O Atlético-MG começa a batalha por uma vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores nesta quarta-feira (8), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. E o adversário é o Millonarios, em Bogotá. A partida terá mais um ponto para o Galo: a altitude.
No Estádio El Campín, em Bogotá, o clube mineiro encontrará uma altitude de 2.600m, fator que já fez diversas vítimas no futebol brasileiro. Mas, se tratando do Alvinegro, como é o desempenho jogando acima do nível do mar?
Ao longo, pela história na Libertadores, o Atlético-MG jogou 10 partidas na altitude. Ao todo, foram três vitórias, dois empates e cinco derrotas.
O triunfo mais expressivo aconteceu em 2013, ano em que conquistou o título da competição, ao vencer o The Strongest, na altitude de 3.625m, por 2 a 1, no Estádio Hernando Siles.
Já a derrota mais “dolorida” aconteceu em 2000. Pela 4ª rodada do grupo 8 daquela Libertadores, o Galo caiu para o Bolívar por 4 a 0, também no Estádio Hernando Siles, na capital boliviano.
Veja abaixo o desempenho do Atlético-MG na altitude por país: