Athletico dispensa atletas do futebol feminino via WhatsApp

Futebol Feminino Athletico 2024

Com a decisão de encerrar a equipe feminina após o rebaixamento do time masculino para a série B e sem a obrigatoriedade de manter a categoria na divisão, o Athletico, para piorar a situação, decidiu por dispensar suas atletas via WhatsApp.

As jogadoras estavam em São Paulo disputando a Brasil Ladies Cup e fizeram seu último jogo pela competição na sexta-feira, 20 de dezembro, ganhando de 2 a 1 do Sport. Após cumprir o último compromisso da temporada, as Gurias entraram em férias. No domingo, dia 22, o novo diretor de futebol Rodrigo Possebon avisou ao departamento de futebol sobre a descontinuidade do projeto.

Muitas atletas souberam da notícia através das redes sociais e da comissão técnica, pois o clube não se pronunciou oficialmente, apenas enviaram mensagem informando que o futebol feminino acabaria ali e sem mais explicações ou melhor contato com suas profissionais. Segundo nossa apuração, ainda, nem todas receberam a mensagem. As atletas estão, uma a uma, publicando em suas próprias redes o adeus ao clube.

“Fizemos o último jogo contra o Sport pela Ladies Cup, ganhamos de 2 a 1 e fomos para casa. O jogo foi em uma sexta e no domingo recebemos mensagem no WhatsApp avisando que o futebol feminino acabou no Athletico e sem mais. Isso é ser profissional?”, disse uma das atletas de forma anônima. “Eles não falaram nada para as atletas, nada da diretoria. Simplesmente não trataram nós como profissionais. Falta de respeito com as atletas, com a modalidade e com o futebol feminino no Brasil”, concluiu.

A decisão pegou todas de surpresa, em meio as suas férias, depois de ter sido pentacampeãs paranaenses e esperando a renovação do contrato para a disputa do Brasileirão A2, no qual o time tem vaga e seguia o objetivo de retornar à elite – fato conquistado em 2022, dois anos após a criação da equipe feminina própria. E, com isso, se viram preocupadas com seus futuros, já que muitos times para a série A1 e A2 já estavam praticamente montados e podem ficar sem clube.

Em entrevista ao UmDois Esportes, duas outras jogadoras, também na condição de anonimato, desabafaram sobre a decisão. Veja as falas:

  • “Um salário de um jogador do masculino banca o time feminino todo. E a gente faz as mesmas coisas que eles, às vezes até mais. A gente vê clubes menores, clubes com menos dinheiro, com menos estrutura, mantendo o feminino”
  • “E a gente sabe que o Athletico, internamente, nunca gostou do feminino, sempre teve por obrigatoriedade, gostar de ter o feminino e realmente apoiar a causa é outra coisa. O Athletico é um clube machista, o Petraglia não gosta do feminino”
  • “A gente pagou por algo que os caras não quiseram fazer, eles não quiseram jogar. Então não importaria se a gente subisse pra A1, se ganhasse títulos, eles iriam acabar de qualquer jeito. A justificativa foi corte de gastos e o feminino é o que menos gasta dentro do clube. A corda estoura para o mais fraco”

Outro detalhe que é importante de ser ressaltado é que o futebol feminino é profissional, não é uma categoria amadora ou de base, como o clube parecia mais ver. Apesar de usar a estrutura profissional do clube, conviver com todas as categorias, inclusive o time masculino, como o Athletico faz em seu CT, na hora de ser dispensadas não foram tratadas com o mesmo respeito.

  • “Estou me sentindo lesada. Eu acho que eles não trataram a gente como atleta. Mas isso daí não é novidade no futebol feminino. Acho que a gente briga muito e tem que brigar. Mas que não é novidade dentro do futebol feminino, porque aconteceu com o Ceará e com vários outros clubes já”
  • “Várias meninas deixaram de procurar outras oportunidades. Eles não trataram com profissionalismo e não vão tratar. Não me senti tratada como uma profissional, eu me senti como jogadora amadora. O tempo todo o pessoal de lá de dentro fala que a gente tem que agir como profissionalismo, mas eles não tratam a gente como profissional”

A justificativa das ações do clube para 2025 estão todas baseadas em “cortes de gastos”, quando o clube por anos seguidos vem apresentando superávit em suas contas. Vale ressaltar que o custo da equipe feminina é tão ínfimo que nem aparece nos balanços anuais publicados pelo Furacão. E nem se compara aos R$80 milhões gastos na equipe masculina para 2024, que de tão mal investido, caiu para a série B. Acabar com a equipe feminina não é solução nem afeta o financeiro do clube como querem fazer parecer.

Para um clube que sempre se disse profissional, com as melhores condições para todos, que carrega os ventos da Rebeldia, Ambição, Entusiasmo e Inovação, o Athletico está mais para um clube que vem dando passos para trás e retrocedendo em suas decisões. Até quando outros vão ter que pagar pelo erro da gestão?

“Machista que só quer deixar o bolso cheio”: Jogadoras do Athletico destroem Petraglia após encerramento do futebol feminino

Petraglia no Athletico 2023

Após o rebaixando para a Série B do time principal masculino do Athletico, o clube tomou a decisão de encerrar as atividades do futebol feminino. A ação desencadeou muitas críticas da torcida e das jogadoras.

Uma das atletas abriu o jogo e afirmou que o Athletico só mantinha a categoria por obrigação porque é exigido para disputar campeonatos internacionais.

“A gente sabe que o Athletico, internamente, nunca gostou do feminino, sempre teve por obrigatoriedade, gostar de ter o feminino e realmente apoiar a causa é outra coisa. O Athletico é um clube machista, o Petraglia não gosta do feminino”, afirmou em condição de anonimato.

Outra entrevistada também afirma que Petraglia só mantém o feminino por obrigação: “a justificativa foi corte de gastos, mas o futebol feminino é a parte mais barata do Athletico”.

Caso o elenco principal masculino do Athletico suba para a Seria A em 2025, será preciso remontar o feminino novamente. E para a gestão isso é um ponto positivo, pois, segundo eles, pode remontar um elenco feminino mais barato.

O jornalista Vincenzo Dalicani, que acompanha de perto o dia a dia do Athletico afirmou: “Nunca é pelo futebol, pelo projeto esportivo. É pra manter o bolso cheio. Pra encerrar 2024, o ano da lamentação do atleticano. Inacreditável”.

Millene deixa o Corinthians e torcida manda recado de arrepiar

Millene no Corinthians

Na tarde desta terça-feira (10), a atacante Millene confirmou oficialmente sua saída do Corinthians, encerrando um ciclo marcante com a equipe feminina do Timão. Em um post emocionante no Instagram, a jogadora expressou gratidão pelo clube e pela torcida, destacando os momentos de glória com a camisa alvinegra.

Obrigado, Corinthians. Obrigada, Fiel. Neste clube fui muito feliz e conquistei as melhores coisas na minha vida[…]”, escreveu Millene em sua rede social. Durante suas duas passagens pelo time, ela acumulou 162 jogos, 11 títulos e uma legião de admiradores que acompanharam sua dedicação em campo.

O atacante está de malas prontas para a Ferroviária. O desgaste mental e as críticas sofridas ao longo de 2024 também influenciaram sua decisão de buscar novos desafios na carreira.

Histórico brilhante e despedida emocionante

Millene chegou ao Corinthians em 2018 e logo deixou sua marca na estreia com golaço na vitória sobre o São Francisco no Brasileirão Feminino A1. Desde então, consolidou-se como peça-chave na equipe das Brabas, contribuindo diretamente para 135 vitórias em 162 partidas.

Entre os títulos conquistados, destacam-se os campeonatos nacionais e internacionais, como a Libertadores 2024 que ajudaram a colocar o Timão no topo do futebol feminino. Em sua despedida, o clube não economizou elogios e publicou uma mensagem em suas redes sociais para enaltecer a importância da jogadora.

Por outro lado, a atleta retribuiu o carinho ao agradecer à Fiel, que sempre esteve ao seu lado: “Saio com o dever cumprido e deixo aqui meu muito obrigado a todos que fizeram parte dessa jornada.

Fiel se manifesta nas redes

A torcida corinthiana, sempre presente, reagiu rapidamente à notícia da saída de Millene, lotando as redes sociais com mensagens de carinho e apoio a jogadora: “Voa, Mi!”, “Grande, Millene! Representou demais nosso manto!” “Que Deus te abençoe muito, Milu. Vai brilhar onde estiver!” “Obrigada por tudo, Millene! Você fará muita falta.”

Athletico e Coritiba já têm data para estrear no Brasileirão feminino

A dupla Atletiba já tem datas definidas para estrear no Brasileirão Feminino. A CBF divulgou na última sexta-feira (22), as datas da temporada de 2024 do futebol feminino brasileiro. O Athletico disputa o Brasileirão A2 e o Coritiba conseguiu uma vaga no A3.

As Gurias Furacão disputaram a elite do futebol pela primeira vez em 2023, mas acabaram rebaixadas à A2. O técnico Breno Basso se despediu da equipe após o tetracampeonato paranaense e assumiu o Internacional.

Até o momento, o clube não divulgou quem comandará a equipe em 2024. A estreia na competição acontece no dia 13 de abril e o campeonato acaba no dia 20 de julho.

Já o Coritiba foi vice-campeão do Estadual e conquistou uma vaga no Brasileirão A3. A equipe estreia no dia 30 de março e a competição termina no dia 29 de junho.

Para as competições estaduais, a CBF reservou os meses de setembro a dezembro. As federações serão responsáveis pela definição das datas.

Confira o calendário do futebol feminino em 2024

  • Supercopa Feminina: 11 a 18 de fevereiro
  • Brasileiro Feminino A-1: 17 de março a 22 de setembro
  • Brasileiro Feminino Sub-20: 7 de fevereiro a 24 de julho
  • Brasileiro Feminino A-2: 13 de abril a 20 de julho
  • Brasileiro Feminino A-3: 30 de março a 29 de junho
  • Brasileiro Feminino Sub-17: 27 de julho a 17 de agosto
  • Liga de Desenvolvimento Feminina Sub 16 e Sub 14: 1 a 7 de abril

Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Alemanha nesta terça-feira em Nuremberg

Seleção Brasileira Feminina de Futebol 2023

A Seleção Feminina segue em preparação para a Copa do Mundo FIFA Feminina 2023. Depois de enfrentar a Inglaterra na Finalíssima, a equipe comandada por Pia Sundhage encara a Alemanha nesta terça-feira (11), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio Max Morlock, em Nuremberg (ALE). O amistoso será transmitido pela TV Globo e SporTV.

O duelo entre as duas seleções será mais um teste importante para o Brasil, que encara uma das equipes do TOP 5 no ranking da FIFA e finalista da Euro Feminina em 2022. Apesar de desfalques, essa será a última oportunidade que a técnica da Canarinho terá para analisar a postura e habilidades das jogadoras que poderão integrar sua lista final para o Mundial.

“Então, quando se fala em ir a Copa do Mundo, este é o último jogo e isso é muito importante. É claro, jogamos o Torneio She Believes e, agora, tivemos a Inglaterra e a Alemanha, por isso, penso que isso nos aproxima muito da lista de jogadoras que vão à Copa do Mundo”, revelou.

Na Copa do Mundo, o Brasil está no Grupo F, ao lado de França, Panamá e Jamaica. A estreia será contra o Panamá, no dia 24 de julho, em Adelaide (AUS). No dia 29, enfrenta a França, em Brisbane (AUS), e fecha a participação na fase de grupos no dia 2 de agosto contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).

Brasil x Alemanha – Amistoso 2023

  • Data: 11 de abril (terça-feira)
  • Local: Estádio de Max Morlock, Nuremberg (ALE)
  • Horário: 13h (de Brasília)
  • Transmissão: TV Globo e SporTV

Santos perde em casa para Ferroviária pelo Brasileirão feminino

Na manhã deste domingo, o Santos foi derrotado pela Ferroviária por 1 a 0, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro feminino. Em plena Vila Belmiro, as Guerreiras Grenás venceram com gol de Sochor no segundo tempo.

Esta foi a primeira derrota das Sereias da Vila no Brasileirão, que somam quatro pontos no torneio após três rodadas disputadas. A equipe santista não fez um bom jogo contra a Ferroviária, mas chegou a acertar a trave na primeira etapa após cabeceio de Cristiane.

O clube grená ameaçou muito mais o gol adversário e, se não fosse pelas boas defesas da goleira Camila Rodrigues, o Santos teria perdido por uma desvantagem ainda maior. Aos 35 minutos do segundo tempo, Sochor foi oportunista, aproveitou o rebote dentro da área e mandou para as redes.

Com o resultado, a Ferroviária chega aos 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro com três vitórias em três jogos e assume a liderança provisória. Já as Sereias da Vila podem perder a sexta posição ao decorrer da rodada.

Marta marcou gol em cinco Copas do Mundo antes de Cristiano Ronaldo; relembre

Com o gol marcado na vitória de Portugal por 3 a 2 sobre Gana nesta quinta-feira (24), Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador homem a marcar em cinco Copas do Mundo diferentes.

Uma mulher, porém, já havia atingido esse feito: a brasileira Marta, eleita melhor do mundo seis vezes, foi pioneira no futebol e a primeira a conseguir balançar as redes em cinco Mundiais.

Marta fez gols nas Copas de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Já CR7 marcou nos Mundiais de 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Relembre os 17 gols de Marta em Copas do Mundo:2003: um contra a Coreia do Sul (3 -0), um contra a Noruega (4-1) e um contra a Suécia (1-2);2007: dois gols contra a Nova Zelândia (5-0), dois contra a China (4 -0), um contra a Austrália nas oitavas (3-2), dois contra os Estados Unidos na semifinal (4-0);2011: dois contra a Noruega (3-0), dois contra os Estados Unidos nas quartas de final (2-2);2015: um gol contra a Coreia do Sul (2 -0);2019: um gol contra a Austrália (2-3), um gol contra a Itália (1-0).