Oficial: Pablo deixa o Athletico e fecha com o Sport

Pablo e Terans no Athletico 2023

Hoje, no início da manhã, o Apito Final noticiou que as negociações entre Pablo e Sport avançaram, e agora a informação foi oficializada: O atacante fechou com o Sport Recife e está prestes a ser oficializado como o novo reforço.

O jogador, que vinha treinando separadamente desde o início da pré-temporada de 2025, encerra sua segunda passagem pelo Athletico Paranaense. Pablo viaja na segunda-feira (27) para Recife para realizar os exames médicos.

Fim de Ciclo no Athletico Paranaense

Após o rebaixamento do Athletico em 2024, Pablo chegou a declarar publicamente sua intenção de permanecer no clube, aceitando inclusive uma redução salarial. No entanto, mesmo após duas reuniões com a diretoria, as partes não chegaram a um acordo. O atacante não contava mais com o respaldo do presidente Mario Celso Petraglia, que deixou claro que o camisa 92 não vestiria novamente a camisa rubro-negra.

Desde seu retorno ao Athletico em 2022, Pablo enfrentou dificuldades para repetir o desempenho que o destacou em sua primeira passagem pelo clube. Apesar de conquistar os campeonatos estaduais de 2023 e 2024, o jogador acumulou atuações abaixo da média, sendo duramente criticado por gols perdidos e por declarações polêmicas, como a provocação ao rival rebaixado no centenário do clube.

Novos Desafios no Sport Recife

A transferência para o Sport Recife surgiu como uma oportunidade de recomeço para Pablo. A diretoria do clube pernambucano demonstrou interesse no atacante, e as negociações avançaram rapidamente. Agora, o camisa 92 se prepara para realizar os exames médicos em Recife antes de ser anunciado oficialmente como reforço do Leão.

Mesmo em meio à fase de baixa, Pablo traz em sua bagagem a experiência de atuar em competições de alto nível. Com a ida para o Sport, ele terá a chance de recuperar sua forma e contribuir para a campanha da equipe na Série A de 2025.

Palavras Finais

O capítulo de Pablo no Athletico chega ao fim de maneira melancólica, mas sua ida para o Sport representa uma nova oportunidade em sua carreira. Resta saber se o atacante conseguirá reencontrar seu melhor futebol e escrever uma história de sucesso com a camisa do Leão.

Pablo avança em negociações com time da Série A e tem futuro encaminhado fora do Athletico

Pablo no Athletico Paranaense

O atacante Pablo Felipe está prestes a encerrar seu ciclo no Athletico. Após um 2024 que manchou sua imagem de título com o Furacão e um 2025 de afastamento após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o jogador deve acertar sua ida ao Sport na próxima semana.

O interesse do clube pernambucano foi informado no último dia 15 janeiro, pela Trétis e o canal Três Pontos, e confirmado pelo Apito Final. Desde então, as negociações avançaram, e o desfecho parece iminente.

Pablo, ao lado do zagueiro Thiago Heleno, foram líderes no elenco do Furacão rebaixado em 2024. Ambos foram afastados do grupo principal no início desta temporada, em meio ao processo de reformulação do clube após a queda para a Série B.

Enquanto Pablo se prepara para vestir a camisa rubro-negra do Sport, Thiago Heleno segue sem destino definido. O defensor continua treinando separado, aguardando possíveis propostas para definir seu futuro no futebol brasileiro.

A saída de Pablo marca o fim de uma era no Athletico. O atacante, identificado com o clube, deixa para trás uma trajetória de altos e baixos. No Sport, ele chega com a missão de reforçar o setor ofensivo e contribuir para os objetivos do clube em 2025.

A expectativa é de que o anúncio oficial aconteça nos próximos dias, com Pablo embarcando para o Recife já na próxima semana para realizar exames médicos e assinar contrato.

Nova decisão do Athletico-PR deixa ‘incontornável’ saídas de Pablo e Thiago Heleno

Pablo e Thiago Heleno

Uma nova medida tomada pela comissão técnica deixou praticamente incontornável as situações de Pablo Felipe e Thiago Heleno no Athletico-PR. Nem um dos dois recebeu uma numeração para a temporada de 2025, o que explicíta que as saídas são cada vez mais iminentes.

No ano passado, Thiago Heleno usava o número 44, enquanto Pablo trajava a camisa 92, referente a seu ano de nascimento. Agora as duas estão vagas. Além da dupla, aparecem sem numerãção o zagueiro Kaíque Rocha, acertado com o Internacional, e do lateral-direito Madson, que trata de lesão e não deve ter contrato renovado.

A dupla se reuniu com o presidente Mario Celso Petraglia, pela última vez, no dia 9 de janeiro, e foi definido que ele treinariam separado do restante do elenco até que a situação dos dois fosse resolvida. Embora tenha ficado claro que as “velhas lideranças” não façam mais parte dos planos para 2025, ambos têm contrato com o Furacão até o fim deste ano.

Novo clubes para Pablo e Thiago Heleno

Pablo aceitou até mesmo uma redução salarial para seguir no Athletico. Porém, em sua reapresentação, Petraglia decidiu afastá-lo mesmo assim, situação que o pegou de surpresa. Já o General não aceitou a proposta de redução salarial e foi liberado da pré-temporada. Agora o Athletico-PR procura um novo clube para os zagueiro e atacante. O objetivo é não arcar mais com seus salários.

Técnico faz pedido ‘inusitado’ e atacante pode estar de saída do Athletico-PR

Pablo pode estar de saída do Athletico-PR, após o técnico do Tijuana, Juan Carlos Osório, que treinou o Furacão no início de 2024, pedir o atacante que está disponível para negociações. Segundo a RTI Esporte, nesta quarta-feira (15), o time mexicano teria iniciado as conversas e a intenção é levar o jogador sem custos.

Pablo tem contrato até o fim de 2025 e assim, se permanecer no elenco até julho, pode assinar um pré-contrato e sair de maneira gratuita. Dessa forma, como o jogador de 32 anos não está nos planos do Furacão, o Tijuana estaria tentando convencer o Athletico-PR que seria mais vantajoso se livrar logo do salário.

O atacante com contrato até o final de 2025, aceitou uma redução salarial para seguir no Athletico-PR. Porém, a reapresentação do jogador foi marcada por um fato inesperado: Petraglia decidiu afastá-lo do elenco.

Pablo no Athletico Paranaense
Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Pablo entra em jogo e deve ser negociado com o Vitória no lugar de Mastriani

Pablo e Terans no Athletico 2023

Após uma negociação bem encaminhada para um desfecho positivo, uma reviravolta aconteceu e a situação complicou de vez. O atacante Gonzalo Mastriani não deve mais ser reforço do Vitória para a temporada 2025, e o atacanete Pablo Felipe entrou em jogo e pode estar a caminho do Vitória.

A informação sobre as complicações na negociação com Mastriani foram divulgadas inicialmente por Gabrielle Gomes, do site GE, e em seguida confirmadas pelos setoristas Napoleão Almeida e Vinícius Furlan.

Logo em seguida foi apurado que o Athletico pediu para que Mastriani permanecesse no Furacão para compor o elenco para 2025, além do clube paranaense fazer novas exigências na negociação. Com isso Mastriani a negociação com o Leão da Barra foi derrubada. A tendência é que o uruguaio agora siga no time paranaense.

Pablo foi oferecido pois Athletico quer Filipe Machado

Como o Athletico tem negociações avançadas pelo volante Filipe Machado e, nas últimas horas, a situação entre Mastriani e Vitória se complicou por ‘novas exigências’, o atacante Pablo está próximo de fechar com o Vitória para a troca de jogadores se concretizar.

Petraglia bate o pé e todos os veteranos devem deixar o Athletico

Fernandinho no Athletico Paranaense em partida contra o Belgrano pela Copa Sul-Americana 2024

O Athletico vive dias muito agitados. E de mudanças de decisão repentinas. Não que isso seja muito diferente do que já se viu nos quase 30 anos de “era Petraglia”, mas os ventos estão mudando de direção rapidamente. E o que era certo ontem pode ser errado hoje. Depende tudo do humor do presidente Mário Celso Petraglia, que lidera pessoalmente a reformulação do elenco do Furacão. E até o principal jogador da equipe deve dizer adeus.

Após voltar em 2022 para um desfecho glorioso de carreira, Fernandinho não deve continuar no Athletico. E de forma pra lá de melancólica. O que era uma relação franca com Mário Celso Petraglia virou o silêncio na discussão contratual. Como se sabe, Paulo Autuori – na sua famosa entrevista – veio com um papo de “pré-contrato” com o camisa 5. Só que não há nada disso, mostrando o grau de despreparo da antiga gestão do futebol rubro-negro.

A relação entre Athletico e Fernandinho se esgarçou bastante nas últimas semanas, apesar do sacrifício até temerário do volante ao jogar sem estar plenamente recuperado de uma lesão grave. Desde o rebaixamento, o clube não procurou o jogador para renovar. O resultado foi a não reapresentação do camisa 5, que só volta a Curitiba no dia 9 de janeiro, a data inicial da volta dos atletas. Pouco depois da degola, o Furacão mudou o retorno do elenco para o dia 26, a última quinta-feira.

Athletico amplia a barca

Se Fernandinho não foi procurado, Thiago Heleno foi. E não aceitou a proposta de redução drástica do salário para continuar no Athletico em 2025. Ele voltou ao clube na quinta, mas já não está mais na pré-temporada. Situação semelhante à de Pablo, que foi retirado da preparação no CT do Caju por decisão do presidente Mário Celso Petraglia. O centroavante aceitou reduzir o salário, mas os ventos mudaram de direção. Ambos também voltam no dia 9 para definir uma rescisão contratual.

E Nikão definitivamente não interessa. Ele não voltou aos treinos e ficará livre no mercado da bola no dia 31, quando termina o seu contrato com o São Paulo. Como Madson e Gabriel já se mandaram, e Mastriani não vai ficar no Athletico (pelo menos é a decisão de momento de Petraglia), o Furacão não terá nenhum jogador acima dos 30 anos no elenco para 2025. Uma radical mudança, como outras tantas que acontecem desde 9 de dezembro.

Pablo reduz salário e fica no Athletico em 2025; saiba detalhes

Pablo no Athletico Paranaense

Pablo vai ficar no Athletico Paranaense até dezembro de 2025. Na manhã desta quarta-feira, 25, o atacante comunicou para a diretoria rubro-negra que aceitou a ampliação do seu contrato, que terminaria no fim da atual temporada.

Agência RTI Esporte apurou que Pablo aceitou uma redução de 50% em seus vencimentos. Além disso, o jogador de 31 anos não terá direito às luvas, prêmio pela assinatura do novo contrato. Ele, portanto, passará a embolsar R$ 250 mil por mês.

A renovação só foi possível porque o atleta quis muito continuar no Furacão. Ele, por exemplo, recusou uma oferta superior, em termos de salário e tempo de contrato, do Ceará, que irá disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025.

Os dirigentes alvinegros ofereceram dois anos de contrato. O vínculo previa bonificação robusta se o jogador cumprisse metas pré-estabelecidas entre as partes como, por exemplo, ajudar o clube a se classificar para a Copa Sul-Americana de 2026.

Ainda segundo apurou a reportagem, Pablo, por respeito ao Ceará, com quem negociou por quase três semanas, avisou hoje que tinha chegado a um acordo para ficar no Athletico. A permanência do jogador teve a anuência do técnico Mauricio Barbieri.

“Tenho um amor e uma identificação com o clube que as pessoas não entendem. Eu sou torcedor. A partir do próximo ano é levantar a cabeça e colocar o time no lugar que nunca deveria ter saído, que é a primeira divisão. Isso tem que ser muito claro para quem permanecer no clube”, disse em recente entrevista coletiva.

Embora tenha sido um dos símbolos do fracasso rubro-negro nesta temporada, Pablo está na sua terceira passagem pelo Athletico. Ao todo, foram 320 partidas, 72 gols marcados e 16 assistências. Além disso, venceu a Copa Sul-Americana (2018) e o Campeonato Paranaense (2016, 2023 e 2024).

Torcida cobra Petraglia e Pablo parte em defesa do presidente do Athletico: “Decisões Corretas”

atacante Pablo alcançou a marca de 300 jogos com a camisa do Athletico na derrota para o Bahia, nesta quarta-feira (10), na Ligga Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Um dos líderes do elenco, o jogador de 32 anos saiu em defesa do presidente Mario Celso Petraglia, alvo de críticas da torcida rubro-negra durante o jogo. “O clube chegou onde está porque o presidente tem um foco, sabe onde quer estar”, iniciou Pablo.

“Quando ele toma decisões, no meu entendimento são todas corretas”

Pablo, em entrevista coletiva.

A defesa ao mandatário atleticano acontece durante a terceira mudança de treinador no ano do centenário. O uruguaio Martín Varini desembarcou em Curitiba nesta semana após as saídas de Cuca e Juan Carlos Osório.

Além disso, o Furacão passa por período de instabilidade administrativa, após a saída do CEO, Alexandre Leitão. Durante o duro revés para o Bahia, os torcedores rubro-negros cobraram reforços e até cantaram pela saída do dirigente histórico, cobrando nas arquibancadas:

“Petraglia, cadê você? Cadê o time que você me prometeu”

Torcida do Athletico nas arquibancadas da Ligga Arena.

A derrota acontece na véspera das decisões nas Copas. O Furacão enfrenta o Ypiranga-RS pela terceira fase da Copa do Brasil no próximo sábado (13), às 18h, na Ligga Arena, em Curitiba. Além disso, a equipe tem, na semana que vem, os duelos contra o Cerro Porteño, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

Athletico quer atacante de clube europeu para atuar com Pablo

Pablo no Athletico Paranaense

No último domingo (7), o Athletico Paranaense venceu o Atlético-GO, fora de casa, por 2 a 1, com gols de Julimar e Di Yorio, enquanto o tento do adversário foi feito por Luiz Fernando, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Furacão está na sexta colocação com 25 pontos, dois a menos que o São Paulo, quarto colocado. Agora a comissão técnica do novo treinador, Martín Varini, se prepara para o próximo confronto, diante do Bahia, querendo encostar no G4.

De olho no mercado da bola

Agora a diretoria do clube paranaense se mostra atenta a chegada de reforços pontuais no elenco, com a abertura da janela de transferências que se inicia na próxima quarta-feira (10). Mais um nome vem sendo especulado no ataque.

Segundo informação dos jornalistas, Nadja Mauad e Rodrigo Saviani do GE, o CAP está interessado na contratação de Tetê, do Galatasaray-TUR. Entretanto, de acordo com a reportagem, há um empecilho na chegada do jogador, seu salário.

Atualmente, Tetê, recebe 2,8 milhões de euros – aproximadamente R$16,4 milhões – por temporada, algo em torno de R$1,36 milhões por mês. A compra em definitivo ou por empréstimo vem sendo conversada entre o clube brasileiro e seu empresário.

Mais nomes chegando

Além dele, Petraglia quer trazer ao Furacão Lucas Rosa, que atualmente defende o Real Valladolid. As negociações com o lateral-direito ainda estão em fase inicial e devem avançar nos próximos dias, segundo o portal  Pucela Fichajes.

Agora o Athletico retorna a campo diante do Bahia na próxima quarta-feira (10), em casa, na Ligga Arena, às 19h, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço está na quinta colocação com 27 pontos conquistados.

Em vídeo, Pablo assume erro que resultou em empate do Athletico contra o Botafogo

Pela terceira vez no ano e pela segunda consecutiva, o Athletico levou um gol aos 53 minutos do segundo tempo e que resultou em um resultado ruim para o time.

A primeira foi no dia 1 de maio, quando levou um gol aos 53 minutos do segundo tempo e perdeu a partida de ida conta o Ypiranga, pela Copa do Brasil. Já no último domingo (contra o Flamengo) e ontem (contra o Botafogo) o Athletico poderia ter assumido a liderança do Campeonato Brasileiro, mas sofreu o empate aos 53 do segundo tempo, após cobrança de escanteio.

Na partida contra o Botafogo, o Athletico estava melhor em todo jogo, e todo o time sentiu o empate no último lance. A torcida saiu culpando Pablo por ter dado origem ao lance que resultou no empate e Pablo assumiu a culpa. Confira no vídeo: