Bento retornou para Curitiba nesta terça-feira (9) após a eliminação da seleção brasileira na Copa América. O Athletico tem diversos interessados no goleiro de 25 anos, que vê indefinição no futuro.
A expectativa é que o goleiro seja vendido para a Europa ainda nesta janela. Favorita a comprar o atleta, a Inter de Milão saiu do negócio após o Furacão recusar uma proposta de 15 milhões de euros. O clube italiano resolveu usar o mesmo valor para contratar o espanhol Josep Martínez, que estava no Genoa.
Com isso, restaram sondagens de outros gigantes europeus. Em Portugal, o Sporting já demonstrou interesse, enquanto o Benfica já teve propostas recusadas (a maior delas por 10 milhões de euros) pelo Athletico no ano passado.
Na Inglaterra, quatro times tinham Bento no radar: Liverpool, Chelsea, Wolverhampton e Nottingham Forest. Porém, apesar do ‘sonho pessoal’ de Bento em jogar na Europa, o assédio mais forte neste momento é da Arábia Saudita.
Segundo veículos árabes, o Al-Ittihad chegou a fazer proposta, mas a negociação esfriou. O time, que conta com estrelas como o volante N’Golo Kanté e o atacante Karim Benzema, eleito o melhor jogador do mundo em 2022, que um substituto para Marcelo Grohe.
Por outro lado, o Al-Nassr, time do astro Cristiano Ronaldo, colocou Bento no radar como alternativa caso tenha fracasso na contratação de Ederson, goleiro do Manchester City.
O arqueiro, que conquistou 17 títulos nas últimas sete temporadas pelo time inglês, é alvo de uma proposta do Al Nassr de 60 milhões de euros, cerca de R$ 366 milhões. O vínculo oferecido é de dois anos, com salário de 30 milhões de euros (R$ 178,4 milhões) por ano. Isso vai fazer com que Ederson supere o alemão Manuel Neuer, que recebe 21 milhões de euros por ano no Bayern de Munique, como o goleiro mais bem pago do mundo.
A ida para a Arábia Saudita não é a primeira opção de Bento, que prioriza a Europa. Só que o goleiro não deseja desembarcar na Europa para ser reserva.
Em junho, quando completou 25 anos, o goleiro do Athletico disse estar alerta a esse fator para escolher o próximo clube.
“Vou pensar com muito carinho e bastante no meu futuro. Jogando que a gente consegue atingir para a seleção, espero sair para a Europa e continuar jogando”, disse.
Contudo, alguns clubes interessados enxergam Bento como uma alternativa para o futuro. Apesar de ter comprovado qualidade a nível internacional nos amistosos da seleção contra Inglaterra e Espanha, em março, o atual goleiro do Athletico pode passar por um processo de experiência.
É o caso do Liverpool, que conta atualmente com Alisson, de 31 anos, no time titular. Outro ponto de apoio seria Taffarel, que atua como preparador de goleiros no clube inglês e na seleção brasileira.
O jogador de 25 anos deve se tornar a maior venda de um goleiro brasileiro na história. Até o momento, a maior transação foi do goleiro Alisson. Em 2016, o atual jogador do Liverpool, e titular da seleção, foi vendido do Internacional para a Roma por 8 milhões de euros.
Ou seja, as propostas de Benfica e Inter de Milão, recusadas pelo Athletico, já colocariam Bento como o goleiro mais caro do futebol brasileiro.
Sem participar do último treino da equipe, realizado hoje, Bento vai ficar de fora do jogo do Bahia. O duelo está marcado para esta quarta-feira (10), às 19h, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 16ª rodada do Brasileirão.
O técnico interino Juca Antonello, que fará a última partida no comando da equipe devido à chegada do uruguaio Martín Varini, deve escalar Léo Linck como titular da meta rubro-negra.
Linck cumpriu suspensão após a expulsão na derrota contra o São Paulo e ficou de fora do triunfo sobre o Vitória, fora de casa, o que promoveu a estreia como titular do jovem Mycael.
Apesar disso, Bento deve retomar a titularidade na decisão da Copa do Brasil. O Athletico encara o Ypiranga-RS pela terceira fase. Após perder por 2 a 1, de virada, no jogo de ida, o Furacão precisa vencer no próximo sábado (13), às 18h, para avançar no torneio.