O meia Bruno Zapelli, 21 anos, chegou a seis assistências pelo Athletico Paranaense na temporada 2024. A marca foi atingida na última quarta-feira (dia 8), na goleada por 5 a 1 sobre o Rayo Zuliano, quando deu o passe para o centroavante uruguaio Gonzalo Mastriani anotar o segundo gol da equipe na partida.
Zapelli também colocou Christian e Alex Santana na cara do gol, na mesma partida, mas a dupla de volantes desperdiçou ambas as chances, chutando em cima do goleiro. Ou seja, o argentino poderia estar agora com oito assistências.
Mesmo assim, com as seis assistências, Zapelli é o jogador do Athletico com mais passes para gols em 2024. Fica à frente do volante Fernandinho (cinco assistências), de Mastriani (quatro) e do ponta Cuello (quatro).
E Zapelli não é um dos jogadores mais utilizados na temporada. Atuou em 21 dos 27 jogos do clube ano, mas apenas 12 como titular. E só duas vezes teve a oportunidade de atuar por 90 minutos. Entrou como substituto em nove jogos.
O argentino já marcou três gols em 2024 e, com as seis assistências, tem nove participações diretas em gols. A média é de uma participação direta a cada 130 minutos jogados.
“É o meia sub-23 da Série A com mais assistências e participações em gols em 2024”, publicou o Sofascore. O cálculo considera todas as competições oficiais da temporada, mas apenas jogadores dos 20 clubes da primeira divisão nacional.
Zapelli tem a média de acertar um passe decisivo a cada 30 minutos em campo. É o equivalente a três por jogo. Ainda fica atrás do volante Fernandinho, que tem média de 3,4 passes decisivos a cada 90 minutos.
- OS NÚMEROS DE ZAPELLI
- 21 jogos
- 12 como titular
- 2 jogos inteiros (90 minutos)
- 3 gols
- 6 assistências
- 130 mins para participar de gol
- 37 passes decisivos (1 a cada 30 minutos)
- 37 dribles certos (1 a cada 30 minutos)
- 72% de eficácia nos dribles