O Athletico Paranaense tem reformulado suas categorias de base e encerrado as atividades em algumas categorias, como foi o caso do Sub-9 e Sub-10 da equipe de futsal.
Essa mudança estratégica e repentina fez com que o Athletico consequentemente abandonasse, por falta de equipe, a competição estadual que ainda estava em curso. Com a desistência, o clube foi multado pela Federação Paranaense de Futsal. A multa é de R$ 30 mil.
Além da punição financeira, o clube athleticano deve receber uma punição administrativa de grau severo, mas que ainda não foi divulgada.
Sem maiores explicações, o Athletico Paranaense encerrou parte de suas categorias de base e pegou os pais de mais de 50 crianças de surpresa.
O anúncio foi feito no dia 01 de julho, repentinamente, dando fim às categorias sub-9, sub-10 e sub-11 em uma decisão comunicada aos pais dos jogadores mirins durante uma reunião.
O anúncio foi feito por Felipe Gil, gerente geral das categorias de formação, e Próspero Paoli, coordenador técnico-metodológico do Athletico. A decisão do Furacão em fechar uma parcela de suas categorias de base foi inesperada até mesmo para funcionários do clube.
Aqui vale ressaltar que a ideia era ir além nos cortes. Inicialmente, o Athletico-PR queria encerrar também as atividades do sub-12 e do sub-13, o que foi revertido internamente – pelo menos por enquanto.
Fato é que o fim do sub-9, sub-10 e sub-11 da base do Furacão é um duro golpe para as mais de 50 crianças e seus familiares, cuja maioria é de fora de Curitiba.
Além disso, os jogadores mirins não podem atuar por outros clubes do Paraná, pois disputaram os torneios pelo Athletico Paranaense.
Até o momento, o Athletico Paranaense ainda não se manifestou oficialmente, nem pelo site, tampouco pelas redes sociais, sobre o fim das categorias sub-9, sub-10 e sub-11 de sua base.
O Furacão deu uma breve justificativa: “por decisão estratégica do clube as categorias foram dissolvidas, mas cada caso específico está sendo analisado pelo departamento de futebol”.