Fernandinho Permanece Enigmático Sobre Aposentadoria

Fernandinho em entrevista após empate do Athletico por 1 a 1 contra o Juventude pelo Campeonato Brasileiro 2024

“Continuarei jogando até que meu corpo não aguente mais, mesmo que eu esteja arrastando pelo campo”, afirma Fernandinho em um trecho do documentário.

No entanto, aos 39 anos, Fernandinho se mantém enigmático sobre a importância dessa decisão. “Acredito que em qualquer outra profissão, seja médico ou engenheiro, você pode tirar uma pausa e depois voltar. Um jogador de futebol não pode fazer isso”, acrescentou.

Considerado uma lenda, o currículo de Fernandinho fala por si só. Ao longo de nove anos, ele conquistou 13 títulos e jogou 383 partidas vestindo a camisa do Manchester City.

Fernandinho está sem clube desde o final de dezembro. O Athletico não prorrogou seu contrato, que expirou em dezembro de 2021, após decisão do presidente Mario Celso Petraglia.

Em uma reunião com conselheiros, o presidente expressou frustração e atribuiu o rebaixamento do time à Série B ao jogador.

Desde que deixou o Furacão em dezembro, Fernandinho compartilhou com seus seguidores nas redes sociais que viajou para a Tailândia e Itália com sua família. Ele também expressou gratidão ao goleiro Ederson, com quem se reencontrou durante uma recente viagem a Manchester.

Além disso, durante esse período, ele obteve um diploma no Programa de Gestão de Clubes da FIFA, indicando um potencial futuro na gestão de futebol pós-aposentadoria.

Fernandinho enfrentou um desafio com uma lesão muscular adutora que o afastou por pouco mais de dois meses. Ele se machucou durante uma partida contra o Belgrano na Sudamericana no final de agosto e retornou apenas em outubro.

Durante sua ausência, o Athletico jogou 12 partidas, sofrendo oito derrotas, registrando dois empates e conquistando apenas duas vitórias (nenhuma no Brasileirão). O time retornou à sequência de vitórias somente após o retorno de Fernandinho ao banco contra o Cruzeiro na Ligga Arena em 26 de outubro.

Para destacar seu valor no Brasileirão, a equipe disputou 26 partidas com o experiente meia e alcançou uma taxa de desempenho de 51,2%. Isso incluiu 11 vitórias, sete empates e oito derrotas. Sem ele, o desempenho do time despencou para apenas 5,5%, conseguindo apenas dois empates e dez derrotas em 12 partidas.

A situação se repetiu na Sudamericana e na Copa do Brasil, com a desvantagem adicional de eliminações em ambas as competições enquanto ele esteve fora de campo.

No torneio continental, Fernandinho participou de sete jogos, alcançando uma taxa de sucesso de 76%. Em cinco partidas sem ele, essa taxa caiu para 60%.

Na copa nacional, ele jogou três partidas – todas vitórias para o Athletico – enquanto perdeu outras três, resultando em um desempenho de 33% desses encontros.

Fluminense tem interesse na contratação de Fernandinho, ex-Athletico

Fernandinho no Athletico Paranaense em partida contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana 2024

O mercado da bola está aquecido, e o Fluminense não quer ficar para trás. Com as movimentações recentes e a necessidade de manter o time competitivo, o Tricolor das Laranjeiras já começou a se mexer nos bastidores. E um nome que vem ganhando força é o do experiente volante Fernandinho.

Segundo informações exclusivas, a comissão técnica já deu o aval para a contratação do medalhão, que pode ser a peça que faltava para equilibrar o setor. A situação do Fluminense no meio-campo não está das mais tranquilas.

Com a lesão de Renato Augusto e a ausência de Ganso, o time sente falta de um jogador com experiência e capacidade de liderança. Fernandinho, que já foi destaque no Athletico-PR, Shakhtar Donetsk e Manchester City, surge como uma opção viável para trazer mais segurança e consistência ao setor.

Mano Menezes deseja a contratação de um volante de marcação

Além disso, o treinador do Fluminense entende que um volante de marcação forte é essencial para o esquema tático da equipe. Atualmente, o Tricolor carioca conta com jogadores como Facundo Bernal, Martinelli, Nonato e Hércules, que podem atuar como volantes.

A chegada de um nome como Fernandinho seria um upgrade e tanto. Ele é conhecido por sua versatilidade, qualidade no passe e, claro, pela marcação forte, características que fizeram dele um dos melhores volantes do futebol brasileiro e europeu.

Fernandinho tem um currículo de dar inveja. Revelado pelo Athletico Paranaense, ele brilhou no Shakhtar Donetsk, onde conquistou vários títulos. Em 2013, foi para o Manchester City e se tornou uma peça fundamental na era de ouro do clube, ajudando a conquistar múltiplos títulos da Premier League.

Depois de quase uma década na Inglaterra, ele voltou ao Athletico-PR em 2022, encerrando sua carreira no clube que o revelou. Além disso, Fernandinho tem passagem pela Seleção Brasileira, com participações em Copas do Mundo e na Copa América.

Fernandinho se despede do Athletico-PR: “Momento de seguir novos caminhos”

Fernandinho no Athletico 2023

O volante Fernandinho, considerado ídolo do Athletico-PR, se despediu do clube na tarde desta quarta-feira. O veterano valorizou o acolhimento que recebeu em sua chegada, há mais de dois anos, mas disse que é o momento de respirar novos ares.

O contrato de Fernandinho era válido até o final da última temporada e não foi renovado pela diretoria. O Furacão deve passar por uma reformulação no elenco devido à queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Após passagem de muito sucesso no futebol europeu, Fernandinho retornou ao Athletico em meados de 2022. De lá para cá, o volante de 39 anos disputou 117 jogos, com 13 gols marcados e 15 assistências, segundo o Sofascore. No período, o atleta conquistou dois Campeonatos Paranaenses (2023 e 2024) e ficou com o vice da CONMEBOL Libertadores (2022).

Fernandinho ainda não deu pistas sobre seu futuro. Revelado nas categorias de base do Furacão, o atleta soma temporadas vitoriosas pelo Shakhtar Donetsk e pelo Manchester City, seu último clube antes de retornar ao Brasil.

Veja a despedida completa de Fernandinho:

Ao voltar para casa depois de muitos anos, fui recebido de braços abertos. Todas as vezes que vesti a camisa do Athletico, fui acolhido com carinho e respeito por todos os torcedores. Levarei isso para sempre.

Chegou o momento de seguir novos caminhos, mas saio com a certeza de que o meu vínculo com o CAP nunca se quebrará.

Com carinho e gratidão, Fernandinho.

Sai, renova ou se aposenta? Fernandinho vive encruzilhada em seus últimos dias no Athletico

O volante Fernandinho, de 39 anos, vive seus últimos dias no Athletico. Seu contrato acaba na próxima terça-feira, 31 de dezembro. Ele está de férias e ainda não se reapresentou, tampouco a diretoria o procurou para renovar o vínculo.

Fernandinho, revelado no próprio Athletico, voltou ao clube em 2022. Participou da campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2022 e das campanhas dos títulos estaduais de 2023 e 2024. Mas também esteve na campanha do rebaixamento à segunda divisão nacional em 2024. Em sua segunda passagem, o volante disputou 117 partidas, marcou 13 gols e deu 15 assistências.

Quando voltou ao Athletico, Fernandinho havia rejeitado propostas mais vantajosas financeiramente. Na ocasião, manifestou interesse em encerrar a carreira no Athletico.

Na atual situação, o jogador tem três caminhos possíveis: renovar, aposentar ou assinar com outro clube. Momento agora, a renovação parece difícil de sair. A diretoria do Athletico até agora não se manifestou a respeito. O jogador é considerado caro para uma disputa de Série B. O encerramento da carreira não está descartado, mas também não está anunciado.

Quanto a assinar com outro clube, ainda não apareceram interessados. Uma perspectiva pode ser o Atlético-MG, que pretende anunciar Cuca como treinador ainda neste domingo (29). Ele trabalhou com Fernandinho no Athletico neste ano.

Petraglia bate o pé e todos os veteranos devem deixar o Athletico

Fernandinho no Athletico Paranaense em partida contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana 2024

O Athletico vive dias muito agitados. E de mudanças de decisão repentinas. Não que isso seja muito diferente do que já se viu nos quase 30 anos de “era Petraglia”, mas os ventos estão mudando de direção rapidamente. E o que era certo ontem pode ser errado hoje. Depende tudo do humor do presidente Mário Celso Petraglia, que lidera pessoalmente a reformulação do elenco do Furacão. E até o principal jogador da equipe deve dizer adeus.

Após voltar em 2022 para um desfecho glorioso de carreira, Fernandinho não deve continuar no Athletico. E de forma pra lá de melancólica. O que era uma relação franca com Mário Celso Petraglia virou o silêncio na discussão contratual. Como se sabe, Paulo Autuori – na sua famosa entrevista – veio com um papo de “pré-contrato” com o camisa 5. Só que não há nada disso, mostrando o grau de despreparo da antiga gestão do futebol rubro-negro.

A relação entre Athletico e Fernandinho se esgarçou bastante nas últimas semanas, apesar do sacrifício até temerário do volante ao jogar sem estar plenamente recuperado de uma lesão grave. Desde o rebaixamento, o clube não procurou o jogador para renovar. O resultado foi a não reapresentação do camisa 5, que só volta a Curitiba no dia 9 de janeiro, a data inicial da volta dos atletas. Pouco depois da degola, o Furacão mudou o retorno do elenco para o dia 26, a última quinta-feira.

Athletico amplia a barca

Se Fernandinho não foi procurado, Thiago Heleno foi. E não aceitou a proposta de redução drástica do salário para continuar no Athletico em 2025. Ele voltou ao clube na quinta, mas já não está mais na pré-temporada. Situação semelhante à de Pablo, que foi retirado da preparação no CT do Caju por decisão do presidente Mário Celso Petraglia. O centroavante aceitou reduzir o salário, mas os ventos mudaram de direção. Ambos também voltam no dia 9 para definir uma rescisão contratual.

E Nikão definitivamente não interessa. Ele não voltou aos treinos e ficará livre no mercado da bola no dia 31, quando termina o seu contrato com o São Paulo. Como Madson e Gabriel já se mandaram, e Mastriani não vai ficar no Athletico (pelo menos é a decisão de momento de Petraglia), o Furacão não terá nenhum jogador acima dos 30 anos no elenco para 2025. Uma radical mudança, como outras tantas que acontecem desde 9 de dezembro.

Fernandinho responde se fica no Athletico em 2025 pela série B

OAthletico perdeu de 1 a 0 contra o Atlético Mineiro, que resultou no rebaixamento para a série B do clube paranaense em 2024.

Em entrevista pós-jogo, um dos maiores ídolos do Furacão, Fernandinho, respondeu aos jornalista se iria continuar no Athletico no próximo ano.

Vamos ver, vamos conversar. Preciso conversar com a minha família, com a diretoria, pra ver o que eles tem como planos para os próximos anos.”

Fernandinho admite erros do time e sinaliza: “Tiveram outros motivos” para o rebaixamento

O Athletico perdeu de 1 a 0 contra o Atlético Mineiro, que resultou no rebaixamento para a série B do clube paranaense em 2024.

Em entrevista pós-jogo, um dos maiores ídolos do Furacão, Fernandinho, admitiu os erros da equipe e apontou que o rebaixamento contou com algo a mais além do elenco.

“Meu sentimento é o sentimento da torcida. Muito triste, muita decepção. Esse lado passional fica difícil de controlar. Temos que assumir nossa responsabilidade, deixamos passar algumas oportunidades, a conta chegou agora. É difícil trabalhar com cinco treinadores diferentes, cinco ideias diferentes. Tiveram outros motivos. Aconteceu, temos que viver esse luto.”

Athlético-PR recebe boa notícia sobre Fernandinho e avisa Lucho Gonzalez

O Athlético Paranaense vem vivendo um péssimo momento na temporada, brigando contra o rebaixamento. Após a derrota para o São Paulo, o Furacão está na 18ª colocação com 38 pontos conquistados.

Contra o Tricolor Paulista, Fernandinho foi poupado, o jogador de 39 anos ainda não está 100% fisicamente e segue se recuperando da grave lesão muscular, que quase o tirou de todo o restante da temporada.

Atualização e trabalhos específicos

Nesta quarta-feira (13), foi confirmado que o volante está fazendo um trabalho específico para aumentar sua minutagem no campo. Com isso, ele deverá estar de volta na próxima rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG.

Fernandinho agradece apoio da torcida do Athletico-PR e vê lesão “um pouquinho mais chata”

Fernandinho no Athletico Paranaense em partida contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana 2024

Nesta segunda-feira, o volante Fernandinho utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre a lesão muscular que sofreu. O experiente jogador do Athletico-PR agradeceu o apoio da torcida e disse que a contusão “foi um pouquinho mais chata do que imaginava”.

“Fala, pessoal. Primeiramente eu gostaria de agradecer o apoio e a preocupação de vocês. A todo mundo que mandou mensagem, se preocupou, desejou melhoras: muito obrigado. A lesão foi um pouquinho mais chata do que eu imaginava, mas já estou, juntamente com o staff do Athletico, preparando o melhor tratamento para voltar assim que puder”, escreveu.

Na vitória por 2 a 1, contra o Belgrano, Fernandinho sentiu dores no músculo adutor da coxa. Com o triunfo, o Athletico-PR confirmou a vaga para as quartas de finais da Sul-Americana, em que encara o Racing.

Com a lesão, o volante virou desfalque no Athletico-PR, que perdeu um dos seus principais jogadores e líderes. Ainda assim, ele tem fé de que os seus companheiros vão superar a sua ausência.

“Enquanto isso, segue o trabalho, estarei apoiando os companheiros no que for possível. Confio em todos para continuar fazendo o time evoluir e para conquistar cada vez melhores resultados.
Um abraço, Fernandinho”, finalizou.

Sem Fernandinho, o Furacão duela contra o Vasco nesta segunda-feira, às 21h (de Brasília), em São Januário. Com 29 pontos, a equipe está na nona colocação do Brasileirão.