Cuca e Athletico promovem palestra sobre violência contra a mulher

BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS / BRASIL (26.07.2012) Atlético x Santos - no Estádio Arena Independência - Campeonato Brasiuleiro 2012 - Foto: Bruno Cantini

Nesta quarta-feira (25), o técnico Cuca e o Athletico Paranaense promoveram uma importante palestra sobre violência contra a mulher, realizada no Centro de Treinamento do Caju, em Curitiba. O evento teve como objetivo conscientizar os atletas e a comunidade esportiva sobre a importância do combate a esse tipo de violência e discutir questões atuais relacionadas ao tema.

A palestra foi conduzida pela renomada antropóloga carioca Paola Lins de Oliveira, que abordou de forma ampla a violência contra a mulher, seus impactos na sociedade e outros assuntos pertinentes ao debate. O evento contou com a participação dos times da base do Athletico e da equipe feminina do clube. Além disso, os elencos femininos do Coritiba, do Imperial FC e do Paraná Clube também foram convidados e marcaram presença, demonstrando a união e o engajamento das equipes em temas sociais relevantes.

Essa iniciativa faz parte do compromisso de Cuca em apoiar a conscientização e a luta contra a violência a mulher. O técnico foi contratado pelo Athletico em março deste ano e desde então tem se dedicado a promover ações e discussões sobre o tema. Em uma de suas entrevistas coletivas, Cuca citou um texto da colunista do UOL, Milly Lacombe, para refletir sobre seu papel na sociedade e a importância de sua atuação nesse contexto.

“Recentemente, li uma coluna da Milly Lacombe no UOL em que ela dizia que isso não é sobre mim. Entendi o que ela queria dizer, mas eu quero colocar assim: Hoje sei que isso não é só sobre mim. Escolhi me recolher durante muito tempo e mesmo assim pude seguir minha vida. Uma mulher que passa por qualquer tipo de violência não consegue seguir com a vida dela sem permanecer machucada. O impacto dura para sempre! Eu pude levar a minha vida contornando a história porque o mundo do futebol e dos homens em que vivo não tinha me cobrado nada. Mas o mundo está mudando, acho que para melhor, e por isso estou me dando conta de que não adianta eu entender o que é ser um grande treinador, pai, avô e esposo se eu não entender que o mundo é feito de outras coisas além do futebol, e que eu faço parte disso também”, disse Cuca em sua declaração.

Essa iniciativa do Athletico e de Cuca demonstra um importante compromisso social e a conscientização da necessidade de se discutir e combater a violência contra a mulher em todos os âmbitos da sociedade, incluindo o esporte. A palestra realizada no CT do Caju representa um passo significativo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento do respeito e da empatia nas relações humanas.

Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Comente o que achou da notícia!x