Com a derrota para o Botafogo, no último domingo (30), o Flamengo chegou ao décimo revés em 2023. Vivendo fase negativa e acumulando fracassos no ano, o Rubro-Negro chegou, em apenas cinco meses, a mesma quantidade de derrotas que obteve em toda a temporada de 2019 e, também, em 2020.
O baixo aproveitamento da equipe carioca pode ser comprovado com os seguintes números: em 27 partidas, foram 15 vitórias, 10 derrotas e dois empates. A fase ruim se provou após a demissão de Vítor Pereira, e os insucessos que minaram os planos traçados pela cúpula flamenguista. Isso porque, além dos revezes, o Flamengo deixou escapar quatro oportunidades de títulos em 2023.
Levando em conta as derrotas, o Flamengo já alcançou um número maior do que em 2019 inteiro. No ano em questão, onde o time carioca foi campeão da Libertadores, do Brasileirão e do Campeonato Carioca, a equipe rubro-negra disputou 74 jogos e perdeu apenas nove vezes. Foram 49 vitórias e 16 empates no período.
Além disso, o Flamengo acumula outras marcas negativas neste ano. Até então, o Rubro-Negro é o time da Série A do Campeonato Brasileiro que mais foi derrotado em 2023. Além disso, o Mengo também é a equipe da elite do futebol brasileiro que mais sofreu gols na temporada: ao todo foram 34.