O Athletico vive dias muito agitados. E de mudanças de decisão repentinas. Não que isso seja muito diferente do que já se viu nos quase 30 anos de “era Petraglia”, mas os ventos estão mudando de direção rapidamente. E o que era certo ontem pode ser errado hoje. Depende tudo do humor do presidente Mário Celso Petraglia, que lidera pessoalmente a reformulação do elenco do Furacão. E até o principal jogador da equipe deve dizer adeus.
Após voltar em 2022 para um desfecho glorioso de carreira, Fernandinho não deve continuar no Athletico. E de forma pra lá de melancólica. O que era uma relação franca com Mário Celso Petraglia virou o silêncio na discussão contratual. Como se sabe, Paulo Autuori – na sua famosa entrevista – veio com um papo de “pré-contrato” com o camisa 5. Só que não há nada disso, mostrando o grau de despreparo da antiga gestão do futebol rubro-negro.
A relação entre Athletico e Fernandinho se esgarçou bastante nas últimas semanas, apesar do sacrifício até temerário do volante ao jogar sem estar plenamente recuperado de uma lesão grave. Desde o rebaixamento, o clube não procurou o jogador para renovar. O resultado foi a não reapresentação do camisa 5, que só volta a Curitiba no dia 9 de janeiro, a data inicial da volta dos atletas. Pouco depois da degola, o Furacão mudou o retorno do elenco para o dia 26, a última quinta-feira.
Se Fernandinho não foi procurado, Thiago Heleno foi. E não aceitou a proposta de redução drástica do salário para continuar no Athletico em 2025. Ele voltou ao clube na quinta, mas já não está mais na pré-temporada. Situação semelhante à de Pablo, que foi retirado da preparação no CT do Caju por decisão do presidente Mário Celso Petraglia. O centroavante aceitou reduzir o salário, mas os ventos mudaram de direção. Ambos também voltam no dia 9 para definir uma rescisão contratual.
E Nikão definitivamente não interessa. Ele não voltou aos treinos e ficará livre no mercado da bola no dia 31, quando termina o seu contrato com o São Paulo. Como Madson e Gabriel já se mandaram, e Mastriani não vai ficar no Athletico (pelo menos é a decisão de momento de Petraglia), o Furacão não terá nenhum jogador acima dos 30 anos no elenco para 2025. Uma radical mudança, como outras tantas que acontecem desde 9 de dezembro.