Athletico mete 5 gols no Corinthians que se despede do Brasileirão Sub-20
Na tarde desta quarta-feira, o Corinthians encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Sub-20. No CT do Caju, o Timãozinho foi goleado pelo Athletico-PR, por 5 a 0, na última rodada da primeira fase.
O elenco comandado por Raphael Laruccia encontrou dificuldades para criar oportunidades de perigo e viu a bola parada se tornar um diferencial no primeiro tempo. Emersonn, em duas jogadas aéreas, superou a defesa corinthiana e deu vantagem ao time paranaense.
Na segunda etapa, o clube alvinegro pouco ameaçou o gol adversário e cedeu novas chances para o Athletico. Em jogadas de velocidade, Caio Garcez marcou contra a própria meta e Emersonn, que anotou um hat-trick, ampliaram o marcador. Lucas Marezi fez o quinto tento e fechou a conta em Curitiba.
Com o resultado, o Corinthians termina a competição com cinco vitórias, três empates e 11 derrotas, conquistando 18 pontos. A equipe ficou à frente apenas do Red Bull Bragantino e do Atlético-GO entre os 20 times.
Anota aí, Fiel! Ao encerrar a participação no torneio nacional, o Corinthians volta a campo no sábado para a sequência do Paulista Sub-20. Às 15h, na Fazendinha, o Timãozinho recebe o José Bonifácio, pela segunda rodada da terceira fase.
O jogo
Primeiro tempo
Sem pretensões na competição, o Corinthians iniciou a partida experimentando novas formatações em campo, mas sem ser proveitoso nos primeiros minutos. O time paranaense, por sua vez, brigava pela posse de bola e buscava escapadas rápidas.
Aos nove minutos, o goleiro Kauê precisou realizar as primeiras intervenções. Felipe Chiqueti invadiu a área pela direita e chutou firme, parando no arqueiro alvinegro. Na cobrança de escanteio, a escorada de Fábio foi em direção ao gol, mas sem força, facilitando a defesa de Kauê.
A equipe da casa aproveitava os erros na saída de bola do Timão para criar perigo. Rafael Venâncio errou passe e cedeu contra-ataque ao Athletico, que terminou em finalização de Emersonn, de fora da área, por cima do gol.
A primeira oportunidade do Corinthians veio aos 19 minutos. Juninho tramou jogada individual pela direita, deixando dos marcadores para trás. Na entrada da área, ele deixou Thomas Lisboa, que soltou o pé, mas Cadu saltou e fez a defesa.
O elenco alvinegro esboçou uma pressão aos 28, principalmente pelos pés de Pedrinho. O meia arquitetou ataque que terminou com sua finalização, bloqueada pela defesa. Na sequência, Bahia pegou de bate-pronto, na intermediária, em chute fraco para ação do goleiro.
Embora com maior presença ofensiva, o Corinthians tinha dificuldades para segurar o adversário na bola parada. Aos 33, em falta cobrada da direita, a bola atravessou a área e chegou na cabeça de Emersonn, que subiu mais que a defesa e estufou as redes. 1 a 0 Athletico.
11 minutos depois, repeteco em Curitiba. Dudu levantou escanteio na área na cabeça de Emersonn, se antecipando ao goleiro Kauê para subir de cabeça e aumentar a vantagem do time da casa. 2 a 0 Athletico.
Segundo tempo
Com a desvantagem no placar, o Corinthians precisou se soltar para buscar uma reação. Logo aos dois minutos, Thomas Lisboa recebeu na intermediária, fintou o marcador e arriscou colocado de esquerda, mas Cadu se antecipou e fez a defesa.
Os espaços, com uma proposta mais ofensiva, começaram a surgir para o Athletico. Após corta-luz de Sorriso, Felipe Chiqueti finalizou da entrada da área, nas costas de Vitinho, e mandou para o gol. Kauê interveio e espalmou a bola, antes da defesa afastar.
Aos sete minutos, o Athletico perdeu a melhor oportunidade na segunda etapa. Kauê e Renato não se entenderam na pequena área, e a bola sobrou nos pés de Sorriso. O meia ajeitou e, de frente para o gol, buscou o ângulo, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.
Aos 13 minutos, Raphael Laruccia optou por dar cara nova à equipe com duas alterações. Luiz Eduardo e Caio Garcez foram acionados nas vagas de Juninho e Rafael Venâncio.
Mesmo com as mudanças, os espaços eram um convite ao Athletico. Leonardo Derik avançou pela esquerda, invadiu a área e fez o cruzamento. Caio Garcez tentou cortar, mas mandou para o gol, ainda com tentativa de corte de Kauê, aumentando a contagem para o Athletico. 3 a 0.
Não demorou para o time paranaense transformar o placar em goleada. Kayke conduziu pelo lado direito e cruzou em direção à pequena área. Sozinho, Emersonn apareceu para tocar de cabeça, tirando de Kauê, para marcar um hat-trick. 4 a 0.
Depois do gol, Laruccia promoveu outras três mexidas na equipe. Vitinho, Thomas Lisboa e Bahia deixaram o campo para as entradas de Caipira, Yago e Fernando Vera.
Em busca de uma reação improvável, o Corinthians levou perigo pela primeira vez aos 34 minutos. Após erro defensivo do Athletico, Fernando Vera dominou na frente da área e chutou colocado, mas Cadu se esticou e colocou para escanteio.
O placar elástico não tirou a fome do Athletico. Aos 37, Leonardo Derik encontrou nova arrancada pela esquerda, entrou na área e engatilhou para o chute. Porém, o lateral tocou para trás e Lucas Marezi, que apenas bateu para o gol vazio. 5 a 0.
Kauê ainda precisou trabalhar na reta final. Em troca de passes pela direita, Kayke apareceu na grande área e finalizou forte, mas o goleiro corinthiano se movimentou e evitou o sexto tento.