Torcedores do Coritiba acolhem Guarany de Bagé em Curitiba antes de confronto histórico na Copa do Brasil contra o Athletico

Torcedores do Coritiba recepcionam jogadores do Guarany de Bagé em Curitiba

Guarany de Bagé, adversário do Athletico na segunda fase da Copa do Brasil, foi recepcionado por torcedores do Coritiba no Aeroporto Afonso Pena. O jogo ocorre nesta quinta-feira (14), às 20h, na Ligga Arena.

Em post nas redes sociais, o clube gaúcho vibrou com a recepção positiva em Curitiba. Os torcedores são nascidos em Bagé, a 377 km de Porto Alegre, moram na capital paranaense e torcem pelo Coritiba.

“Ficamos muito felizes de sermos recepcionados por uma família de bageenses que moram na capital paranaense e são torcedores do Coxa. Muito obrigado pelo carinho”, agradeceu o Guarany de Bagé.

https://www.instagram.com/guaranyrs/p/DHFSk_YRjbH/

Jogo contra o Athletico é histórico para o Guarany de Bagé

Fundado em 1907, o Guarany de Bagé vai disputar sua primeira partida fora do Rio Grande do Sul. Na estreia na Copa do Brasil, a equipe gaúcha venceu o Altos-PI por 2 a 1. O gol da vitória histórica saiu aos 43 minutos do segundo tempo.

O elenco encerra a preparação para o jogo no CT da Graciosa, do Coritiba, na tarde desta quarta-feira (12). O técnico Márcio Nunes aposta em um velho conhecido do futebol paranaense. O atacante Yan Philippe, revelado pelo Paraná Clube, é a aposta de gol.

O Guarany de Bagé terminou o Campeonato Gaúcho em segundo lugar do Grupo A, que classificou o Grêmio para a semifinal. Fora do mata-mata, a equipe disputou o Troféu Farroupilha, disputado entre os 5 e 8º colocados, mas caiu na semifinal para o São Luiz.

A última partida do Guarany foi em 26 de fevereiro, justamente na vitória na Copa do Brasil. Desde então, o técnico Márcio Nunes teve tempo para trabalhar com o elenco visando apenas o Athletico.

“Sabemos que o Athletico tem um time muito qualificado e que o jogo no sintético exige um ritmo diferente. Estamos acompanhando as últimas partidas deles, incluindo o confronto pelas quartas de final do Campeonato Paranaense contra o Azuriz. Nosso analista de desempenho já coletou bastante material para que possamos planejar nossos treinamentos e táticos de forma específica”, disse o treinador.

Com a vaga inédita para a segunda fase da Copa do Brasil, o Guarany de Bagé já faturou R$ 1,83 milhão em premiação. O time gaúcho tem folha salarial de R$ 400 mil e pretende investir parte na reforma do Estádio Estrela D’Alva.

CBF escala árbitro envolvido em polêmica em jogo de Athletico e Guarany de Bagé pela Copa do Brasil

Árbitro Flávio Rodrigues de Souza

O árbitro Flavio Rodrigues de Souza foi escalado pela CBF para apitar o jogo entre Athletico e Guarany-RS, na quinta-feira (13), na Ligga Arena, pela segunda fase da Copa do Brasil. Ele é o mesmo juiz que apitou na última segunda-feira (10) a semifinal do Paulista entre Palmeiras e São Paulo e deu um pênalti polêmico a favor dos mandantes.

No lance, que aconteceu no final do primeiro tempo, Vitor Roque caiu na área em uma jogada com Arboleda. O zagueiro, aparentemente, não encosta no atacante ex-Furacão, que e joga na área. Inclusive, dá para ver o meia Raphael Veiga lamentando.

Porém, o árbitro marcou a penalidade máxima que decidiu o jogo e a vaga na final. O São Paulo reclamou muito da atuação de Flavio Rodrigues de Souza, pedindo que ele seja excluído do quatro de árbitros da Federação Paulista.

Árbitro já foi suspenso

No ano passado, o mesmo árbitro já tinha sido suspenso pela própria CBF por causa de erros. Após polêmicas nos jogos Vitória x Fluminense, com a marcação de dois pênaltis, o juiz ficou quatro rodadas afastado do Brasileirão, na “geladeira”.

Como se não bastasse a polêmica recente envolvendo Flavio Rodrigues de Souza, o jogo do Athletico pela Copa do Brasil não terá árbitro de vídeo. O VAR só será usado na competição a partir da terceira fase.

Athletico já teve árbitro polêmico na estreia

A situação é semelhante à que aconteceu no jogo de estreia do Rubro-Negro na Copa do Brasil. Contra o Pouso Alegre-MG, o juiz foi Bráulio da Silva Machado, que dias antes se complicou ao anular um gol no Campeonato Catarinense após o encerramento da partida.

O Athletico venceu em Minas Gerais por 2×0 e se classificou, mas o primeiro gol foi irregular, com Luiz Fernando impedido. Porém, como não havia VAR, Bráulio confirmou o gol.

Athletico x Guarany de Bagé: onde assistir, horário e escalações

Luiz Fernando, Matheus Babi e Velasco comemorando gol no Athletico Paranaense em jogo pelo Campeonato Paranaense 2025

Athletico tem alguns desfalques para encarar o Guarany de Bagé, nesta quinta-feira (13/03), às 19h30 (horário de Brasília), na Ligga Arena, pela segunda fase da Copa do Brasil. Quem vencer, avança de fase na competição. Se o duelo terminar empatado, a disputa será nos pênaltis. A partida terá transmissão do Amazon Prime Vídeo. 

Na primeira fase, o Furacão passou pelo Pouso Alegre com uma vitória por 2 a 0, em Minas Gerais. Já no Campeonato Paranaense, a equipe está na semifinal e tem como adversário o Maringá

Já o Guarany de Bagé eliminou o Altos-PI, ao vencer a equipe piauiense por 2 a 1, em casa. Pelo Gaúcho, o time ficou na segunda colocação do Grupo A e foi eliminado na primeira fase. 

Athletico x Guarany de Bagé: horário e onde assistir 

  • Copa do Brasil 2025 – segunda fase
  • Data: quinta-feira, 13 de março de 2025
  • Horário: 19h30 (de Brasília)
  • Transmissão: Amazon Prime Video (streaming)

Escalação do Athletico

O Athletico vive um excelente momento e ainda está invicto na temporada. O técnico Maurício Barbieri não contará com Giuliano, Esquivel, Dudu, Alan Kardec e Julimar, que seguem no departamento médico. 

Em compensação, o zagueiro Habraão, o volante Peralta e o atacante Renan Peixoto, reforços do time para a temporada, ficam à disposição.

Provável escalação do Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Tobias Figueiredo, Belezi e Léo (Fernando); Raul e Felipinho; Kevin Velasco, Zapelli e Luiz Fernando; Matheus Babi (Renan Peixoto). Técnico: Mauricio Barbieri.

Escalação do Guarany de Bagé

O time do Guarany de Bagé disputa a Copa do Brasil pela primeira vez na história. O elenco conta com alguns jogadores com experiência internacional, como o zagueiro Fabão, que atuou no futebol português. O destaque do time é o centroavante Yan Philippe, artilheiro da equipe com três gols no ano.

Provável escalação do Guarany de Bagé: Jonathan; Talles, Bruno Cardoso, Fabão e João Victor; David e Vitor Oliveira; Denis Germano, Allan Christian e Luiz Felipe; Yan Philippe. Técnico: Márcio Nunes.

Athletico x Guarany de Bagé: retrospecto e últimos jogos

Será o primeiro duelo entre as equipes na história.

Últimos resultados do Athletico

  • 08/03 – Athletico 3 x 0 Azuriz – Campeonato Paranaense
  • 25/02 – Pouso Alegre 0 x 2 Athletico – Copa do Brasil
  • 21/02 – Azuriz 0 x 0 Athletico – Campeonato Paranaense
  • 15/02 – Londrina 0 x 1 Athletico – Campeonato Paranaense
  • 12/02 – Athletico 0 x 0 Cascavel – Campeonato Paranaense

Últimos resultados do Guarany de Bagé

  • 26/02 – Guarany de Bagé 2 x 1 Altos – Copa do Brasil
  • 23/02 – Guarany de Bagé 0 x 2 São Luiz – Campeonato Gaúcho
  • 20/02 – São Luiz 0 x 1 Guarany de Bagé – Campeonato Gaúcho
  • 15/02 – Guarany de Bagé 0 x 1 São Luiz – Campeonato Gaúcho
  • 12/02 – Guarany de Bagé 0 x 0 Caxias – Campeonato Gaúcho

Galvão Bueno publica mensagem de incentivo ao adversário do Athletico na Copa do Brasil

Galvão Bueno na TV

Adversário do Athletico pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira (13), o Guarany de Bagé recebeu mensagens de incentivo de Galvão Bueno. O narrador postou, nas redes sociais, uma mensagem falando brevemente da história do time e desejando boa viagem aos atletas da equipe gaúcha.

No Instagram, Galvão falou sobre o Guarany de Bagé nunca ter viajado de avião e que vai jogar pela primeira vez fora do Rio Grande do Sul.

Adversário do Athletico nunca viajou de avião

A equipe nunca havia saído de Rio Grande do Sul para disputar uma partida oficial. Após classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o clube viu o cenário mudar e pela primeira vez o Guarany saiu do seu estado e também pela primeira vez viajou de avião.

A delegação já está em Curitiba após chegar na noite da última terça-feira (11). Nesta quarta-feira (12) o time gaúcho realiza o último treino no CT da Graciosa e fecha a preparação para enfrentar o Athletico.

Matheus Babi se recupera de lesão e deve voltar aos gramados pelo Athletico Paranaense em breve

Matheus Babi em treino pelo Athletico Paranaense em 2025

O Athletico Paranaense segue em alta no Campeonato Paranaense após vencer o Maringá por 3 a 2 no último domingo (9), consolidando sua liderança na competição com 18 pontos. Enquanto o time se prepara para os próximos desafios, o técnico Maurício Barbieri recebeu uma ótima notícia do Departamento Médico: o atacante Matheus Babi está recuperado de sua lesão e deve retornar aos gramados em breve.

Matheus Babi, de 27 anos, voltou a treinar com bola e agora aguarda uma nova avaliação médica para confirmar sua disponibilidade para o próximo jogo do Athletico-PR, contra o Cascavel. O jogador havia sofrido uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda durante os treinos no dia 22 de janeiro, e sua última partida foi contra o Azuris, em 18 de janeiro.

Desafios na Copa do Brasil

Além da recuperação de Babi, o Athletico-PR enfrenta outro desafio: o sorteio da Copa do Brasil colocou o time diante do Pouso Alegre na primeira fase. No entanto, a data do confronto tem gerado desconforto nos bastidores do clube. Maurício Barbieri criticou a programação, argumentando que a logística é mais prejudicial ao Athletico do que ao adversário.

“A data é claramente desfavorável para nós. O Pouso Alegre joga em casa, enquanto nós precisamos viajar do Paraná até Minas Gerais. A Federação Paranaense deveria intervir e buscar alternativas, como adiar o jogo para quarta-feira ou antecipar o primeiro jogo das quartas para sexta à noite. Isso facilitaria para os torcedores e para o clube”, afirmou Barbieri após a vitória sobre o Maringá.

Com a recuperação de Matheus Babi e a busca por soluções para os desafios da Copa do Brasil, o Athletico-PR se prepara para manter seu bom momento na temporada. A expectativa é que o atacante esteja pronto para reforçar o time em breve, enquanto o clube busca alternativas para equilibrar sua agenda de jogos.

Vídeo: Varini não joga a toalha e segue confiante em classificação do Athletico-PR

Varini em entrevista coletiva pelo Athletico Paranense após derrota por 2 a 1 contra o Vasco no jogo de ida da Copa do Brasil 2024

O Athletico-PR encarou o Vasco pela segunda vez na semana na última quinta-feira (29), mas agora pela Copa do Brasil. Novamente, o Furacão abriu o placar e tomou a virada da equipe carioca.

Em resumo, Christian fez o primeiro gol da partida ainda na etapa inicial. Já nos minutos finais do jogo, Puma Rodríguez empatou e nos acréscimos Hugo Moura virou. Dessa maneira, o confronto da ida terminou com a vitória do Vasco por 2 a 1.

Furacão segue confiante na classificação

Após a partida, na tradicional coletiva, Varini não escondeu a chateação com a derrota. No primeiro momento, ressaltou que o time teve um bom desempenho no primeiro tempo e até merecia mais um gol, mas não aproveitou.

“Acho que o jogo de hoje tem muitos pontos em comum com a partida de segunda-feira. Fizemos um primeiro tempo muito bom, até o empate deles nosso time estava bem e merecia até um gol a mais. Eles começaram a colocar muitos jogadores dentro da área, mas acho que defendemos melhor. O Léo Linck quase não trabalhou, mas infelizmente sofremos os dois gols. Lógico que dói, estamos chateados, sentimos que merecíamos mais”, disse.

Na sequência, o comandante fez questão de declarar que confia no grupo e o Rubro-Negro vai em busca da classificação, mesmo após o resultado frustante na ida.

“Confiamos no grupo e vamos em busca da classificação. Sei que dói, não é a primeira vez que sofremos o gol no fim do jogo, sabemos disso, mas o foco está em levantar o moral do grupo. A frustração é grande, minha e dos jogadores, trabalhamos muito, dia e noite, para jogar melhor e ter mais possibilidades de vencer”, completou.

Por fim, o Furacão deixa a Copa do Brasil um pouco de lado e foca suas atenções no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1), o Rubro-Negro recebe o Palmeiras, na Ligga Arena. Vale ressaltar que o jogo de volta da competição mata-mata acontece no dia 11 de setembro, logo após a Data FIFA.

Entrevista Coletiva Completa

Adversários na Copa do Brasil, Vasco sofre contra Athletico-PR; veja histórico recente

Athletico contra Vasco

Se depender do histórico recente do confronto, o Vasco terá uma pedreira nas quartas de final da Copa do Brasil. O Athletico-PR conta com números superiores sobre o Cruz-Maltino.

As duas equipes se enfrentam na próxima fase da competição nacional, após sorteio realizado nesta terça-feira (20). A ida será em São Januário e o duelo de volta em Curitiba.

Nos últimos 10 jogos entre as duas equipes, o Vasco só venceu uma vez. Foi no Campeonato Brasileiro de 2020, com gol de Germán Cano, em São Januário. Neste recorte, são 6 vitórias do Furacão e 3 empates.

A superioridade dos paranaenses fica mais evidente se pegarmos os últimos 20 jogos. Neste cenário, o cruzmaltino venceu apenas em três oportunidades. Além de 2020, o Vasco levou a melhor em 2015 e 2011.

Histórico na Copa do Brasil

O último encontro entre os dois na Copa do Brasil aconteceu nas quartas de final de 2011, ano do inédito título do Vasco. A equipe carioca levou a melhor após dois empates.

Outro duelo aconteceu nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1997. O Furacão venceu o primeiro jogo por 3 a 1 em casa. No jogo da volta, 4 a 3 para os vascaínos em São Januário, mas classificação dos paranaenses.

Últimos 10 jogos entre Athletico-PR e Vasco

  • Athletico-PR 1 x 0 Vasco: Brasileiro 2024
  • Athletico-PR 0 x 0 Vasco: Brasileiro 2023
  • Vasco 0 x 2 Athletico-PR: Brasileiro 2023
  • Athletico-PR 3 x 0 Vasco: Brasileiro 2020
  • Vasco 1 x 0 Athletico-PR: Brasileiro 2020
  • Vasco 1 x 1 Athletico-PR: Brasileiro 2019
  • Athletico-PR 4 x 1 Vasco: Brasileiro 2019
  • Vasco 1 x 1 Athletico-PR: Brasileiro 2018
  • Athletico-PR 1 x 0 Vasco: Brasileiro 2018
  • Athletico-PR 3 x 1 Vasco: Brasileiro 2017

Diretoria do Athletico se contradiz publicamente e usa copas para dar um resquício de alegria no centenário

Petraglia como presidente do Athletico Paranaense

Ainda em março, o vice-presidente, Márcio Lara, disse que o Furacão iria priorizar o campeonato nacional. Não é o que tem acontecido dentro de campo.

Em todos os últimos jogos do Brasileirão, Martín Varini poupou alguns titulares e escalou um time misto. E teve um aproveitamento pífio, despencando na tabela.

O Furacão até ganhou do Cuiabá, mas empatou com o Inter e perdeu para Bragantino, Grêmio e Juventude. O clube é apenas o nono colocado, com 29 pontos.

O Furacão tem dois jogos atrasados (contra Atlético-MG e Fluminense). Mas, mesmo que vença esses dois jogos, não alcançará nem o G-6 (grupo de pré-Libertadores).

Em relação ao título do Brasileirão (prioridade do clube, pelo menos no discurso), então, nem se fala. O Athletico já está 17 pontos atrás do líder Botafogo.

“A minha prioridade é colocar os melhores 11 para cada jogo. Quando a gente começa a jogar a cada três dias, para que o time produza, precisa de energia. Não adianta colocar os jogadores por nome”, falou, de forma meio vazia, o comandante rubro-negro.

Copas para salvar o Athletico

Com o Brasileirão cada vez mais distante, o Athletico tentará salvar o centenário com as Copas. Tanto na Sul-Americana quanto na Copa do Brasil, faltam seis jogos para o título.

O caminho, porém, não será nada fácil. Para começar, o Furacão terá que segurar o Belgrano na Argentina com uma vantagem mínima (após a vitória por 2 a 1 na ida).

Se passar pelo Belgrano, o Furacão provavelmente enfrentará o Racing – quarto colocado do Argentino. E a semifinal poderá ter Fortaleza, Rosario Central, Bragantino…

O caminho da Copa do Brasil será definido na terça-feira (20). Mas o Athletico poderá ter times como Atlético-MG, Flamengo e São Paulo pela frente.

Com os erros que tem cometido nas últimas partidas (principalmente no sistema defensivo), o Athletico não pode ser considerado favorito em nenhum desses confrontos.

Resta torcer por um caminho mais “acessível” nas Copas. Ou, claro, corrigir os pontos fracos e tentar se fortalecer para partidas decisivas. Tudo para salvar o centenário.

Para aumentar o desafio, o Athletico não deve fazer muitas contratações. Bruno Praxedes talvez seja o único reforço. Varini terá que tirar leite de pedra. Baita desafio.

Próximos jogos

O Athletico, portanto, volta a campo diante do Belgrano.

  • 22/08, quinta, 19h: Belgrano (fora)
  • 26/08, segunda, 21h: Vasco (fora)
  • 29/08, a definir: quartas de final da Copa do Brasil
  • 01/09, domingo, 16h: Palmeiras (casa)
  • 12 ou 13/09, a definir: quartas de final da Copa do Brasil

Presidente do Athletico muda de ideia e apoia paralisação do Brasileirão; CBF cobra urgência

Petraglia como presidente do Athletico Paranaense

O Athletico mudou de posição e passou a apoiar a paralisação do Campeonato Brasileiro devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas no estado.

A atitude representa uma mudança de postura do Furacão. Inicialmente, o presidente, Mario Celso Petraglia, havia colocado a estrutura rubro-negra à disposição das equipes gaúchas, mas rechaçado a possibilidade de parar a competição. “Nem pensar”, declarou.

Agora, o Athletico está solidário à solicitação dos clubes gaúchos para a paralisação. O CEO, Alexandre Leitão, já repassou o posicionamento à Liga Forte União (LFU), que decidirá em bloco. A LFU já se pronunciou durante a semana a favor da paralisação.

CBF quer urgência de clubes sobre paralisação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou aos presidentes de clubes de todas as séries que se manifestem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

A informação foi publicada pelo colunista do UOL Lei em Campo. A sugestão da paralisação foi feita pelo ministro dos Esportes, André Fufuca (PP-MA).

Neste sábado (11), o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, defendeu que deve haver a pausa do torneio após treino aberto para arrecadar donativos devido à tragédia.

Clubes gaúchos querem paralisação do Brasileirão

O pedido da paralisação já havia sido feito pelos clubes gaúchos. Na Série A, estão Internacional, Juventude e Grêmio. Na Série C, Caxias, São José e Ypiranga.

Na Série D, Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas. No Brasileiro Feminino, Grêmio e Inter. O desastre no Rio Grande do Sul, causado pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o final de abril, já é uma das dez tragédias ambientais com o maior número de mortes do país.

Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil deste sábado (11), 136 mortes foram confirmadas e 125 pessoas estão desaparecidas.

Partida de volta entre Athletico e Ypiranga é adiado devido as chuvas no Rio Grande do Sul

Athletico x Ypiranga - Copa do Brasil

Devido as fortes chuvas que abalam o Rio Grande do Sul neste início de maio, a partida de volta entre Athletico e Ypiranga, marcado para o dia 22 de maio, pela Copa do Brasil, foi adiado pela CBF. Ainda não há previsão de nova data.

Na partida de ida, o Ypiranga venceu o Athletico Paranaense por 2 a 1, no Colosso da Lagoa, em Erechim-RS. Para se garantira para a próxima fase, o Ypiranga luta por pelo menos um empate, na Ligga Arena, em Curitiba-PR, já o Furacão precisa fazer 2 gols de diferença. Caso o Athletico consiga apenas um gol de diferença, a partida seguirá para os pênaltis.

Outros jogos foram adiados

Outros 3 jogos da Copa do Brasil também foram adiados: Internacional x Juventude, Grêmio x Operário e Juventude x Internacional. No Campeonato Brasileiro os jogos dos times gaúchos pela sexta e sétima rodadas também foram adiados, com data a definir pela CBF.