A Federação Internacional de Futebol (FIFA) estuda novas regras para o futebol. Durante a reunião do Conselho Internacional do Futebol (IFAB), foi levantada a possibilidade de as novas regras serem testadas durante o Mundial de Clubes que acontecerá em fevereiro.
Entre as principais mudanças, se destaca a nova modalidade do Video Assistant Referee/Árbitro de Vídeo (VAR). A mudança consiste em disponibilizar o áudio da conversação entre o árbitro de campo e os assistentes na sala de vídeo. O áudio ficará disponível para o público presente no estádio e para as emissoras transmissoras dos jogos.
Desde o ingresso do VAR no esporte, essa tecnologia divide o público e os especialistas em futebol. Apesar de ser de grande utilidade para a tomada de decisão de momentos cruciais nos jogos, como uma marcação de pênalti, o VAR também comete falhas. Dessa forma, favorece ou desfavorece os times em campo.
Disponibilizar o áudio facilitará o entendimento dos espectadores sobre as decisões tomadas pelos árbitros nas partidas de futebol.
A reunião também colocou em pauta a discussão sobre pausar o cronômetro do jogo quando a bola sai de campo, em substituição de jogadores e atendimento médico em campo, contudo a proposta não foi aprovada.
As mudanças devem ser aplicadas durante o Mundial de Clubes que acontece em fevereiro. O time a representar o Brasil é o Flamengo, ganhador da Libertadores da América em 2021, o que lhe garante a vaga para o Mundial.
Caso ganhe a disputa, o time brasileiro irá arrecadar milhões de reais entre patrocinadores e instituições como a Conmebol. Em seu perfil no Twitter, a Conmebol até comunicou que irá premiar o clube campeão da Libertadores, se vencer o Mundial de Clubes:
“A América do Sul quer mais glórias esportivas! A @CONMEBOL concederá um prêmio adicional de USD 5.000.000 ao @Flamengo, campeão da @LibertadoresBR, se ganhar o Mundial de Clubes. É um forte incentivo para o representante de nosso continente neste torneio”.