Mastriani fora dos planos: Athletico planeja negociar o atacante em 2026

O futuro de Gonzalo Mastriani no Athletico Paranaense parece cada vez mais distante. Emprestado ao Botafogo, o atacante vive momento complicado no Rio de Janeiro, com apenas um gol marcado e uma sequência de lesões. Além disso, segundo informações apuradas pela Trétis, o jogador tem se dedicado paralelamente aos estudos para se tornar executivo de futebol.

Com contrato válido até 31 de dezembro de 2026, Mastriani dificilmente retornará ao elenco rubro-negro. O Athletico já planeja negociar o jogador no início da próxima temporada, buscando o modelo de negócio mais viável para as finanças do clube.

O principal desafio é o alto salário do atacante, considerado um dos maiores do elenco. A diretoria entende que manter o atleta é financeiramente inviável, especialmente diante da incerteza sobre a divisão em que o clube estará em 2025. Entre as alternativas estudadas estão uma venda em definitivo, um novo empréstimo com parte dos custos assumidos pelo Furacão ou até uma liberação gratuita mantendo um percentual para futuras negociações, opção vista como pouco provável por causa da idade do jogador.

Mastriani chegou ao Athletico com moral após boas atuações no Campeonato Paranaense, mas o desempenho caiu quando o nível de competitividade aumentou. Uma cirurgia no joelho e o rebaixamento da equipe acabaram encerrando seu bom momento em Curitiba.

Mesmo em baixa, o atacante ainda desperta interesse no mercado. Há sondagens de clubes da Argentina e também opções fora do Brasil, incluindo o futebol da Coreia. O Athletico agora busca uma solução que encerre o ciclo de Mastriani de forma estratégica e menos onerosa, priorizando o equilíbrio financeiro e a renovação do elenco.

Athletico-PR estuda usar Mastriani como moeda de troca para ter reforço

Mastriani pelo Athletico contra o Danubio pela Copa Sul-Americana 2024

O Athletico Paranaense venceu o Pouso Alegre por 2 a 0 na última terça-feira (25), pela primeira fase da Copa do Brasil. Com a vitória, o Furacão avançou na competição e agora enfrenta o Guarany de Bagé.

De olho no mercado da bola, a diretoria do Rubro Negro segue em buscas de reforços para a sequência da temporada. Um dos alvos do CAP na janela doméstica que abre no próximo dia 10 é Ênio, do Amazonas, que está no Juventude.

Jaconeros querem uruguaio

Nesta quarta-feira (5), segundo informação do portal Trétis, o Athlético-PR estuda utilizar Mastriani como moeda de troca para trazer o atacante de 24 anos. Vale lembrar que os Jaconeros devem comprar Ênio por R$3 milhões e depois negociá-lo.

Além dos paranaenses, o Atlético-MG também tem interesse em Ênio para a temporada. Em contrapartida, o clube gaúcho gostaria de contar com o uruguaio em 2025, o que pode fazer o CAP dar um passo a frente nas negociações.

Nesta temporada, o ponta-esquerda atuou em 10 partidas pelo Alviverde Gaúcho marcando um gol e contribuindo com uma assistência. Pelo Amazonas ele tem 38 jogos, balançando as redes duas vezes e dando quatro passes para gol.

Athletico já tem lista de relacionados para enfrentar o São Joseense

O centroavante Gonzalo Mastriani voltou a ser relacionado pelo Athletico e estará à disposição para a partida contra o São Joseense nesta quinta-feira (5). Outra novidade é o ponta Kevin Velasco, na lista pela primeira vez e tem possibilidade de estrear. Lucas Esquivel está fora por mais um problema físico e jogadores “extra” foram relacionados no caso das seis suspensões em julgamento no TJD-PR.

Mastriani passou por cirurgia no joelho esquerdo em novembro do ano passado e estava em recuperação até o final de janeiro. Passou por transição, fez treinos com bola na última semana e deve ganhar minutos na partida desta quinta.

Centroavante pode reestrear após novela que quase o colocou como jogador do Vitória nesta janela de transferências. Uma vez com acerto encaminhado ao Leão, teve negócio freado pelo Athletico, que pediu sua permanência, mesmo após ter o liberado para buscar outro destino. Uruguaio foi o artilheiro do Furacão em 2024, com 16 bolas na rede.

Outro que teve – ou tem até este momento – permanência pedida pela gestão do Athletico é o lateral-esquerdo Lucas Esquivel. Tratativas com o River Plate-ARG travaram após terem sido consideradas fechadas pela imprensa argentina e Mário Celso Petraglia garante, apurou a Trétis, que Esquivel permanece para a temporada.

Esquivel não esteve na delegação atleticana para enfrentar o Andraus no último domingo (2) pela negociação com o River mas, desta vez, uma pubalgia (incômodo muscular próximo ao púbis) o tira da partida. É o segundo problema físico do jogador na temporada, o primeiro foi uma lesão no tornozelo.

Estreias chegando?

O ponta Kevin Velasco tende a fazer sua estreia pelo Athletico. Emprestado do Puebla-MEX, jogador treina com o elenco há uma semana e foi relacionado pela primeira vez. Rápido, é canhoto e tem bom drible e qualidade nos cruzamentos, por mais que não seja um finalizador.

Santos voltou aos jogos no último domingo e pode estrear na meta atleticana, uma vez que Mycael tende a ser suspenso pelo TJD-PR (Tribunal de justiça desportiva do Paraná) pela briga generalizada no clássico Atletiba.

O meia recém anunciado Giuliano ainda não tem condição de jogo e não foi relacionado, por mais que inscrito para a disputa do Campeonato Paranaense.

Além de Mycael, Fernando, Felipinho, Isaac, Zapelli e o goleiro reserva Matheus Soares passam por julgamento no momento da publicação desta reportagem e devem perder jogos por suspensão, inclusive contra o Independente São Joseense.

Veja lista de relacionados

  • Goleiros:
    Maksym
    Matheus
    Mycael
    Santos
  • Zagueiros:
    Belezi
    Léo
    Marcos André
    Mateo Gamarra
    Matheus Felipe
  • Laterais:
    Dudu
    Fernando
    Hayen Palacios
  • Meio-campistas:
    Falcão
    Felipinho
    João Cruz
    Juninho
    Raul
    Riquelme
    Zapelli
  • Atacantes:
    Alan Kardec
    Arriagada
    Chiqueti
    Isaac
    Kayke
    Kevin Velasco
    Leozinho
    Luiz Fernando
    Mastriani
    Sorriso

Barbieri abre o jogo sobre futuro de gringos do Athletico

Maurício Barbieri em entrevista coletiva pelo Athletico Paranaense durante o campeonato paranaense 2025

O lateral-esquerdo Lucas Esquivel e o atacante Gonzalo Mastriani vivem indefinição no Athletico. Após o empate diante o Cianorte, o técnico Maurício Barbieri revelou a situação dos gringos.

Esquivel foi relacionado, mas ficou no banco de reservas. Segundo o comandante, o lateral ainda não tem condições de atuar por 90 minutos devido à lesão no tornozelo.

“A ideia é que pudesse estar com o grupo. Se ele tivesse oportunidade de entrar, ia ser por pouquíssimo tempo, dez ou 15 minutos, pelo estágio que ele está. Mas durante o aquecimento, ele ainda não estava se sentindo confortável”

revelou Barbieri.

Vale lembrar que Esquivel recebeu proposta do River Plate. A imprensa argentina chegou a dar o negócio como certo, mas o Furacão faz jogo duro para vender o atleta de 23 anos. O River chegou a aumentar a oferta para 5 milhões de dólares, mais de R$ 30 milhões, mas ainda assim a transferência não teve desfecho positivo até o momento.

Com a situação de Esquivel e a saída de Léo Dérik, que sentiu cãimbras durante o jogo, Barbieri ainda teve que improvisar o lateral-direito Dudu pelo lado esquerdo. Inclusive, o técnico do Athletico disse que nem reparou que Lucas Esquivel estava no banco de reservas.

“Imaginei que ele [Esquivel] nem tinha voltado para o banco. Não reparei se ele estava no banco ou não. Por isso a gente teve que fazer a utilização do Dudu do lado esquerdo. Entendo a pergunta porque vocês não têm informação, o torcedor também não. Isso é um pouco que o grupo está em processo de estruturação e lacunas a preencher”.

completou.

Artilheiro do Athletico em 2024 está perto de retornar aos gramados

Principal goleador do Furacão no ano passado, com 16 gols, Gonzalo Mastriani está em fase final de transição. O atacante uruguaio de 31 anos teve sondagens do futebol sul-americano e ficou na mira do Vitória, mas deve permanecer até o fim do ano no Athletico.

Depois de realizar uma cirurgia no joelho em novembro, que o fez perder o fim da temporada do rebaixamento, o centroavante está perto de ficar à disposição do treinador.

“O Mastriani está em processo de transição. Participou de uma parte de um treino conosco. Para domingo [jogo contra o Andraus], ele não deve estar à disposição e sim a partir da próxima semana. Vai depender desses dias e da evolução dele”, disse Barbieri.

Com isso, a tendência é que Alan Kardec tenha a primeira chance como titular do Furacão diante o Andraus. Isso porque Lucas Di Yorio, artilheiro do Rubro-Negro no Estadual com quatro gols, está fora do próximo jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo. O duelo da sétima rodada está marcado para o próximo domingo (2), às 16h, na Vila Capanema.

Série negativa e reação de Petraglia à torcida

Sem vencer há quatro jogos no Campeonato Paranaense 2025, o Athletico vive um momento de turbulência.

O time vem da derrota para o Azuriz, pela terceira rodada, e três empates seguidos, contra Operário, Coritiba e Cianorte. Para piorar a situação, as cobranças da torcida tiveram reação do presidente Mario Celso Petraglia, que insultou os torcedores com gestos obscenos.

Com nove pontos conquistados em seis jogos, o Furacão aparece provisoriamente na sexta colocação do Estadual. O time pode perder ainda duas posições caso o FC Cascavel derrote o Paraná Clube nesta quarta (29), às 20h, na Vila Capanema, em Curitiba, e o Coritiba vença o Andraus na quinta (30), também às 20h, no Couto Pereira.

Mastriani no Vitória tem situação atualizada e Athletico-PR é avisado

O Athletico-PR sofreu a primeira derrota da temporada no último sábado (18). Depois de duas vitórias seguidas no Campeonato Paranaense, o Furacão acabou perdendo para o Azuriz por 1 a 0, atuando fora de casa.

Cabe ressaltar que o time ainda busca encontrar uma melhor maneira de jogar, visto que é uma equipe totalmente nova, pois o Furacão vem passando por uma grande reformulação desde a queda para a Série B.

Até o momento, vários nomes já deixaram o elenco da equipe paranaense, mas uma situação que ainda precisa ser definida é a do centroavante Gonzalo Mastriani. Em primeiro momento, a saída do atacante era dada como certa no Athletico, mas a diretoria parece ter mudado de ideia.

Mastriani vai ou não?

De acordo com Vinicius Furlan, as conversas entre Mastriani e Vitória ainda acontecem, mas não houve nenhum avanço nos últimos dias. Tanto o jogador como a equipe baiana tem interesse no negócio, mas o uruguaio aguarda o Athletico.

Por isso, o negócio não avança, afinal, o último posicionamento do Rubro-Negro foi pela permanência do atleta, mas o martelo ainda não foi batido e a diretoria discute a situação do atleta nos bastidores.

Lembrando que no primeiro momento, o atacante mostrou interesse em permanecer no Furacão, mas o clube optou pela saída do atleta visando baixar a folha salarial para a disputa da Série B.

Camisas 9 do Athletico

Por fim, recentemente, o clube paranaense acertou a contratação de Alan Kardec, que estava livre no mercado da bola desde que deixou o Atlético-MG. Então, neste momento, Barbieri conta com Matheus Babi, Lucas Di Yorio, além do novo reforço citado acima para a posição de centroavante.

Athletico pede para Mastriani permanecer no clube em 2025

Após uma negociação bem encaminhada para um desfecho positivo, uma reviravolta aconteceu e a situação complicou de vez. O atacante Gonzalo Mastriani não deve mais ser reforço do Vitória para a temporada 2025.

A informação sobre as complicações na negociação foram divulgadas inicialmente por Gabrielle Gomes, do site GE, e em seguida confirmadas pelos setoristas Napoleão Almeida e Vinícius Furlan. Logo em seguida foi apurado que o Athletico pediu para que Mastriani permanecesse no Furacão para compor o elenco para 2025, além do clube paranaense fazer novas exigências na negociação. Com isso a negociação de Mastriani com o Leão da Barra foi derrubada. A tendência é que o uruguaio agora siga no time paranaense.

Pablo é oferecido para o Vitória

O Vitória segue em busca de um novo centroavante após a saída de Alerrandro, que retornou ao Red Bull Bragantino e deve ser negociado para fora do país. Já o Athletico está interessado no volante Filipe Matheus. E neste cenário, sem a ida de Mastriani, o clube paranaense ofereceu o camisa 9 Pablo na negociação, e o acordo segue em andamento.

Até o momento, o Vitória trouxe para o ataque Fabrício Santos, que atua como ponta mas também faz a função de 9.

Filipe Machado é negociado em troca por Gonzalo Mastriani entre Athletico e Vitória

O Athletico negocia a saída do centroavante Mastriani numa troca que envolve o meio-campista Filipe Machado, do Vitória. Negócio é desenhado por empréstimo, tanto do uruguaio ao Leão, quanto do brasileiro ao Furacão. A possibilidade foi noticiada primeiro pela Itatiaia.

Neste momento tratativas não envolvem compensação financeira. O Athletico sondou a contratação de Machado mais cedo nesta janela de transferências, mas ouviu negativa do Vitória. Em contato com a Trétis o presidente do clube baiano, Fábio Mota, negou interesse em negociar o jogador na ocasião, mas situação mudou.

O Vitória é o único clube que formalizou proposta ao centroavante atleticano, que tem outros interesse no mercado. Ceará, Sport, Santos e Fortaleza fizeram contatos com o staff do jogador em determinados momentos e a possibilidade do Leão do Pici não é descartada, por mais que ainda não oficial.

Mastriani marcou 16 gols pelo Athletico em 2024 e se recupera de artroscopia realizada no joelho esquerdo até o final deste mês de janeiro. Jogador tem contrato até o final de 2026 e, caso seja emprestado ao Vitória, tende a retornar ao Furacão no último ano de vínculo.

Regularidade não foi algo presente na trajetória do centroavante em primeiro momento pelo Athletico. Reserva com Juan Carlos Osorio e Cuca, jogador teve mais tempo de jogo com Martin Varini, mas amargou sequência de 12 jogos sem marcar após a classificação às quartas de final da Sul-Americana, contra o Belgrano na Argentina. Com Lucho González pouco entrou em campo antes da cirurgia realizada por dores crônicas no joelho.

Jogador foi liberado pelo Furacão para encontrar novo destino como resultado de adequação da folha salarial à realidade da Série B. Mastriani está entre os jogadores mais bem remunerados do elenco do Athletico. Antes disso, uruguaio projetava permanência no Athletico e entendia que poderia entregar mais do que fez em 2024.

Quem será o nove do Athletico?

Agora, restam Matheus Babi, Emersonn e Sorriso entre os que jogadores que compõem atividades comandadas por Maurício Barbieri para o comando do ataque. Babi, hoje titular e provável escolhido para iniciar partida contra o Paraná Clube no sábado (11), marcou três vezes contra o Andraus, em jogo treino vencido por 6 a 0.

O Athletico havia formalizado proposta pelo centroavante argentino Francisco ‘Polaco” Fydriszevski, que estava sem contrato após passagem por Barcelona-EQU e San Lorenzo-ARG, mas tratativas foram consideradas muito lentas pelo staff do jogador. Fydriszevski acertou ida ao Independiente Medellín-COL nesta quarta-feira (8).

Bruno Nasta, do Racing de Córdoba-ARG e Lelê, do Fluminense, foram outros nomes sondados para a posição, mas negociações também não avançaram.

Luciano Arriagada também não é considerado opção real para a temporada e o Athletico procura destino. Chileno esteve emprestado no Audax Italiano-CHI na última temporada e teve apenas dois gols marcados.

Barbieri participa do processo de busca e sinaliza opção por jogadores de mais imposição física para a função. Treinador do Furacão prefere trabalhar com um nove de finalização e conclusão de jogadas.

Filipe Machado procurado pela segunda vez pelo Athletico

Importante na campanha de permanência do Vitória na Série A do Brasileirão, Machado fez 18 partidas da metade para o final da temporada em 2024. Problemas com o técnico Thiago Carpini facilitam uma possível saída.

Jogador atua como um terceiro homem de meio campo e também pode ser segundo volante. O Athletico busca finalizar montagem do setor com o jogador, que tem característica de construção de jogo. Raul, Felipinho e Falcão são opções para a posição, além de Zapelli e João Cruz mais à frente.

O Vitória precisa de um centroavante após a saída de Alerrandro, artilheiro do último Brasileirão com 15 gols marcados, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Jogador deixou o clube após contrato de empréstimo e retorna ao Bragantino.

Trajetória de Filipe Machado:

  • Jogos pelo Cruzeiro: 132
  • Jogos pelo Vitória em 2024: 18
  • Gols marcados na carreira: 7

Porque Mastriani interessa ao Vitória

Gonzalo Mastriani, de 31 anos, é um atacante uruguaio que ganhou notoriedade no futebol brasileiro após sua passagem pelo América-MG. Em janeiro de 2024, ele foi contratado pelo Athletico Paranaense por cerca de R$ 9,8 milhões e rapidamente se tornou um dos destaques do time. Na temporada passada, Mastriani foi o artilheiro do Furacão, marcando 16 gols em 47 partidas.

Com contrato vigente até o final de 2026, Mastriani é um jogador com experiência internacional, que pode trazer maior segurança e consistência ao ataque do Vitória. O clube baiano está de olho em reforços que possam ajudar na disputa da Copa Sul-Americana de 2025 e garantir uma posição competitiva no Campeonato Brasileiro.

Apesar de ser um jogador importante para o Athletico, Mastriani perdeu espaço no elenco após sofrer uma lesão no joelho esquerdo. Em novembro de 2024, o atacante passou por uma artroscopia para tratar as dores que o incomodavam. A previsão de retorno aos gramados é entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2025, o que torna o timing da negociação fundamental para o Vitória.

Desempenho de Mastriani em 2024:

  • Jogos: 47
  • Gols: 16
  • Contrato até: Dezembro de 2026

Curiosidades sobre os jogadores

  1. Gonzalo Mastriani iniciou sua carreira no Central Español, no Uruguai.
  2. Filipe Machado fez parte das categorias de base do Grêmio.
  3. Mastriani passou por clubes como Peñarol e Barcelona de Guayaquil antes de vir para o Brasil.
  4. Machado jogou no Cruzeiro durante a crise financeira que afetou o clube em 2020.

3 jogadores do Athletico e Bruno Méndez devem ser reforço para o Internacional e empresário se pronuncia

O Internacional segue montando a sua equipe para a próxima temporada. De olho na Copa Libertadores e no Brasileirão Betano, o Colorado quer um elenco competitivo.

Diante disso, alguns nomes estão sendo cotados para chegar ao clube em 2025. Kaique Rocha, que já atuou pela equipe, é um dos atletas que está sendo monitorado pelo Inter.

Com Mastriani no radar, o também zagueiro Bruno Méndez também entrou em pauta pela direção do Internacional. O empresário do defensor comentou sobre a possibilidade de retorno.

O que o empresário disse?

Após movimentações de Bruno Méndez nas redes sociais, os torcedores do Inter, que assinou com Erick, pediram a volta do zagueiro. Atualmente, o zagueiro está no Toluca, clube do México.

Não demorou muito tempo para que o empresário do jogador, Augusto Nogueira, se pronunciar. “Não tem a mínima chance de uma saída neste momento”, disse Nogueira em contato com a Revista Colorada.

A passagem pelo Colorado

Bruno Méndez chegou ao Internacional por empréstimo do Corinthians. Na época, a diretoria paulista não quis liberar o zagueiro para seguir no time colorado.

Desde então, o zagueiro foi vendido ao Toluca. Ele ficou livre no mercado e assinou em julho deste ano. O defensor tem vínculo com os mexicanos até dezembro de 2027.

Santos esquece Gabigol para 2025 e define o novo alvo para o ataque

Mastriani pelo Athletico Paranaense em jogo contra o Cerro Porteño na Copa Sul-Americana de 2024

Santos é um dos times que mais tem se movimentado no mercado. Após garantir o acesso à Série A do Brasileirão Betano em 2025, a equipe alvinegra planeja algumas mudanças.

Uma das principais movimentações é em relação à casamata. O Peixe ainda não acertou com nenhum técnico, mas ainda deseja o acerto com o treinador Luís Castro. Outros nomes também são sondados.

Porém, o setor ofensivo também é bastante observado pela diretoria do Santos. Sem Neymar, que quer renovar com o Al-Hilal, o time alvinegro tem outros atacantes em seu alvo.

Gonzalo Mastriani volta a ganhar força

De acordo com informações divulgadas por Tiago Marchezini, um dos nomes que vem sendo bastante sondado pelo Santos é o do centroavante Gonzalo Mastriani, atualmente no Athletico.

O jogador argentino já vem sendo observado pelo Peixe em diversas ocasiões, tendo alguns contatos diretos para um acerto. Ele voltou à carga agora e um acerto pode acontecer, principalmente pela má-fase do Furacão.

Outros nomes também deve reforçar o ataque

O ataque é um dos setores mais visados para a próxima temporada. Com a possível saída de JP Chermont, o Santos deve reintegrar Soteldo, que está emprestado ao Grêmio, no elenco.

Além dele, outros nomes podem assinar. Esse é o caso do atacante Eduardo Vargas, atualmente no Atlético-MG. O jogador chileno foi oferecido à diretoria do Peixe para 2025.

Clube chileno quer levar o artilheiro do Athletico em 2024

Mastriani no Athletico em jogo de volta contra Rayo Zuliano pela Sul-Americana

O Colo-Colo, 34 vezes campeão chileno e vencedor da Libertadores 1991, está tentando a contratação do centroavante uruguaio Gonzalo Mastriani, 31 anos. O jogador tem contrato com o Athletico Paranaense até o fim de 2026.

Mastriani sofreu lesão no joelho em outubro e só volta a jogar em fevereiro. Mesmo fora da equipe, segue liderando com folga a artilharia do Athletico em 2024, com 16 gols em 47 jogos.

A informação do interesse do Colo-Colo em Mastriani foi divulgada pelo site En Cancha, do Chile. Em junho, o mesmo portal chileno noticiou a tentativa do clube em contratar o centroavante argentino Di Yorio, do Athletico. A negociação não evoluiu.

Compras

A ideia inicial do Athletico não é vender Mastriani, apenas em caso de uma proposta de alto valor. O clube pagou R$ 9,8 milhões pelo jogador em janeiro de 2024 – é a 13ª maior compra da história do clube, empatada com o lateral-esquerdo Esquivel.

Compras mais caras da história do Athletico

Em reais, as contratações de maior valor do Athletico Paranaense

JogadorPosiçãoValor pagoAno
1º Vitor RoqueatacanteR$ 24 milhões2022
2º ZapellimeiaR$ 19,3 milhões2023
3º Mateo GamarrazagueiroR$ 17,3 milhões2024
4º CanobbiopontaR$ 15,2 milhões2022
5º Romeo BenítezpontaR$ 14,8 milhões2024
6º Leo Godoylateral-direitoR$ 14,5 milhões2024
7º Tomás CuellopontaR$ 12,8 milhões2022
8º Alex SantanavolanteR$ 12,5 milhões2022
9º Matheus BabiatacanteR$ 12 milhões2021
10º Lucas Di YorioatacanteR$ 10,8 milhões2024
11º Felipe AguilarzagueiroR$ 10 milhões2020
11º Abnerlateral-esquerdoR$ 10 milhões2019
13º Esquivellateral-esquerdoR$ 9,8 milhões2023
13º Gonzalo MastrianiatacanteR$ 9,8 milhões2024
15º Lucas FassonzagueiroR$ 9,2 milhões2021
16º LimaatacanteR$ 8,7 milhões2005
17º Bryan GarciavolanteR$ 8,5 milhões2022
18º Pedrinholateral-esquerdoR$ 8,5 milhões2021
19º David TeransmeiaR$ 7,5 milhões2021
19º FelipinhovolanteR$ 7,5 milhões2024
21º Santiago ‘Morro’ GarcíaatacanteR$ 7 milhões2011
22º Hugo MouravolanteR$ 6,6 milhões2020
23º Pedro HenriquezagueiroR$ 6,1 milhões2022

Elenco

Além de Mastriani e Di Yorio, o Athletico conta no elenco com mais dois centroavantes: Pablo (32 anos) e Emersonn (20 anos). Os dois brasileiros também já foram escalados em outras posições. Emersonn costuma jogar como ponta. Pablo já atuou como lateral-direito, meia ofensivo, volante e ponta.

Recorde

Mastriani é o maior artilheiro da história da Copa Sul-Americana, competição criada em 2002. Ele marcou 19 gols em 33 jogos na competição. Pelo Athletico, foram sete gols em 12 jogos na edição 2024 do torneio.

OS MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA
Da Copa Sul-Americana, criada em 2002 pela Conmebol

JogadorGolsJogosEdições
1º Mastriani19334
1º Hernan Barcos19327
3º Miller Bolaños16377
3º Hernán López16336
5º Bernardo Cuesta15256
5º Nicolás Fernández15315
5º Miguel Borja15294
8º Rafael Moura14206
8º Silvio Romero14317
8º José Sand14439

História de Mastriani

Mastriani tem 31 anos e iniciou a carreira no Cerro, do Uruguai. Ainda jovem, passou por equipes da Itália, Eslovênia e Portugal.

Em 2015, retornou à América do Sul. Defendeu clubes do Uruguai e do México até chegar ao Guayaquil City, do Equador, em 2019.

No equipe equatoriana, marcou 24 gols em 54 jogos. Chamou a atenção do Barcelona de Guayaquil, clube que defendeu em 2021 e 2022, assinalando 18 gols.

Em agosto de 2022, Mastriani chegou ao América Mineiro. Na última temporada, foi um dos grandes destaques do futebol brasileiro. Marcou 21 gols em 42 partidas disputadas pelo time de Belo Horizonte.

Dias antes de acertar com o Athletico, marcou cinco gols marcados na goleada por 6 a 0 do América Mineiro sobre o Pouso Alegre, em janeiro, na abertura do Campeonato Mineiro.