O zagueiro Tobias Figueiredo e o meio-campista Patrick fizeram o primeiro jogo com a camisa do Athletico na vitória sobre o Londrina por 1 a 0, pela 11ª rodada do Paranaense. Os dois ajudaram na consolidação do resultado mesmo com a expulsão do zagueiro Matheus Felipe.
Além da dupla, o meia Giuliano entrou durante o intervalo e atuou por 45 minutos. Ele teve um tempo maior de preparação física e tinha estreado no empate diante do Cascavel.
O Furacão tem acelerado as estreias da maioria das contratações por necessidade, seja por lesões, suspensões ou saídas do elenco.
Tobias Figueiredo, por exemplo, foi anunciado oficialmente na quinta-feira (13) e era o único zagueiro disponível no banco de reservas após o empréstimo do paraguaio Mateo Gamarra ao Cruzeiro. Ele entrou aos 23 minutos da etapa final teve atuação firme.
Já o meia Patrick, anunciado na terça, entrou aos 27 minutos do segundo tempo e mostrou entrega e vigor físico, tendo sido importante na recomposição defensiva.
“Tivemos rendimento bom para uma equipe que não teve tempo de treino. É um conjunção de fatores. Tem a questão de preservar, o caso do Léo [Pelé], e também tinha a intenção de dar ritmo aos jogadores que tem chego”
disse o técnico Maurício Barbieri.
“O Giuliano já jogou um pouco mais. A ideia era que o Patrick e o Tobias pudessem entrar alguns minutos”, acrescentou o treinador sobre a rodagem do elenco.
O comandante rubro-negro ainda indicou que o Athletico deve ter menos contratações e saídas até o fim da janela de transferências, em duas semanas. Além disso, apontou que a equipe vai viver um novo momento com as eliminatórias do Estadual e na Copa do Brasil.
“Sem dúvidas tem um componente diferente. Agora são jogos eliminatórios, ainda que em dois jogos. Durante a primeira fase, passamos por esse processo grande de saídas e chegadas. A tendência, e eu espero, que a gente consiga agora, equilibrando e ganhando mais corpo e conjunto, fazer uma segunda fase bem feita como a gente fez na primeira”, completou.
Lesões no Athletico
Com menos de dois meses na temporada 2025, o Athletico já teve cinco baixas no time principal.
O lateral esquerdo Lucas Esquivel, que vive indefinição na negociação com o River Plate, tem problemas no tornozelo e de pubalgia. No mesmo setor, o jovem Léo Derik, que despontava como uma promessa para disputar a titularidade, teve lesão ligamentar no tornozelo esquerdo.
O meia argentino Bruno Zapelli, que vinha sendo o principal jogador da equipe, também teve uma lesão ligamentar no tornozelo, só que no direito. Contudo, o camisa 10 já está em fase de transição, de acordo com a Rede Furacão, e pode retornar nas próximas semanas.
Já no ataque, Matheus Babi se recuperou de uma lesão na coxa e voltou a atuar contra o Londrina, enquanto Alan Kardec foi substituído por um problema no joelho durante o empate contra o Cascavel.
Viagens em sequência antes de folga
Tentando fazer com que o time tenha mais consistência, o técnico Maurício Barbieri vê uma logística complicada para o Athletico.
Com bom senso da Federação Paranaense de Futebol, o jogo de ida das quartas de final contra o Azuriz foi adiantado para a próxima sexta-feira (21), às 20h, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco.
Depois o Furacão viaja para o interior de Minas Gerais, onde enfrenta o Pouso Alegre pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo único acontece no dia 25 (terça-feira), às 21h30, no no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
Vale lembrar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retirou a vantagem do empate ao time melhor ranqueado. Ou seja, a classificação vai ser decidida nos pênaltis em caso de igualdade no marcador.
Depois disso, o Athletico terá um período de descanso para o duelo de volta contra o Azuriz, marcado para o dia 8 de março (sábado), às 16h, na Ligga Arena.
Isso porque a Federação Paranaense atendeu um pedido da Polícia Militar para que não acontecessem jogos durante o Carnaval, já que a corporação amplia os serviços no feriado.
Confira a agenda de próximos jogos do Athletico:
- Azuriz x Athletico – quartas de final do Campeonato Paranaense – sexta-feira, 21 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília), no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco
- Pouso Alegre x Athletico – primeira fase da Copa do Brasil – terça-feira, 25 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Manduzão, em Pouso Alegre
- Athletico x Azuriz – quartas de final do Campeonato Paranaense – sábado, 08 de março, às 16h (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba
Gostando do conteúdo? Siga a gente no Google Notícias, no WhatsApp, ou no Telegram e não perca novas publicações.