O Santos enfrenta uma situação delicada em relação à sua situação financeira e desempenho em campo. Apesar dos investimentos realizados e da reformulação na comissão técnica, a equipe não conseguiu alcançar o desempenho esperado. Para tentar mudar essa realidade, a gestão entende a necessidade de ir ao mercado e buscar reforços para a temporada.
A diretoria do Alvinegro Praiano já tem sete posições prioritárias para investir em reforços e um dos nomes que vem ganhando força nos bastidores é o de Diego Pituca. Entretanto, o Santos terá que negociar com jogadores que não estão nos planos do técnico Odair Hellmann para temporada, como é o caso do meio-campista que atualmente joga no futebol japonês e desperta interesse do Internacional.
Apesar da concorrência, o Santos pode ter vantagem na negociação, uma vez que Pituca vê o clube como prioridade e já teve a tentativa de repatriação barrada pelo Kashima Antlers. A diretoria vem mantendo as negociações aquecidas com os agentes do jogador e a expectativa é que o meio-campista retorne ao Peixe no meio do ano, diante da sua identificação com a equipe e a torcida.