Athletico tem problemas em aproveitar atletas da base

Luan Patrick Foto Mauro Tramontini

No domingo, dia 8, o Athletico Paranaense enfrenta o Red Bull Bragantino na Ligga Arena, às 18h30, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

O técnico português Pedro Caixinha não pode contar com o zagueiro Luan Patrick, emprestado pelo Furacão, para esta partida. No entanto, a ausência de Luan Patrick neste fim de semana não consegue encobrir as dificuldades do Athletico em desenvolver seus jovens talentos.

Luan Patrick, campeão mundial sub-17 e ex-membro da Seleção Brasileira sub-20, despertou o interesse de alguns dos principais clubes europeus durante seu tempo nas categorias de base. No entanto, surpreendentemente, ele teve poucas oportunidades na equipe principal.

Durante o Campeonato Paranaense de 2022, ele formou um promissor trio de jovens zagueiros ao lado de Matheus Felipe e Lucas Fasson. No entanto, o clube optou por liberar Luan Patrick e Lucas Fasson, mantendo Matheus Felipe em uma escolha que, sabemos agora, não deu certo.

Na sua segunda temporada emprestado ao Goiás pelo Athletico Paranaense, Lucas Halter marcou 6 gols em 2023 e foi recentemente convocado para a Seleção Brasileira pré-olímpica. Isso apenas reforça a ideia de que alguns jovens são subaproveitados pelo Furacão.

É importante destacar o comportamento extracampo inadequado de Halter após uma lesão em 2020 e seu desempenho abaixo do esperado posteriormente. No entanto, é difícil argumentar que Halter teria um desempenho pior do que alguns dos defensores atuais do elenco.

Não podemos garantir aos torcedores que esses jogadores são a solução para os problemas defensivos do Furacão, mas a notável inaptidão para desenvolver jovens talentos da base pode estar prejudicando o clube.

Para um Athletico que busca se tornar o ‘maior formador de atletas do mundo’, como declarou o presidente Mario Celso Petraglia em entrevista a Rodrigo Capelo, publicada no portal GE.com, essa é uma evidência de que podemos fazer mais e melhor, mesmo com os recursos financeiros atuais.

Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Comente o que achou da notícia!x