O atacante Gonzalo Mastriani, do Athletico, se tornou o principal artilheiro histórico da Copa Sul-Americana. O uruguaio balançou as redes na vitória sobre o Belgrano, na noite desta quinta-feira (22), ajudou o Furacão a garantir a classificação às quartas de final e chegou ao seu 19º gol desde que disputou a competição pela primeira vez.
Aos 31 anos, Mastriani se igualou a Hernán Barcos, ex-Palmeiras e Grêmio, como o maior artilheiro da Sul-Americana. Além do Athletico, o uruguaio disputou a competição por América-MG, Barcelona de Guayaquil e Boston River. Na atual edição, ele já chegou a sete gols marcados e é o vice-artilheiro, atrás apenas do argentino Adrián Martinez, ex-Coritiba e atualmente no Racing.
Antes de superar Barcos, que está atualmente no Alianza Lima, Mastriani já havia ultrapassado uruguaio Rodrigo López e o equatoriano Miller Bolaños, ambos com 16 bolas na rede na história do torneio. Agora, o uruguaio vai em busca da artilharia isolada. Na quartas de final da Sul-Americana, o Athletico encara o Racing, e o centroavante terá a oportunidade de ampliar o seu número de gols.
Além da marca histórica na Sul-Americana, Mastriani também vive a temporada mais goleadora da carreira. O atacante chegou a 22 gols marcados em 2024, superando os 21 anotados pelo América-MG, no ano passado. Desses 22, 16 foram com a camisa do Athletico e seis pelo Coelho. Inclusive, ele chegou a balançar as redes cincos vezes em uma mesma partida do Campeonato Mineiro, no início do ano.
Ao todo, Mastriani disputou 35 jogos com a camisa do Athletico até aqui e é o artilheiro da equipe na atual temporada, além de ter anotado quatro assistências. O centroavante se estabeleceu como titular desde a chegada do técnico Martin Varini e vem sendo decisivo para o time. Antes, com Cuca, o uruguaio alternava entre a titularidade e o banco de reservas, mas, mesmo assim, mantinha bons números.