O brasileiro Vitor Roque, de 19 anos, que brilhou no Athletico Paranaense e foi transferido ao Barcelona, agora tem permanência incerta no clube espanhol para a próxima temporada.
Xavi, técnico do Barcelona, deu depoimento de que o jogador não tem se adaptado ao futebol Espanhol e falou sobre o futuro do atleta no clube.
“Decidiremos no final da Temporada. Não é fácil vir de uma liga do Brasil e se adaptar aqui”, afirmou Xavi, em entrevista coletiva.
Desde que chegou na Espanha, Vitor Roque não tem ganhado oportunidades e, com o anúncio da permanência do técnico para a temporada 2024/25, o futuro do brasileiro pode ser longe do clube Culé.
Segundo o jornalista Joaquim Piera, o brasileiro não aceita sair do Barça por empréstimo, com isso, o time da La Liga teria que vendê-lo se quiser se desfazer do centroavante.
Vitor Roque marcou dois gols em 11 aparições pelo clube catalão, em apenas 138 minutos com a camisa do Barça, de acordo com o Sofascore. O ex-jogador de Cruzeiro e Athetico-PR ainda foi expulso em uma partida de La Liga, contra o Alavés, um dos jogos que o atacante balançou as redes.
Das últimas 10 partidas do Barcelona, Vitor Roque entrou em apenas cinco delas. O Marca salientou que o atacante não foi escalado em nenhuma partida importante do time na temporada.
Ele ficou no banco em ambos os jogos contra o PSG, que sacramentaram a eliminação do Barça na Champions League, e também nas duas partidas contra o Napoli. Na Supercopa da Espanha, o brasileiro também foi reserva contra o Osasuna e também na final, na derrota para o Real Madrid.
O técnico do Barcelona, o ex-meia Xavi, afirmou em entrevista que o clube espanhol está de olho na contratação do centroavante Vitor Roque, 18 anos, do Athletico Paranaense. A principal janela de transferências do mercado europeu começa agora em junho e o Barcelona procura reforços para o setor ofensivo.
“Estamos em controle e muito bem informados da situação envolvendo Vitor. Nossa situação financeira será crucial para entender o que vai acontecer com essa negociação”, disse, em entrevista para o canal ‘Jijantes’.
O jogador tem contrato com o Athletico até abril de 2027, com multa rescisória de 100 milhões de euros para o mercado estrangeiro. A imprensa espanhola tem citado valores entre 30 milhões e 40 milhões de euros para a oferta do Barcelona. Se o valor for confirmado, o atacante passa a ser a maior venda da história do clube paranaense.
MAIORES VENDAS DO ATHLETICO Em euros, segundo o ranking do site Transfermarkt
Jogador
Idade*
Posição
Clube comprador
Valor**
Ano
1º Renan Lodi
21
lateral
Atlético Madrid
21,7
2020
2º Lucas
21
atacante
Rennes
21,3
2000
3º Bruno Guimarães
22
volante
Lyon
20
2020
4º Kleberson
24
volante
Manchester Utd
8,6
2003
5º Hernani
22
volante
Zenit
8
2016
5º Robson Bambu
22
zagueiro
Nice
8
2020
7º Fernandinho
20
volante
Shakhtar Donetsk
7,8
2005
8º Abner
22
lateral
Bétis
7
2023
8º Léo Pereira
23
zagueiro
Flamengo
7
2019
10º Rony
24
atacante
Palmeiras
6
2019
Em março, o site Relevo, da Espanha, publicou matéria afirmando que Barcelona e Athletico Paranaense avançaram na negociação pelo atacante Vitor Roque. “O atacante brasileiro, que acaba de completar 18 anos, é o escolhido pelo Barça para ter pelo menos uma alternativa de 9 a Robert Lewandowski , que completará 35 anos em agosto. Depois de muitas análises de Roque, treinadores, dirigentes esportivos e olheiros chegaram à mesma conclusão: é preciso fazer um esforço para incorporá-lo”, diz o texto.
“Os catalães querem avançar com uma operação que ultrapassará os 40 milhões de euros com variáveis. Por outro lado, o Atlético Paranaense disse ‘sim’ para flexibilizar alguns aspectos da transferência, como diminuir um pouco o conceito fixo em troca de mais variáveis ou aceitar um empréstimo com opção de compra a ser executada no verão de 2024”, noticiou o Relevo.
Os ‘variáveis’ podem ser cláusulas de desempenho do jogador. Ou seja, se ele atingir um número de jogos ou gols pelo Barcelona, por exemplo, o Athletico recebe um valor adicional.
Nos bastidores, no Brasil, a informação é que o Athletico já avisou que não abre negociações se os valores ficarem abaixo de 40 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões). A multa rescisória do jogador é de 100 milhões de euros para o Exterior. Ele tem contrato até abril de 2027 com o clube paranaense.
O Mundo Deportivo, da Espanha, informou em fevereiro que Barcelona ofereceu pagar três parcelas anuais de 10 milhões de euros, totalizando 30 milhões. Além disso, o Athletico receberia mais valores conforme metas atingidas pelo jogador no futebol europeu (jogos e gols, por exemplo). Esse bônus poderia variar entre 5 milhões e 10 milhões de euros. Ou seja, no total, o clube paranaense receberia algo entre 35 milhões e 40 milhões de euros.
Em março, reportagem do Mundo Deportivo afirmou que um desafio para o Barcelona é a firmeza de Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico. “O clube enfrenta uma negociação que será difícil, pelo interesse de outros clubes, pelo preço elevado e, também, pelo capacidade de negociação do presidente do Athletico Panaraense, Mário Celso Petraglia”, diz o texto, completando que o dirigente tem “fama de ser muito duro nos negócios”. Segundo o site espanhol, o Athletico pretende pedir de 35 a 40 milhões de euros.