O Santos precisa vencer o Athletico-PR, neste domingo (3), na Ligga Arena, se quiser ganhar tranquilidade na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No entanto, o retrospecto do Peixe atuando na casa do Furacão desde a inauguração do gramado sintético, em 2016, não é nada favorável.
Na grama artificial, em Curitiba (PR), as equipes já se enfrentaram oito vezes, com apenas duas vitórias santistas. Os rubro-negros triunfaram em cinco oportunidades, além de dois empates. Assim, a equipe do litoral paulista possui um aproveitamento de cerca de 29%.
Além disso, nos confrontos realizados nesse recorte, o Alvinegro Praiano marcou cinco gols, enquanto os paranaenses balançaram as redes oito vezes.
Os êxitos do Santos aconteceram nos Brasileirões de 2017 e 2021. Inclusive, apesar do retrospecto desfavorável, o Peixe não perdeu nas últimas duas visitas que fez ao Athletico-PR — embate da temporada passada terminou empatado em 2 a 2.
Vale ressaltar que, no período, os clubes duelaram pelas oitavas de final da Copa Libertadores, com vitória santista por 3 a 2. No entanto, o encontro aconteceu na Vila Capanema, também em Curitiba.
Na busca pela recuperação no torneio nacional, o Santos terá que superar o gramado sintético mais uma vez. O embate diante do Athletico-PR, válido pela 37ª — e penúltima — rodada do Brasileirão, acontece neste domingo (3), às 18h30 (de Brasília), na Ligga Arena.
Por fim, o Peixe ocupa a 15ª colocação da tabela, com 43 pontos somados — dois acima do Bahia, que abre a zona de rebaixamento. O Furacão, por sua vez, é o oitavo, com 53 unidades, e não tem mais chances de classificação à Libertadores.