Cruzeiro acerta compra do volante Christian, do Athletico

Christian pelo Athletico Paranaense em partida contra o Belgrano em Curitiba

O Cruzeiro acertou a compra de Christian do Athletico para a próxima temporada. Segundo o GE, o clube mineiro irá desembolsar cerca de 8 milhões de euros (R$ 49,1 milhões) para contar com o volante de 23 anos. O contrato será válido por três anos.

Apesar do acerto, o clube ainda não irá oficializar nada, até que todos os documentos sejam assinados pelos dois clubes, o que deve ocorrer ao fim da temporada. O Cruzeiro também está acertado com Gabigol, segundo o GE.

O jovem volante de 23 anos está se recuperando de uma lesão e não atua desde o fim de setembro. Na temporada, são 48 jogos, sendo 35 como titular, seis gols e duas assistências.

Christian chegará para compor o meio-campo cruzeirense em 2024, que já tem Walace, Matheus Henrique, Fabrizio Peralta. Em dezembro do ano passado, ainda no Fluminense, Diniz também pediu a contratação do jogador. O tricolor fez apenas sondagens e a negociação não aconteceu.

Cacá salva o Timão com gol no final do jogo

Na tarde de hoje, o Corinthians conseguiu um importante empate contra o Athletico-PR, terminando a partida em 1 a 1 na Ligga Arena. A partida, que contou com um público de 34.682 pessoas, foi marcada por lances polêmicos e muita emoção até o último minuto.

O primeiro tempo foi dominado pelo Athletico, que abriu o placar aos 44 minutos com um gol de cabeça de Christian, após um cruzamento perfeito de Esquivel. O Corinthians lutou, mas não conseguiu furar a defesa do Furacão até o intervalo.

No segundo tempo, o jogo ganhou ainda mais intensidade. O Athletico quase ampliou em várias ocasiões, com Di Yorio e Julimar perdendo oportunidades claras. No entanto, foi o Corinthians que conseguiu igualar o placar. Aos 46 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de falta de Garro, Cacá aproveitou o rebote e empurrou a bola para o fundo das redes, decretando o empate para o Timão.

A partida ainda teve momentos tensos, como o cartão amarelo para Di Yorio e reclamações constantes do Athletico pedindo pênaltis que não foram marcados pela arbitragem. Mas, ao final dos acréscimos, o Corinthians conseguiu segurar o empate.

Com esse empate, o Corinthians garante um ponto fora de casa e continua na briga pelos primeiros lugares do Brasileirão. A torcida, mais uma vez, fez a diferença, empurrando o time até o último minuto e celebrando o gol de empate suado.

Estatísticas do Jogo:

  • Público: 34.682 pessoas
  • Gols:
    • Christian (Athletico-PR) – 44′ 1T
    • Cacá (Corinthians) – 46′ 2T
  • Cartões Amarelos:
    • Di Yorio (Athletico-PR) – 45′ 2T
    • Fernandinho (Athletico-PR) – 19′ 2T
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians

Turra explica entrada de Christian e enaltece momento do Athletico

O Athletico arrancou a vitória por 1 a 0 sobre o Libertad, do Paraguai, e garantiu a classificação antecipada na Libertadores. O placar foi movimentado apenas no segundo tempo, um minuto após as alterações. Uma delas foi a entrada de Christian, que mal tocou na bola e já balançou as redes.

“Sabíamos a dificuldade que iríamos enfrentar. Enalteço o poder de resiliência dos nossos jogadores. Temos um elenco muito qualificado, e a entrada do Christian, que fez o gol, nós precisávamos de um jogador entrelinhas, ele sabe jogar de costas e tem retenção da bola, característica diferente daquilo que tínhamos”, explicou o técnico Paulo Turra, que comemora o momento do Furacão na temporada.

“Campeões paranaense invicto, nas quartas da Copa do Brasil, conseguimos a classificação na Libertadores, é um momento bom. Temos que manter a regularidade”, completou.

Athletico desiste de negociar jogador desejado por Cruzeiro, Vasco e Bahia

Christian e Vitinho no Athletico Paranense

Após ter negociado com o Cruzeiro, ter sido especulado pelo Vasco e quase ter fechado com o Bahia no fim do ano passado, Christian não sairá mais do Athletico Paranaense. O Furacão mudou os planos traçados para o volante e optou por não negociar mais o jogador de 21 anos nesta temporada. 

Uma fonte ligada ao clube rubro-negro informou que a decisão se deu após a reprovação de Christian nos exames médicos realizados pelo Grupo City – responsável por gerenciar o futebol do Bahia. Seria uma maneira do Athletico ‘preservar’ o atleta para o mercado. 

Christian chegou a viajar para Salvador na véspera do Natal para fazer exames e assinar contrato. No entanto, o clube baiano decidiu mudar o acordo na etapa final do negócio – desistiu da compra e sugeriu um empréstimo. 

A princípio, o Tricolor de Aço desembolsaria 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) para ter o atleta, mas o investimento foi reavaliado após os resultados dos testes clínicos. Embora não tenha apontado nenhuma anomalia, eles indicaram uma possível chance de lesão no futuro. 

Em julho deste ano, Christian foi submetido a uma artroscopia no joelho direito. Ele apresentou boa evolução e retornou aos gramados dois meses depois. Porém, perdeu espaço no Athletico-PR durante esse período. 

Desejo do Cruzeiro

Antes da negociação entre Furacão e Bahia, o Cruzeiro chegou a ter negociações avançadas com o atleta, mas a oferta também era por empréstimo. Entretanto, o time paranaense deixou claro que priorizava a venda em definitivo.

À época, o clube mineiro via com bons olhos a possibilidade de Christian reforçar o meio-campo celeste, que contava apenas com Neto Moura e Filipe Machado. Agora, o Cruzeiro já anunciou mais três nomes para a posição: Wallisson, Ramiro e Mateus Vital.