Athletico é obrigado a acelerar estreia de reforços

Tobias Figueiredo no Athletico Paranaense

O zagueiro Tobias Figueiredo e o meio-campista Patrick fizeram o primeiro jogo com a camisa do Athletico na vitória sobre o Londrina por 1 a 0, pela 11ª rodada do Paranaense. Os dois ajudaram na consolidação do resultado mesmo com a expulsão do zagueiro Matheus Felipe.

Além da dupla, o meia Giuliano entrou durante o intervalo e atuou por 45 minutos. Ele teve um tempo maior de preparação física e tinha estreado no empate diante do Cascavel.

O Furacão tem acelerado as estreias da maioria das contratações por necessidade, seja por lesões, suspensões ou saídas do elenco.

Tobias Figueiredo, por exemplo, foi anunciado oficialmente na quinta-feira (13) e era o único zagueiro disponível no banco de reservas após o empréstimo do paraguaio Mateo Gamarra ao Cruzeiro. Ele entrou aos 23 minutos da etapa final teve atuação firme.

Já o meia Patrick, anunciado na terça, entrou aos 27 minutos do segundo tempo e mostrou entrega e vigor físico, tendo sido importante na recomposição defensiva.

“Tivemos rendimento bom para uma equipe que não teve tempo de treino. É um conjunção de fatores. Tem a questão de preservar, o caso do Léo [Pelé], e também tinha a intenção de dar ritmo aos jogadores que tem chego”

disse o técnico Maurício Barbieri.

“O Giuliano já jogou um pouco mais. A ideia era que o Patrick e o Tobias pudessem entrar alguns minutos”, acrescentou o treinador sobre a rodagem do elenco.

O comandante rubro-negro ainda indicou que o Athletico deve ter menos contratações e saídas até o fim da janela de transferências, em duas semanas. Além disso, apontou que a equipe vai viver um novo momento com as eliminatórias do Estadual e na Copa do Brasil.

“Sem dúvidas tem um componente diferente. Agora são jogos eliminatórios, ainda que em dois jogos. Durante a primeira fase, passamos por esse processo grande de saídas e chegadas. A tendência, e eu espero, que a gente consiga agora, equilibrando e ganhando mais corpo e conjunto, fazer uma segunda fase bem feita como a gente fez na primeira”, completou.

Lesões no Athletico

Com menos de dois meses na temporada 2025, o Athletico já teve cinco baixas no time principal.

O lateral esquerdo Lucas Esquivel, que vive indefinição na negociação com o River Plate, tem problemas no tornozelo e de pubalgia. No mesmo setor, o jovem Léo Derik, que despontava como uma promessa para disputar a titularidade, teve lesão ligamentar no tornozelo esquerdo.

O meia argentino Bruno Zapelli, que vinha sendo o principal jogador da equipe, também teve uma lesão ligamentar no tornozelo, só que no direito. Contudo, o camisa 10 já está em fase de transição, de acordo com a Rede Furacão, e pode retornar nas próximas semanas.

Já no ataque, Matheus Babi se recuperou de uma lesão na coxa e voltou a atuar contra o Londrina, enquanto Alan Kardec foi substituído por um problema no joelho durante o empate contra o Cascavel.

Viagens em sequência antes de folga

Tentando fazer com que o time tenha mais consistência, o técnico Maurício Barbieri vê uma logística complicada para o Athletico.

Com bom senso da Federação Paranaense de Futebol, o jogo de ida das quartas de final contra o Azuriz foi adiantado para a próxima sexta-feira (21), às 20h, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco.

Depois o Furacão viaja para o interior de Minas Gerais, onde enfrenta o Pouso Alegre pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo único acontece no dia 25 (terça-feira), às 21h30, no no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

Vale lembrar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retirou a vantagem do empate ao time melhor ranqueado. Ou seja, a classificação vai ser decidida nos pênaltis em caso de igualdade no marcador.

Depois disso, o Athletico terá um período de descanso para o duelo de volta contra o Azuriz, marcado para o dia 8 de março (sábado), às 16h, na Ligga Arena.

Isso porque a Federação Paranaense atendeu um pedido da Polícia Militar para que não acontecessem jogos durante o Carnaval, já que a corporação amplia os serviços no feriado.

Confira a agenda de próximos jogos do Athletico:

  • Azuriz x Athletico – quartas de final do Campeonato Paranaense – sexta-feira, 21 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília), no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco
  • Pouso Alegre x Athletico – primeira fase da Copa do Brasil – terça-feira, 25 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Manduzão, em Pouso Alegre
  • Athletico x Azuriz – quartas de final do Campeonato Paranaense – sábado, 08 de março, às 16h (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba

Athletico-PR: Dupla ofensiva pode ganhar chance como titulares em jogo decisivo; entenda as mudanças

Maurício Barbieri no Athletico Paranaense pelo campeonato paranaense de 2025

O Athletico-PR se prepara para enfrentar o Cascavel nesta quarta-feira (12), em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2025.

O técnico Maurício Barbieri avalia mudanças no time titular, com destaque para a possível entrada de uma dupla de atacantes que vem conquistando a torcida pelo seu carisma e dinamismo em campo.

A ausência de Luiz Fernando, suspenso por acumulação de cartões amarelos, abre espaço para testes no setor ofensivo, com Isaac, Leozinho e Velasco sendo opções para compor o ataque.

O Furacão chega ao jogo como líder da competição, com 18 pontos e invicto em seis partidas. Além disso, o time ostenta o melhor ataque do torneio, com 18 gols marcados em nove jogos.

Pontos de atenção do Athletico

No entanto, Barbieri busca aprimorar o desempenho defensivo, já que o Athletico não é a equipe mais sólida nesse setor, tendo sofrido gols em quase todos os jogos, exceto no empate sem gols contra o Coritiba, em partida disputada no Couto Pereira.

Outro ponto de atenção é a recuperação de Zapelli, peça importante do elenco, que está se recuperando de uma entorse. Enquanto isso, a contratação do zagueiro Tobias Figueiredo está em andamento, visando reforçar a defesa.

O jogo contra o Cascavel, marcado para as 20h30 na Ligga Arena, será uma oportunidade para testar novas estratégias e consolidar o time para as próximas etapas da competição.

Athletico contrata zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Criciúma

O Athletico Paranaense acertou a contratação do zagueiro português Tobias Figueiredo, de 31 anos, para suprir uma das principais lacunas do elenco nesta temporada. O jogador, que atuou no Criciuma na última temporada e pertence ao Fortaleza, já está em Curitiba, realizou exames médicos e deve assinar contrato nos próximos dias. A informação foi confirmada em primeira mão pelo canal Trétis no YouTube.

Tobias Figueiredo, que tem 1,80m de altura e é destro, foi revelado pelo Sporting de Portugal e tem passagens por clubes como Nottingham Forest, da Inglaterra, além de outras equipes portuguesas. No Brasil, atuou pelo Fortaleza e, posteriormente, foi emprestado ao Criciuma, onde disputou 29 partidas na última temporada. O zagueiro era um dos nomes preferidos do técnico Maurício Barbieri para a posição e já estava na lista de desejos do Athletico há algum tempo.

A contratação de Figueiredo é considerada estratégica para o Furacão, que busca reforçar a defesa para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O clube também havia sondado outros nomes, como Gil, Rodrigo Caio e Fabrício, do futebol grego, mas optou pelo português, que chega para disputar a vaga com Lucas Belezi, Léo Pelé e Mateus Gamarra.

Além da zaga, o Athletico ainda busca um volante para completar o elenco. A diretoria já solucionou outras carências, como a lateral direita, com Dudu e Palácios, e o ataque, com nomes como Mateus Babi, Alan Kardec e Mastriani. O time também conta com jovens promessas, como Isaac, que vem se destacando nesta temporada.

A expectativa é que Tobias Figueiredo seja oficializado nos próximos dias, reforçando o Athletico na busca pelo acesso à Série A.