O duelo entre Athletico-PR e Corinthians neste domingo (23), às 16h (de Brasília), pela 11ª rodada do Brasileirão, marcará os reencontros dos técnicos Cuca e António Oliveira com seus ex-clubes.
Vivendo situações complemente distintas na temporada, os dois treinadores chegam para a partida ”assombrados” por diferentes pressões.
Afundado em crise e lutando contra o rebaixamento, o time de António Oliveira não vence há seis jogos e tem apenas um triunfo em 10 rodadas. Na última sexta-feira (21), um protesto da principal organizada do clube foi feito no Parque São Jorge, deixando o clima ainda mais pesado antes da partida.
Diante da ebulição que vive no Corinthians, o comandante português poderá decidir seu futuro no Corinthians justamente contra o Athletico, onde teve uma curta passagem em 2021.
Na época, mesmo estando nas quartas de final da Copa do Brasil e nas semifinais da CONMEBOL Sul-Americana, António deixou o cargo à disposição da diretoria atleticana e acabou demitido. A gota d’água foi a eliminação para o Cascavel, nas semis do Estadual. Ele voltou para Portugal para defender a equipe B do Benfica antes de voltar ao Brasil para assumir o Cuiabá, em 2022.
Agora, uma nova derrota, que seria a segunda consecutiva do Timão, pode fazer com que a diretoria alvinegra demita o português. Segundo apurou a ESPN, o presidente Augusto Melo já não enxerga a permanência de António com a mesma segurança.
Há o entendimento que, de fato, o clube precisa de reforços na janela de transferências, que abre no dia 10 de julho, mas mesmo assim o desempenho em campo é desaprovado neste momento.
Outro ingrediente que preocupa nos bastidores é a proximidade do clássico contra o Palmeiras. A mudança antes do duelo seria uma tentativa de acelerar uma melhoria na equipe.
Cuca reencontra o Corinthians
Se o clima para António não é dos melhores no Corinthians, o de Cuca no Athletico também não é bom – claro que em uma situação diferente. O Furacão faz excelente campanha até aqui, mas deixou seu torcedor com uma pulga atrás da orelha nos dois últimos jogos.
O rubro-negro paranaense cedeu dois empates seguidos no fim para Flamengo e Botafogo nas última rodadas. Os resultados fizeram a equipe perder a chance de retomar a liderança da competição.
Agora, um tropeço do técnico, justamente em seu reencontro com o clube paulista, onde teve uma curta e turbulenta passagem no ano passado, pode deixar o Athletico mais distante do pelotão de cima da tabela.
O que aconteceu com Cuca no Corinthians?
Na época, Cuca chegou ao Parque São Jorge para substituir Fernando Lázaro. A trajetória, no porém, durou apenas uma semana, já que o treinador ainda lidava com o caso de abuso sexual contra uma menor de idade ocorrido em 1987, na Suíça. Diante dos protestos e pressão da torcida, que nunca aceitou a sua contratação, ele pediu demissão após a classificação nos pênaltis contra o Remo, na terceira fase da Copa do Brasil.
Depois disso, o treinador teve a sentença anulada pelo Tribunal de Berna devido à prescrição do crime e acabou contratado pelo Athletico para a vaga do colombiano Juan Carlos Osorio, em março deste ano. Desde então, ele foi campeão paranaense.
Neste domingo, Cuca terá a chance de retomar o caminho das vitórias, justamente contra o Corinthians, para deixar a pressão apenas em São Paulo.