Em apenas cinco anos, Athletico soma sete títulos estaduais, nacionais e continentais

Foto: Reprodução / Athletico Paranaense

Há quem possa dizer que o Athletico não tem neste momento o melhor time de sua história. Mas é certo que este é o momento mais vencedor dos 99 anos do Furacão. Nos últimos cinco anos, foram sete títulos, entre Paranaense, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. O salto rubro-negro de um coadjuvante no cenário nacional para um protagonista do continente foi rápido e preciso.

Mesmo com o título brasileiro de 2001, os vices do Brasileirão em 2004, da Libertadores em 2005 e da Copa do Brasil em 2013, o Athletico ainda não era considerado um dos principais clubes do país. A transformação liderada por Mário Celso Petraglia desde 1995 tinha quatro partes: primeiro o local, arrumando a casa e voltando a vencer; depois o nacional, passando a lutar por títulos; depois a consolidação entre os primeiros do País; e o atual, que resume-se na afirmação rubro-negra entre os maiores da América.

E essa arrancada tem 2018 como ponto de partida. Naquele ano, o time de aspirantes, comandado por Tiago Nunes, atropelou os adversários e ganhou o Campeonato Paranaense. Após a demissão de Fernando Diniz, que deixou o Athletico na vice-lanterna do Brasileirão, Tiago assumiu o time principal. E com Santos, Thiago Heleno, Renan Lodi, Bruno Guimarães, Raphael Veiga e Pablo, o Furacão venceu a Copa Sul-Americana.

Athletico voando alto

No ano seguinte, uma campanha histórica levou o Athletico à segunda final de Copa do Brasil. E o Furacão venceu o Internacional e conquistou um título inédito. A segunda conquista continental veio em 2021, com o bi da Sul-Americana, diante do Bragantino. Somando a estas taças outros três Paranaenses (2019, 2020 e 2023), chega-se ao resultado de sete títulos em cinco anos, fato que faz deste momento do Rubro-Negro o maior de sua história.

Em campo, o Athletico enfrenta o CRB nesta quarta-feira (12), às 19h30, no Rei Pelé, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo terá cobertura da Banda B a partir das 17h.

Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Comente o que achou da notícia!x