Copa do Mundo 2022: Tite faz convocação oficial nesta segunda-feira; veja onde assistir

Tecnico Tite 1

A expectativa sobre a lista de convocados para a Copa do Mundo termina nesta segunda-feira. Hoje, a partir das 13 horas, o técnico Tite fará a convocação oficial dos 26 atletas escolhidos para a disputa do maior torneio de seleções do planeta, que será disputado entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. 

O anúncio será feito diretamente do auditório da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. A princípio, Tite enviou uma lista com 55 nomes para a Fifa. Destes, apenas 26 farão parte do elenco que vai atrás do hexa. Depois de convocados, os atletas partem para a apresentação oficial, no dia 14, em Turim, na Itália. 

Da relação inicial, enviada para a Fifa no último dia 21 de outubro, alguns nomes são vistos com poucas chances de irem à Copa do Mundo. Figuram neste nível de possibilidades o lateral-direito Rodinei, do Flamengo, o atacante Luiz Henrique, ex-Fluminense e atual Real Betis. 

O sistema de convocação conta com lista prévia para que os clubes possam se preparar e fazer os ajustes necessários para ceder os atletas à seleção. Com as datas da Copa no final do ano, os atletas devem ser liberados a partir do dia 13 de novembro, para apresentarem-se no dia seguinte. De Turim, a seleção embarca para Doha no dia 19. 

A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, a partir das 16 horas (Brasília). O Brasil compõe o grupo G da competição, que tem ainda as seleções da Suíça e Camarões. 

O anúncio dos convocados e a entrevista coletiva do treinador serão exibidas pelo grupo Globo em todas suas plataformas, na TV Globo, no SporTV e no ge, com transmissão ao vivo.

Regulamento da Copa do Mundo

Tanto a lista provisória quanto a definitiva podem ter de 23 a 26 nomes, respondendo as seguintes informações:

  • nome completo e apelido
  • nome na camisa
  • lugar e data de nascimento
  • número de passaporte e data de validade
  • nome e país do clube
  • altura, peso
  • número de convocações internacionais e de gols por seleção

Os 23 a 26 jogadores relacionados devem sair da lista provisória – aquela com até 55 nomes.

Em caso de lesão

  • De acordo com o regulamento, só poderá ser substituído o jogador relacionado na lista definitiva em caso de lesão ou caso de enfermidade grave 24h antes da estreia de cada seleção. Ou seja, no caso do Brasil poderá haver substituição até o dia 23 de novembro, véspera da estreia contra a Sérvia.
  • Neste caso, o substituto não precisa constar na lista prévia com os 55 nomes. Ou seja, pode ser convocado um jogador fora da lista provisória.
  • Para a substituição, a Comissão Médica da Fifa precisa receber certificado que comprove a lesão grave ou enfermidade no atleta.
  • O substituto herda o número da camisa de seu antecessor.
Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Comente o que achou da notícia!x