Athletico toma gol relâmpago, é goleado e encerra o sonho da Sul-Americana no centenário
Com um gol sofrido aos 17 segundos, o Athletico foi eliminado da Sul-Americana 2024 depois de ser goleado por 4 a 1 para o Racing nesta quinta-feira (26). Apesar da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Curitiba, o Furacão foi atropelado no primeiro tempo do duelo no estádio El Cilindro, em Avellaneda, província de Buenos Aires.
O meio campista Almendra abriu o placar e viu os atacantes Adrián Martínez, que teve passagem apagada no Coritiba, e Roger Martínez abrirem 3 a 0. No segundo tempo, o meia Nikão descontou com um minuto, mas viu Martinera pegar a sobra do escanteio e anotar um golaço para transformar a vitória em goleada. Com a classificação, o Racing vai enfrentar o Corinthians nas semis da Sula.
O jogo ainda ficou marcado pela estreia do técnico Lucho González. Ídolo rubro-negro, o ex-jogador assumiu a equipe há dois dias, após a demissão do uruguaio Martín Varini, que pegou o treinador de surpresa.
Além disso, o Furacão dá adeus o sonho do tricampeonato da Sul-Americana e para as chances de conquistar mais um título no ano do centenário. A equipe ainda deve lutar contra o rebaixamento no Brasileirão 2024. Sem vencer a sete jogos, o time aparece na 15ª posição com 31 pontos, dois a mais que a zona de rebaixamento.
- Com a classificação, o Racing vai encarar o Corinthians. Na outra semifinal, o Cruzeiro vai enfrentar o Lanús. As datas e horários dos jogos ainda vão ser confirmados pela Conmebol.
- Em crise no Brasileirão, após sete jogos sem vencer, o Furacão volta a campo contra o Flamengo. O jogo acontece às 20h do próximo domingo (29), no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão.
No jogo, o Athletico foi atropelado no primeiro tempo. Com 17 segundos, o volante Gabriel rebateu mal e a bola ficou limpa para Almendra acertar uma pancada e anotar um golaço.
Já aos 22 minutos, o Racing ampliou em linda jogada. Quintero deu um lançamento perfeito para Roger Martínez, que ganhou na velocidade de Kaique Rocha e tocou rasteiro para Adrián Martínez. O camisa 9 se adiantou ao zagueiro Thiago Heleno e completou para o fundo das redes.
O terceiro saiu aos 40 minutos, em mais um vacilo de Gabriel. O volante caiu e tocou mal para trás. A bola ficou para Quintero, que arrancou pelo meio e rolou para Roger Martínez bater forte, rasteiro, e carimbar a classificação dos argentinos.
No intervalo, o técnico Lucho promoveu mudança tripla. Saíram Léo Godoy, Erick e Mastriani para as entradas de Nikão, Christian e Pablo. Com Cuello na lateral-direita, o time aumentou o ritmo e equilibrou o jogo.
Nikão, que foi reintegrado ao elenco com a chegada de Lucho, marcou com um minuto em jogo. O meia ganhou na zaga e desviou o lançamento de Canobbio. Apesar de aumentar o ímpeto do Athletico, foi o Racing que ampliou. Após cobrança de escanteio, Martirena soltou uma pancada, incendiou o El Cilindro e fechou placar em 4 a 1. Christian ainda teve um gol anulado por impedimento nos acréscimos.