Athletico desiste de Gabriel que deixará o clube em dezembro

Gabriel pelo Athletico contra o Vasco em 2024 pelo Campeonato Brasileiro

O Athletico tem feito uma reformulação em seu elenco para a Série B. O ponto neste momento é se desfazer de jogadores para diminuir custos salariais e dar espaço para novos jogadores renovarem o elenco. Christian, Erick e Praxedes já deixaram o Furacão, e o atleta da vez é o Gabriel.

O volante está no Athletico por empréstimo e seu contrato encerra agora em dezembro e o Apito Final apurou que o clube não contará com o jogador para 2025, ou seja, não irá renovar o contrato.

Sendo assim, Gabriel não se apresenta com o elenco athleticano dia 26 de dezembro. O jogador voltará para o Internacional e se reapresentará junto do elenco gaúcho em janeiro de 2025.

A pedido de Roger Machado, Gabriel será reintegrado ao elenco do Internacional após empréstimo ao Athletico

Gabriel pelo Athletico contra o Vasco em 2024 pelo Campeonato Brasileiro

Após conquistar vaga na Copa Libertadores da América, o Internacional terá um ‘reforço caseiro’ para a próxima temporada. Trata-se de Gabriel Girotto. O meio-campista será reintegrado ao elenco colorado em 2025. A decisão partiu do técnico Roger Machado.

Agência RTI Esporte apurou que Gabriel Girotto tem contrato com o Athletico Paranaense até o fim da atual temporada. Entretanto, o clube não deve exercer a opção de compra de 80% dos direitos econômicos no fim da cessão.

O acordo prevê a aquisição por US$ 3 milhões (R$ 17,9 milhões, na cotação atual). O Furacão tem até o dia 30 de novembro para acionar a cláusula. Caso contrário, o jogador terá de se apresentar ao Internacional no começo de 2025.

A ideia do técni co Roger Machado é contar com o jogador, de 31 anos, para a disputa da Copa Libertadores da América. Isso porque Gabriel Girotto é visto pelo comandante grande liderança técnica para o elenco devido à experiência acumulada ao longo da carreira.

Ainda segundo apurou a reportagem, Roger Machado vetou que a diretoria colorada negociasse o jogador novamente. O retorno ao clube gaúcho está sendo intermediada pelo empresário Paulo Pitombeira. O atleta tem vínculo com o Internacional até dezembro de 2025.

Gabriel Girotto tem contrato com o Athletico até o fim da atual temporada. Até o momento, ele vestiu a camisa rubro-negra em 29 oportunidades. Nesse meio tempo, somou um gol, fez três assistências e totalizou 1896 minutos em campo.

Nesse ínterim, foram quatro partidas na Copa Sul-Americana, 19 na Série A do Campeonato Brasileiro e seis na Copa do Brasil. Revelado pelo Botafogo, o volante também atuou por Palmeiras e Corinthians. Além disso, teve passagem destacada pelas seleções de base do Brasil.

Reforços do Athletico podem ou não jogar as Copas? Veja a situação de cada um

Retorno de Nikão ao Athletico Paranaense

O volante Gabriel e os meias Zé Vitor e Nikão foram os reforços do Athletico na janela doméstica. O trio, no entanto, não poderá atuar pela Sul-Americana e ficou de fora da viagem ao Uruguai, onde o Furacão enfrenta o Danubio nesta quarta-feira (24), às 19h.

Isso porque todos chegaram depois da data limite de inscrições para a fase de grupos do torneio continental. Desta forma, só poderão estrear na Sula a partir da próxima fase – se o Athletico confirmar a primeira posição, estarão aptos para as oitavas de final.

O clube pode fazer alterações na lista com 50 nomes enviada a Conmebol antes do começo da competição. No Brasileirão, vale lembrar, Zé Vitor já atuou em dois jogos, enquanto a dupla recém-chegada depende da questão física, mas já poderá jogar contra o Juventude no fim de semana.

E na Copa do Brasil? As situações de Gabriel e Nikão são diferentes da de Zé Vitor. Os dois recém-chegados estão liberados para atuar contra o Ypiranga no dia 1º, quarta-feira, às 18h, em Erechim, pela terceira fase. Ambos não jogaram por seus antigos clubes no torneio.

Já Zé Vitor entrou em campo pelo Maringá nos jogos da primeira e da segunda fases. Assim, não poderá jogar pelo Furacão mesmo se equipe chegar à final da Copa do Brasil, por exemplo. A situação é explicada no Regulamento Geral de Competições da CBF, no capítulo 4.

Jogos do Athletico na Sul-Americana e na Copa do Brasil

  • 24/04, às 19h: Danubio x Athletico – Estádio Centenário (Sul-Americana)
  • 1º/05, às 18h: Ypiranga x Athletico – Estádio Colosso da Lagoa (Copa do Brasil)
  • 08/05, às 19h: Rayo Zuliano x Athletico – Estádio Olimpico Nacional (Sul-Americana)
  • 15/05, às 19h: Athletico x Danubio – Ligga Arena (Sul-Americana)
  • 22/05, às 20h: Athletico x Ypiranga – Ligga Arena (Copa do Brasil)
  • 30/05, às 19h: Athletico x Sportivo Ameliano – Ligga Arena (Sul-Americana)