Após pouco mais de dois meses à frente do Athletico, o treinador uruguaio Martín Varini foi demitido, encerrando uma breve e conturbada passagem pelo clube. Em entrevista para o portal Trétis, o ex-Furacão contou detalhes de sua saída e dos bastidores. Confira a entrevista completa abaixo:
URGENTE: Martín Varini não é mais técnico do Athletico Paranaense
O Athletico anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Martín Varini após empate sem gols com o Criciúma no último domingo.
Entenda os detalhes no vídeo abaixo:
Nota do Athletico Paranaense
O Athletico Paranaense informa que Martín Varini não é mais o técnico da equipe principal athleticana.
O Club agradece o trabalho desenvolvido por Varini e por seus auxiliares, e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras.
A partir de amanhã (terça-feira), os treinamentos do elenco principal serão comandados pela comissão técnica permanente do Athletico.
Varini abre o jogo sobre necessidade de reforços no Athletico
A janela de transferências fecha nesta segunda-feira (2), e o Athletico – em queda livre no Brasileirão – não deve contratar mais ninguém. Questionado sobre o elenco após o 2 a 0 para o Palmeiras deste domingo (1), o técnico Martín Varini despistou.
“Não é o momento de falar de jogadores, não é o momento de começar a olhar… A gente trabalha em equipe, a gente sempre olha para dentro e fala as coisas dentro”, falou.
“Após derrota, a gente não vai falar de jogadores, de posição. A gente fechou um reforço para a zaga. Vamos dar as boas-vindas para ele e trabalhar, todos juntos”, completou.
O Athletico, portanto, deve fechar a janela com apenas duas contratações: o zagueiro Marcos Victor (reserva do Bahia) e o meia Bruno Praxedes (reserva do Vasco).
O Athletico é o 12º colocado do Brasileirão, com 29 pontos. A distância para o G-4 é de 15 pontos, enquanto a distância para a zona de rebaixamento é de quatro pontos.
Com a derrota para o Palmeiras, o Athletico soma apenas três vitórias em 15 rodadas, contra Vitória, Atlético-GO e Cuiabá (justamente os três últimos colocados).
“É acreditar neles, dar muitas ferramentas para eles melhorarem. Logicamente a gente necessita melhorar. A gente se cobra muito dentro para que o time consiga ter um rendimento melhor. A gente está tentando de todas as formas”, concluiu Martín Varini.
Entrevista Coletiva Completa
Próximos jogos do Athletico
Agora, o futebol brasileiro para por quase 10 dias para Data Fifa. O próximo jogo do Athletico será contra o Vasco, no dia 11, uma quarta, 21h30, na Baixada, pela Copa do Brasil.
- 11/09, quarta, 21h30: Vasco (casa)
- 14/09, sábado, 18h30: Fortaleza (casa)
- 19/09, quinta, 21h30: Racing (casa)
- 22/09, domingo, 18h30: Criciúma (fora)
- 26/09, quinta, 21h30: Racing (fora)
- 29/09, domingo, 20h – Flamengo (fora)
- 05/10, sábado, 16h30 – Botafogo (casa)
Vídeo: Varini não joga a toalha e segue confiante em classificação do Athletico-PR
O Athletico-PR encarou o Vasco pela segunda vez na semana na última quinta-feira (29), mas agora pela Copa do Brasil. Novamente, o Furacão abriu o placar e tomou a virada da equipe carioca.
Em resumo, Christian fez o primeiro gol da partida ainda na etapa inicial. Já nos minutos finais do jogo, Puma Rodríguez empatou e nos acréscimos Hugo Moura virou. Dessa maneira, o confronto da ida terminou com a vitória do Vasco por 2 a 1.
Furacão segue confiante na classificação
Após a partida, na tradicional coletiva, Varini não escondeu a chateação com a derrota. No primeiro momento, ressaltou que o time teve um bom desempenho no primeiro tempo e até merecia mais um gol, mas não aproveitou.
“Acho que o jogo de hoje tem muitos pontos em comum com a partida de segunda-feira. Fizemos um primeiro tempo muito bom, até o empate deles nosso time estava bem e merecia até um gol a mais. Eles começaram a colocar muitos jogadores dentro da área, mas acho que defendemos melhor. O Léo Linck quase não trabalhou, mas infelizmente sofremos os dois gols. Lógico que dói, estamos chateados, sentimos que merecíamos mais”, disse.
Na sequência, o comandante fez questão de declarar que confia no grupo e o Rubro-Negro vai em busca da classificação, mesmo após o resultado frustante na ida.
“Confiamos no grupo e vamos em busca da classificação. Sei que dói, não é a primeira vez que sofremos o gol no fim do jogo, sabemos disso, mas o foco está em levantar o moral do grupo. A frustração é grande, minha e dos jogadores, trabalhamos muito, dia e noite, para jogar melhor e ter mais possibilidades de vencer”, completou.
Por fim, o Furacão deixa a Copa do Brasil um pouco de lado e foca suas atenções no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1), o Rubro-Negro recebe o Palmeiras, na Ligga Arena. Vale ressaltar que o jogo de volta da competição mata-mata acontece no dia 11 de setembro, logo após a Data FIFA.
Entrevista Coletiva Completa
Martín Varini aponta grande preocupação com a defesa do Athletico
O técnico do Athletico, Martín Varini, minimizou o gol aos 27 segundos, mas ligou o alerta pelo número de gols sofridos. O Furacão venceu o Belgrano por 2 a 1 e chegou a 11 gols sofridos em 10 jogos sob o comando do treinador uruguaio.
“Este é nosso 10º jogo, e a primeira vez que acontece (um gol sofrido no início). A gente é muito ciente de que tem muito para trabalhar, de que temos que baixar o número de gols sofridos. Temos que trabalhar muito”, falou na coletiva pós-jogo.
Nos 10 jogos com Martín Varini, o Athletico tem seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Apesar da preocupação com a defesa, o técnico apontou pontos positivos:
“A gente está fazendo muito gol e chegando muito bem até o último terço. Estamos preenchendo a área, o Christian é especialista nisso. Temos jogadores que fazem cruzamento, o Esquivel não é a primeira vez que faz isso (assistências)”, falou.
“O time se sente confortável, tem essa características e tem que seguir aproveitando. Sobre a bola parada, eu sei que o Athletico faz tempo que não tem tanta efetividade na bola parada. É algo que se trabalha, que se tem que caprichar muito”, concluiu.
Próximos jogos
A volta será na próxima quinta (22), às 19h, no Estádio Mario Kempes, em Córdoba. O Furacão tem a vantagem do empate, enquanto derrota por um gol leva para os pênaltis.
O classificado pega Racing (da Argentina) ou Huachipato (do Chile) nas quartas de final. Na ida, vitória dos argentinos por 2 a 0 – veja o chaveamento da Sul-Americana.
Antes da Sula, porém, o Athletico joga pelo Brasileirão. Oitavo colocado, o clube recebe o Juventude (13º), às 18h30 de domingo (18), na Baixada, pela 23ª rodada.
O Athletico, portanto, volta a campo diante do Juventude:
- 18/08, domingo, 18h30: Juventude (casa)
- 22/08, quinta, 19h: Belgrano (fora)
- 26/08, segunda, 21h: Vasco (fora)
- 29/08, quinta: quartas de final da Copa do Brasil
- 01/09, domingo, 16h: Palmeiras (casa)
- 12/09, a definir: quartas de final da Copa do Brasil



