Restam apenas quatro vagas na competição, que serão preenchidas por times eliminados na terceira fase da Copa Libertadores
A fase de grupos da Copa Sul-Americana está ganhando forma. Nessa quinta-feira (7/3), mais cinco times se garantiram nesta etapa da competição – agora, são 28 ao todo. Restam apenas quatro vagas, que serão preenchidas pelas equipes eliminadas na terceira fase da Copa Libertadores.
Racing (Uruguai), Rayo Zuliano (Venezuela), César Vallejo (Peru), Sportivo Ameliano (Paraguai) e Universidad Católica (Equador) conseguiram avançar aos grupos ao venceram o mata-mata da primeira fase nessa quinta. As vagas restantes serão dos perdedores dos seguintes confrontos da Libertadores:
Ao fim da primeira fase, estão definidos os potes do sorteio da Copa Sul-Americana de 2024. A divisão dos clubes é baseada no ranking da Conmebol.
O sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana ocorrerá em 18 de março – mesma data da definição da Copa Libertadores.
Os brasileiros confirmados no torneio são Athletico-PR, Internacional, Corinthians, Fortaleza, Cuiabá e Cruzeiro.
As chaves da Sula terão mais um clube do Brasil, pois Botafogo e Bragantino se enfrentam na terceira fase preliminar da Libertadores. O duelo de ida terminou com triunfo do clube carioca por 2 a 1.
De acordo com a Conmebol, não será permitido que dois times de um país estejam no mesmo grupo da Sul-Americana.
A Copa Sul-Americana de 2024 terá 56 participantes. Na primeira fase, 32 clubes fazem duelo único com um rival do mesmo país para definir os 16 que avançam. São quatro equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Os 16 ganhadores se juntam aos 12 que se garantiram diretamente na fase de grupos – seis do Brasil e seis da Argentina. Haverá, ainda, a entrada de quatro times derrotados na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.
Os grupos da Sul-Americana terão seis rodadas, com cada participante fazendo três jogos em casa e três fora.
Os primeiros colocados vão às oitavas de final, enquanto os segundos medem forças em playoffs (ida e volta) com os oito eliminados na terceira posição de suas chaves na Libertadores.
Oitavas de final, quartas e semifinais também ocorrerão em duas partidas. Já a decisão será em jogo único e em campo neutro.