Quando o Athletico-PR entrar em campo contra o Palmeiras às 18h30 (de Brasília) deste domingo (1º), na Ligga Arena, um longo tabu estará em jogo. O duelo pela 25ª rodada do Brasileirão valerá mais do que três pontos para o Furacão.
A equipe da casa não vence o time palmeirense jogando em casa pelo Campeonato Brasileiro desde 2017. A partida em questão aconteceu pela última rodada e foi vencida por 3 a 0, gols de Ribamar, Ederson e Sidcley, todos ainda antes dos 33 minutos do primeiro tempo.
A vitória deixou o Athletico-PR na 11ª colocação, com 51 pontos. O Palmeiras terminou na vice-liderança, com 63, atrás apenas do Corinthians, que foi campeão com 72.
De lá para cá, as equipes se enfrentaram na casa do Furacão pela competição nacional em mais seis oportunidades. Foram três vitórias do Palmeiras e três empates.
Somando todas as competições – o que inclui os confrontos de ida e volta na CONMEBOL Libertadores e Recopa Sul-Americana de 2022 –, são oito jogos com mando dos paranaenses desde aquela vitória de 2017.
O único triunfo do Athletico-PR aconteceu no duelo de ida da Libertadores, que ajudou na classificação da equipe à final. Na Recopa, o Alviverde conseguiu o empate no Paraná e levou a melhor em São Paulo, ficando com a taça.
O Furacão, além de enfrentar o tabu específico, também terá de superar um desempenho irregular em casa nesta temporada se quiser vencer os palmeirenses. Nos últimos dez jogos da equipe como mandante, foram quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates.