrics Club, o jornalista Felipe Barros, mostra números fenomenais do jogador nesse aspecto do jogo.
Entre os atacantes que atuam nas extremidades, Canobbio lidera na média de distância percorrida por partida, com 11,56 km.
O uruguaio também fica em primeiro lugar nos chamados ‘piques em alta intensidade’, ou seja, quando o atleta supera a marca de 20 km/hora dentro do gramado. Canobbio fez isso, em média, 100 vezes por jogo. O segundo colocado, o ponta Marquinhos (Fluminense), atingiu essa velocidade 74,2 vezes por partida, em média.
Canobbio é o primeiro entre os pontas também em sprints (quando o jogador atinge mais de 25 km/hora). Canobbio fez isso 22,7 vezes por jogo, em média.
O jornalista Felipe Barros, especializado em scouts e análise de dados de desempenho dos jogadores, explicou que foi adotado um filtro para a publicação desse levantamento. “Foram desconsiderados as partidas onde o atleta atuou menos de 70 minutos. Jogadores com menos de 3 jogos no Brasileirão também não entraram, com exceção da métrica de velocidade máxima”, escreveu. “Lembrando que todos os dados de GPS são by @Prometricsclub”, destacou.
Na parte técnica, Canobbio é o jogador do Athletico que mais participou diretamente de gols no Brasileirão 2024, com dois gols e uma assistência em cinco jogos.
Pontas com melhor desempenho físico no Brasileirão 2024
Levantamento publicado pelo jornalista Felipe Barros, com dados @Prometricsclub
Distância percorrida
- Canobbio – 11,56 km percorridos p/ jogo
- Marquinhos – 11,11 km percorridos p/ jogo
- Savarino – 10,9 km percorridos p/ jogo
Piques em alta intensidade (acima de 20 km/hora)
- Canobbio – 100 piques p/ jogo
- Marquinhos – 74,2 piques p/ jogo
- Jhon Arias – 69 piques p/ jogo
Sprints (acima de 25 km/h)
- Canobbio – 22,7 sprints p/ jogo
- Henry Mosquera – 16,3 sprints p/ jogo
- Marquinhos – 15,7 sprints p/ jogo
Velocidade máxima atingida
- Imanol Machuca – 36,2 km/h
- Ademir – 34,8 km/h
- Luis Guilherme – 34,5 km/h