Confiante após duas vitórias seguidas, o Athletico sonha em beliscar uma vaga de classificação para a Copa Sul-Americana em 2025. É isso que o vestiário rubro-negro mira nas quatro últimas rodadas do Brasileirão 2024, segundo o volante Felipinho.
O jogador de 23 anos exaltou o apoio da torcida, que quebrou recorde de público na Ligga Arena em três jogos seguidos.
“Queria falar um pouco da torcida, que está nos empurrando e ajudando neste momento. O apoio deles… Não tem o que falar. Jogo duro, mas fizemos o que tinha que ser feito. Temos mais jogos e precisamos do apoio deles para a gente continuar ganhando e quem sabe sonhar com coisas maiores ainda”, disse.
Ao ser questionado se o sonho não está distante demais, Felipinho voltou a afirmar e ainda ressaltou a confiança no elenco.
“Lógico. A gente vê a tabela e está tudo muito perto, então não custa sonhar. Nosso elenco tem capacidade para isso e com o apoio da nossa torcida fica mais lindo ainda”, completou.
Já o técnico Lucho González também foi perguntado sobre a possível vaga, mas não respondeu sobre. Em outro trecho da coletiva, o comandante argentino deixou claro que o alerta segue ligado.
“O que importa são os resultados que conseguimos, que são significativos. No entanto, não podemos relaxar ou nos acomodar”, comentou.
Com os triunfos sobre o Atlético-MG e Atlético-GO, o Athletico ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento.
São 40 pontos conquistados, três a mais que o Criciúma e Bragantino, que abrem a zona de descenso. Em 14º lugar, o Furacão ainda tem a mesma pontuação do Grêmio, que está na posição acima, a última que garante vaga na Copa Sul-Americana.
A esperança do Athletico são os momentos de cada equipe. Enquanto o time comandado por Lucho González emplacou duas vitórias e reconquistou a confiança, o Grêmio não vence há três rodadas.
Além disso, caso o Cruzeiro seja campeão da Sul-Americana no próximo sábado (23) e com o campeão brasileiro da Libertadores, que terá a decisão entre Atlético-MG e Botafogo, o G7 (classificação para a próxima Libertadores) pode virar G9. Com isso, os 14º e 15º colocados também vão para a Sula. Ou seja, resta ao Athletico permanecer na distância.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Athletico tem 49,3% de chances de ir para a Sul-Americana. Além disso, as probabilidades do rebaixamento do Furacão caíram de 26% para 10,4% com o triunfo sobre o lanterna Atlético-GO.
Nestes quatro últimos duelos pela Série A, o Athletico visita o Bahia neste fim de semana e encerra o campeonato contra o Atlético-MG. No meio destes confrontos, a equipe vai receber o Fluminense e o Bragantino em duelos diretos contra o rebaixamento.