A expectativa sobre a lista de convocados para a Copa do Mundo termina nesta segunda-feira. Hoje, a partir das 13 horas, o técnico Tite fará a convocação oficial dos 26 atletas escolhidos para a disputa do maior torneio de seleções do planeta, que será disputado entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
O anúncio será feito diretamente do auditório da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. A princípio, Tite enviou uma lista com 55 nomes para a Fifa. Destes, apenas 26 farão parte do elenco que vai atrás do hexa. Depois de convocados, os atletas partem para a apresentação oficial, no dia 14, em Turim, na Itália.
Da relação inicial, enviada para a Fifa no último dia 21 de outubro, alguns nomes são vistos com poucas chances de irem à Copa do Mundo. Figuram neste nível de possibilidades o lateral-direito Rodinei, do Flamengo, o atacante Luiz Henrique, ex-Fluminense e atual Real Betis.
O sistema de convocação conta com lista prévia para que os clubes possam se preparar e fazer os ajustes necessários para ceder os atletas à seleção. Com as datas da Copa no final do ano, os atletas devem ser liberados a partir do dia 13 de novembro, para apresentarem-se no dia seguinte. De Turim, a seleção embarca para Doha no dia 19.
A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, a partir das 16 horas (Brasília). O Brasil compõe o grupo G da competição, que tem ainda as seleções da Suíça e Camarões.
O anúncio dos convocados e a entrevista coletiva do treinador serão exibidas pelo grupo Globo em todas suas plataformas, na TV Globo, no SporTV e no ge, com transmissão ao vivo.
Tanto a lista provisória quanto a definitiva podem ter de 23 a 26 nomes, respondendo as seguintes informações:
Os 23 a 26 jogadores relacionados devem sair da lista provisória – aquela com até 55 nomes.