Adversário do Athletico, Libertad mantém base experiente e lidera o Campeonato Paraguaio

Ivan Ramirez no Libertad em 2023 1

O Gumarelo, como é conhecido no país, tem seis pontos de vantagem em relação ao rival Cerro Porteño no Apertura : 38 a 32 pontos. Em 15 jogos, são 12 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

O Libertad tem o melhor ataque da competição, com 31 gols marcados e a zaga menos vazada, com oito gols sofridos.

Já na Libertadores, a equipe paraguaia ocupa a terceira colocação, com três pontos. O líder Alianza Lima tem quatro pontos – mesma pontuação do vice-líder Athletico. O Atlético-MG é o lanterna, zerado.

Na última rodada, o Gumarelo perdeu em casa por 2 a 1 para o líder Alianza Lima. Na estreia, bateu o Galo por 1 a 0, no Mineirão.

  • Casa: nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota
  • Fora: oito jogos, com seis vitórias, um empate e uma derrota

O time é comandado pelo técnico argentino Daniel Garnero, 54 anos, que passou por Olimpia, Guaraní e Arsenal de Sarandí, entre outros. Ele já era o treinador no ano passado.

No elenco, a maioria está há três temporadas ou mais no clube. O centroavante Óscar Cardozo, 39 anos, é o principal nome do sistema ofensivo. Ele tem 10 gols e três assistências em 15 partidas. O atleta passou sete temporadas no Benfica e teve protagonismo, entre 2007 e 2014.

Roque Santa Cruz, 41 anos, é o nome mais conhecido. Ex-Bayern e Manchester City, ele tem três Copas do Mundo no currículo: 2002, 2006 e 2010. Ele não balançou as redes neste ano em 10 partidas.

Além dos atacantes, o Libertad conta com um elenco muito experiente. O goleiro Martín Silva, 40 anos, está em sua quinta temporada no clube após a saída do Vasco, em 2018.

Daniel Garnero é o treinador do Libertad — Foto: Divulgação/Libertad

Outros nomes conhecidos do futebol brasileiro são os laterais Iván Piris, 34 anos, ex-São Paulo, e o volante Cristian Riveros, 40 anos, ex-Grêmio, além do meio-campista William Mendieta, 34 anos, ex-Palmeiras.

Já a promessa Julio Enciso, 19 anos, foi vendido ao Brighton por 11 milhões de euros em agosto do ano passado – ele virou titular e tem dois gols e três assistências na Premiere League. Agora, a joia do Libertad é o meia Enso González, 18 anos, com dois gols e uma assistência em nove duelos na temporada.

Os paraguaios já disputaram a Libertadores em 21 edições. Os melhores resultados foram as classificações para as semifinais de 1977 e 2006.

Athletico volta a campo contra o Libertad na quinta-feira, às 21h, no Defensores Del Chaco, pela terceira rodada do grupo G da Libertadores. No Brasileiro, o Furacão recebe o Flamengo no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, pela quarta rodada.

Agenda do Athletico

  • Libertad x Athletico: 04/05, quinta, 21h – Defensores Del Chaco (Libertadores)
  • Athletico x Flamengo: 07/05, domingo, 16h – Arena da Baixada (Brasileiro)
  • Internacional x Athletico: 10/05, quarta, 19h – Beira-Rio (Brasileiro)
  • Athletico x Coritiba: 14/05, domingo, 18h30 – Arena da Baixada (Brasileiro)
  • Bragantino x Athletico: 20/05, sábado, 16h – Nabi Abi Chedid (Brasileiro)
Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Comente o que achou da notícia!x