Jogo com iniciativa e resgate da identidade do Athletico. Esses são dois pontos que o técnico Maurício Barbieri pensa para o Furacão na próxima temporada. Para ele, trata-se de fatores que não estiveram muito presentes na última temporada, quando o time foi rebaixado para a segunda divisão na última rodada do Brasileirão.
Barbieri, que teve passagens por Bragantino, Vasco e Flamengo, entre outros clubes, afirmou que arma suas equipes de forma propositiva – ou seja, para ter a iniciativa da partida. “Eu procuro sempre que as minhas equipes sejam protagonistas do jogo, que tenham iniciativa e busquem o gol adversário, que sejam propositivas”, disse ele, em entrevista à Rede Furacão. “E também que sejam muito coesas. O jogo tem muitas fases, tem que ir bem em todas”.
Ele também afirmou que o importante é resgatar uma cultura de jogo do Athletico. “De intensidade e verticalidade, que sempre foram uma marca muito importante deste clube”, disse. “Eu entendo que nos últimos anos não esteve muito presente (a cultura) e acho que vai ser fundamental para ter um ano vencedor fazer este resgate do jogo do Athletico”, continuou. “Temos que fazer esse trabalho de resgatar a cultura do Athletico, de resgatar valores que eu acredito que não tenham se perdido, mas talvez estivessem mais adormecidos. E colocar isso no trabalho. Fazer com que os jogadores entendam isso e resgatem esses valores”.
O treinador admite que a torcida está chateada com o rebaixamento e que a cobrança em 2025 deve ser forte. Mas afirma que isso não o assusta. “Com as exibições, as atuações, vamos trazer o torcedor de volta para apoiar, porque ele será fundamental neste ano desafiador”, disse Barbieri, em relação ao apoio vindo das arquibancadas. “Dentro de campo, o time precisa demonstrar e reconquistar esse carinho do torcedor”.
Barbieri também diz que o fato de o time estar na Série B será desafiador. “Temos o desafio de encarar uma temporada difícil e um cenário complicado. Um cenário por todos os motivos e razões o Athletico não deveria estar, mas o fato é de que está”, falou. “Apesar do desafio, temos a oportunidade de iniciar essa reconstrução, de voltar mais fortes, mais preparados e mais capacitados. Para o lugar que o Athletico não deveria ter saído”.
O primeiro desafio do Athletico será o Campeonato Paranaense. No dia 11 de janeiro, o time estreia diante do Paraná Clube. Assim, a reapresentação está marcada para o dia 25 de dezembro, um dia após o Natal. “Na verdade, 2025 já começou para mim. Já estou trabalhando e com a cabeça nisso”, disse Barbieri.