O Athletico está no Uruguai para o terceiro jogo da fase de grupos da Sul-Americana contra o Danubio. O Rubro-Negro tem jogos históricos em solo uruguaio, inclusive durante as campanhas dos dois títulos da competição em que disputa.
Em 2018, ano do primeiro título internacional, o Furacão jogou contra o tradicional Peñarol e goleou por 4 a 1, em pleno Campeón del Siglo. Essa é a terceira maior vitória do time athleticano em torneios sul-americanos, atrás apenas das duas goleadas nas primeiras rodadas da atual edição da Sul-Americana.
Três anos depois, o Athletico voltou a enfrentar o Peñarol, pela semifinal da Sul-Americana de 2021, e ganhou por 2 a 1 no Uruguai. O jogo ficou marcado pelo golaço de bicicleta do meia David Terans e por um belo chute de fora da área de Pedro Rocha que garantiu a vantagem.
Na sequência do torneio, o Furacão voltou para Montevidéu e decidiu o título no confronto brasileiro com o Red Bull Bragantino. Em meio a pandemia, os torcedores que acompanharam in loco no tradicional Centenário viram o gol de voleio de Nikão que garantiu o segundo troféu da Sul-Americana.
O Athletico vai enfrentar o Danubio pela primeira vez em competições oficiais. Os dois times se enfrentaram em um amistoso de pré-temporada em 2013. Na ocasião, o jogo terminou empatado em 1 a 1.