Mastriani no Vitória tem situação atualizada e Athletico-PR é avisado

O Athletico-PR sofreu a primeira derrota da temporada no último sábado (18). Depois de duas vitórias seguidas no Campeonato Paranaense, o Furacão acabou perdendo para o Azuriz por 1 a 0, atuando fora de casa.

Cabe ressaltar que o time ainda busca encontrar uma melhor maneira de jogar, visto que é uma equipe totalmente nova, pois o Furacão vem passando por uma grande reformulação desde a queda para a Série B.

Até o momento, vários nomes já deixaram o elenco da equipe paranaense, mas uma situação que ainda precisa ser definida é a do centroavante Gonzalo Mastriani. Em primeiro momento, a saída do atacante era dada como certa no Athletico, mas a diretoria parece ter mudado de ideia.

Mastriani vai ou não?

De acordo com Vinicius Furlan, as conversas entre Mastriani e Vitória ainda acontecem, mas não houve nenhum avanço nos últimos dias. Tanto o jogador como a equipe baiana tem interesse no negócio, mas o uruguaio aguarda o Athletico.

Por isso, o negócio não avança, afinal, o último posicionamento do Rubro-Negro foi pela permanência do atleta, mas o martelo ainda não foi batido e a diretoria discute a situação do atleta nos bastidores.

Lembrando que no primeiro momento, o atacante mostrou interesse em permanecer no Furacão, mas o clube optou pela saída do atleta visando baixar a folha salarial para a disputa da Série B.

Camisas 9 do Athletico

Por fim, recentemente, o clube paranaense acertou a contratação de Alan Kardec, que estava livre no mercado da bola desde que deixou o Atlético-MG. Então, neste momento, Barbieri conta com Matheus Babi, Lucas Di Yorio, além do novo reforço citado acima para a posição de centroavante.

Pablo entra em jogo e deve ser negociado com o Vitória no lugar de Mastriani

Pablo e Terans no Athletico 2023

Após uma negociação bem encaminhada para um desfecho positivo, uma reviravolta aconteceu e a situação complicou de vez. O atacante Gonzalo Mastriani não deve mais ser reforço do Vitória para a temporada 2025, e o atacanete Pablo Felipe entrou em jogo e pode estar a caminho do Vitória.

A informação sobre as complicações na negociação com Mastriani foram divulgadas inicialmente por Gabrielle Gomes, do site GE, e em seguida confirmadas pelos setoristas Napoleão Almeida e Vinícius Furlan.

Logo em seguida foi apurado que o Athletico pediu para que Mastriani permanecesse no Furacão para compor o elenco para 2025, além do clube paranaense fazer novas exigências na negociação. Com isso Mastriani a negociação com o Leão da Barra foi derrubada. A tendência é que o uruguaio agora siga no time paranaense.

Pablo foi oferecido pois Athletico quer Filipe Machado

Como o Athletico tem negociações avançadas pelo volante Filipe Machado e, nas últimas horas, a situação entre Mastriani e Vitória se complicou por ‘novas exigências’, o atacante Pablo está próximo de fechar com o Vitória para a troca de jogadores se concretizar.

Filipe Machado é negociado em troca por Gonzalo Mastriani entre Athletico e Vitória

O Athletico negocia a saída do centroavante Mastriani numa troca que envolve o meio-campista Filipe Machado, do Vitória. Negócio é desenhado por empréstimo, tanto do uruguaio ao Leão, quanto do brasileiro ao Furacão. A possibilidade foi noticiada primeiro pela Itatiaia.

Neste momento tratativas não envolvem compensação financeira. O Athletico sondou a contratação de Machado mais cedo nesta janela de transferências, mas ouviu negativa do Vitória. Em contato com a Trétis o presidente do clube baiano, Fábio Mota, negou interesse em negociar o jogador na ocasião, mas situação mudou.

O Vitória é o único clube que formalizou proposta ao centroavante atleticano, que tem outros interesse no mercado. Ceará, Sport, Santos e Fortaleza fizeram contatos com o staff do jogador em determinados momentos e a possibilidade do Leão do Pici não é descartada, por mais que ainda não oficial.

Mastriani marcou 16 gols pelo Athletico em 2024 e se recupera de artroscopia realizada no joelho esquerdo até o final deste mês de janeiro. Jogador tem contrato até o final de 2026 e, caso seja emprestado ao Vitória, tende a retornar ao Furacão no último ano de vínculo.

Regularidade não foi algo presente na trajetória do centroavante em primeiro momento pelo Athletico. Reserva com Juan Carlos Osorio e Cuca, jogador teve mais tempo de jogo com Martin Varini, mas amargou sequência de 12 jogos sem marcar após a classificação às quartas de final da Sul-Americana, contra o Belgrano na Argentina. Com Lucho González pouco entrou em campo antes da cirurgia realizada por dores crônicas no joelho.

Jogador foi liberado pelo Furacão para encontrar novo destino como resultado de adequação da folha salarial à realidade da Série B. Mastriani está entre os jogadores mais bem remunerados do elenco do Athletico. Antes disso, uruguaio projetava permanência no Athletico e entendia que poderia entregar mais do que fez em 2024.

Quem será o nove do Athletico?

Agora, restam Matheus Babi, Emersonn e Sorriso entre os que jogadores que compõem atividades comandadas por Maurício Barbieri para o comando do ataque. Babi, hoje titular e provável escolhido para iniciar partida contra o Paraná Clube no sábado (11), marcou três vezes contra o Andraus, em jogo treino vencido por 6 a 0.

O Athletico havia formalizado proposta pelo centroavante argentino Francisco ‘Polaco” Fydriszevski, que estava sem contrato após passagem por Barcelona-EQU e San Lorenzo-ARG, mas tratativas foram consideradas muito lentas pelo staff do jogador. Fydriszevski acertou ida ao Independiente Medellín-COL nesta quarta-feira (8).

Bruno Nasta, do Racing de Córdoba-ARG e Lelê, do Fluminense, foram outros nomes sondados para a posição, mas negociações também não avançaram.

Luciano Arriagada também não é considerado opção real para a temporada e o Athletico procura destino. Chileno esteve emprestado no Audax Italiano-CHI na última temporada e teve apenas dois gols marcados.

Barbieri participa do processo de busca e sinaliza opção por jogadores de mais imposição física para a função. Treinador do Furacão prefere trabalhar com um nove de finalização e conclusão de jogadas.

Filipe Machado procurado pela segunda vez pelo Athletico

Importante na campanha de permanência do Vitória na Série A do Brasileirão, Machado fez 18 partidas da metade para o final da temporada em 2024. Problemas com o técnico Thiago Carpini facilitam uma possível saída.

Jogador atua como um terceiro homem de meio campo e também pode ser segundo volante. O Athletico busca finalizar montagem do setor com o jogador, que tem característica de construção de jogo. Raul, Felipinho e Falcão são opções para a posição, além de Zapelli e João Cruz mais à frente.

O Vitória precisa de um centroavante após a saída de Alerrandro, artilheiro do último Brasileirão com 15 gols marcados, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Jogador deixou o clube após contrato de empréstimo e retorna ao Bragantino.

Trajetória de Filipe Machado:

  • Jogos pelo Cruzeiro: 132
  • Jogos pelo Vitória em 2024: 18
  • Gols marcados na carreira: 7

Porque Mastriani interessa ao Vitória

Gonzalo Mastriani, de 31 anos, é um atacante uruguaio que ganhou notoriedade no futebol brasileiro após sua passagem pelo América-MG. Em janeiro de 2024, ele foi contratado pelo Athletico Paranaense por cerca de R$ 9,8 milhões e rapidamente se tornou um dos destaques do time. Na temporada passada, Mastriani foi o artilheiro do Furacão, marcando 16 gols em 47 partidas.

Com contrato vigente até o final de 2026, Mastriani é um jogador com experiência internacional, que pode trazer maior segurança e consistência ao ataque do Vitória. O clube baiano está de olho em reforços que possam ajudar na disputa da Copa Sul-Americana de 2025 e garantir uma posição competitiva no Campeonato Brasileiro.

Apesar de ser um jogador importante para o Athletico, Mastriani perdeu espaço no elenco após sofrer uma lesão no joelho esquerdo. Em novembro de 2024, o atacante passou por uma artroscopia para tratar as dores que o incomodavam. A previsão de retorno aos gramados é entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2025, o que torna o timing da negociação fundamental para o Vitória.

Desempenho de Mastriani em 2024:

  • Jogos: 47
  • Gols: 16
  • Contrato até: Dezembro de 2026

Curiosidades sobre os jogadores

  1. Gonzalo Mastriani iniciou sua carreira no Central Español, no Uruguai.
  2. Filipe Machado fez parte das categorias de base do Grêmio.
  3. Mastriani passou por clubes como Peñarol e Barcelona de Guayaquil antes de vir para o Brasil.
  4. Machado jogou no Cruzeiro durante a crise financeira que afetou o clube em 2020.

Onde assistir Vitória x Athletico ao vivo pela internet e pela TV

Vitória e Athletico-PR se enfrentam neste domingo (30), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Manoel Barradas, em Salvador, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. A partida terá transmissão ao vivo do Premiere no pay-per-view, tanto online como através do canal televisivo.

Na luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Vitória, com 12 pontos, busca emplacar o segundo triunfo consecutivo no Brasileirão. Na última rodada, a equipe venceu o Fluminiense por 1 a 0 no Maracanã.

Do outro lado, o Athletico-PR, com 19 pontos, busca reencontrar o caminho da vitória após três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos disputados. Ainda sem técnico, após a saída de Cuca, o Furacão será comandado pelo auxiliar Juca Antonello.

“Tudo precisa estar alinhado. Aqui no Brasil se fala muito de ideia de jogo, mas não consegue se aplicar em nenhum time. O mais importante é o clube ter paciência, calma. Tem que analisar absolutamente tudo. Como é o comportamento quando está ganhando, quanto está perdendo. O ideal no futebol é encontrar o equilíbrio e viver dentro desse equilíbrio no maior tempo possível”, afirmou Fernandinho sobre a escolha do novo treinador.

Prováveis escalações

Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan, Willian Oliveira e Léo Naldi (Rodrigo Andrade); Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro.

Athletico-PR: Léo Linck; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho, Christian e Nikão; Julimar e Mastriani.

Desfalques

Vitória

Iury Castilho, Bruno Uvini, Camutanga, Everaldo e Dudu seguem no DM.

Athletico-PR

Bento e Canobbio estão disputando a Copa América, enquano Cuello está machucado.