Athletico mete 5 gols no Corinthians que se despede do Brasileirão Sub-20

Na tarde desta quarta-feira, o Corinthians encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Sub-20. No CT do Caju, o Timãozinho foi goleado pelo Athletico-PR, por 5 a 0, na última rodada da primeira fase.

O elenco comandado por Raphael Laruccia encontrou dificuldades para criar oportunidades de perigo e viu a bola parada se tornar um diferencial no primeiro tempo. Emersonn, em duas jogadas aéreas, superou a defesa corinthiana e deu vantagem ao time paranaense.

Na segunda etapa, o clube alvinegro pouco ameaçou o gol adversário e cedeu novas chances para o Athletico. Em jogadas de velocidade, Caio Garcez marcou contra a própria meta e Emersonn, que anotou um hat-trick, ampliaram o marcador. Lucas Marezi fez o quinto tento e fechou a conta em Curitiba.

Com o resultado, o Corinthians termina a competição com cinco vitórias, três empates e 11 derrotas, conquistando 18 pontos. A equipe ficou à frente apenas do Red Bull Bragantino e do Atlético-GO entre os 20 times.

Anota aí, Fiel! Ao encerrar a participação no torneio nacional, o Corinthians volta a campo no sábado para a sequência do Paulista Sub-20. Às 15h, na Fazendinha, o Timãozinho recebe o José Bonifácio, pela segunda rodada da terceira fase.

O jogo

Primeiro tempo

Sem pretensões na competição, o Corinthians iniciou a partida experimentando novas formatações em campo, mas sem ser proveitoso nos primeiros minutos. O time paranaense, por sua vez, brigava pela posse de bola e buscava escapadas rápidas.

Aos nove minutos, o goleiro Kauê precisou realizar as primeiras intervenções. Felipe Chiqueti invadiu a área pela direita e chutou firme, parando no arqueiro alvinegro. Na cobrança de escanteio, a escorada de Fábio foi em direção ao gol, mas sem força, facilitando a defesa de Kauê.

A equipe da casa aproveitava os erros na saída de bola do Timão para criar perigo. Rafael Venâncio errou passe e cedeu contra-ataque ao Athletico, que terminou em finalização de Emersonn, de fora da área, por cima do gol.

A primeira oportunidade do Corinthians veio aos 19 minutos. Juninho tramou jogada individual pela direita, deixando dos marcadores para trás. Na entrada da área, ele deixou Thomas Lisboa, que soltou o pé, mas Cadu saltou e fez a defesa.

O elenco alvinegro esboçou uma pressão aos 28, principalmente pelos pés de Pedrinho. O meia arquitetou ataque que terminou com sua finalização, bloqueada pela defesa. Na sequência, Bahia pegou de bate-pronto, na intermediária, em chute fraco para ação do goleiro.

Embora com maior presença ofensiva, o Corinthians tinha dificuldades para segurar o adversário na bola parada. Aos 33, em falta cobrada da direita, a bola atravessou a área e chegou na cabeça de Emersonn, que subiu mais que a defesa e estufou as redes. 1 a 0 Athletico.

11 minutos depois, repeteco em Curitiba. Dudu levantou escanteio na área na cabeça de Emersonn, se antecipando ao goleiro Kauê para subir de cabeça e aumentar a vantagem do time da casa. 2 a 0 Athletico.

Segundo tempo

Com a desvantagem no placar, o Corinthians precisou se soltar para buscar uma reação. Logo aos dois minutos, Thomas Lisboa recebeu na intermediária, fintou o marcador e arriscou colocado de esquerda, mas Cadu se antecipou e fez a defesa.

Os espaços, com uma proposta mais ofensiva, começaram a surgir para o Athletico. Após corta-luz de Sorriso, Felipe Chiqueti finalizou da entrada da área, nas costas de Vitinho, e mandou para o gol. Kauê interveio e espalmou a bola, antes da defesa afastar.

Aos sete minutos, o Athletico perdeu a melhor oportunidade na segunda etapa. Kauê e Renato não se entenderam na pequena área, e a bola sobrou nos pés de Sorriso. O meia ajeitou e, de frente para o gol, buscou o ângulo, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.

Aos 13 minutos, Raphael Laruccia optou por dar cara nova à equipe com duas alterações. Luiz Eduardo e Caio Garcez foram acionados nas vagas de Juninho e Rafael Venâncio.

Mesmo com as mudanças, os espaços eram um convite ao Athletico. Leonardo Derik avançou pela esquerda, invadiu a área e fez o cruzamento. Caio Garcez tentou cortar, mas mandou para o gol, ainda com tentativa de corte de Kauê, aumentando a contagem para o Athletico. 3 a 0.

Não demorou para o time paranaense transformar o placar em goleada. Kayke conduziu pelo lado direito e cruzou em direção à pequena área. Sozinho, Emersonn apareceu para tocar de cabeça, tirando de Kauê, para marcar um hat-trick. 4 a 0.

Depois do gol, Laruccia promoveu outras três mexidas na equipe. Vitinho, Thomas Lisboa e Bahia deixaram o campo para as entradas de Caipira, Yago e Fernando Vera.

Em busca de uma reação improvável, o Corinthians levou perigo pela primeira vez aos 34 minutos. Após erro defensivo do Athletico, Fernando Vera dominou na frente da área e chutou colocado, mas Cadu se esticou e colocou para escanteio.

O placar elástico não tirou a fome do Athletico. Aos 37, Leonardo Derik encontrou nova arrancada pela esquerda, entrou na área e engatilhou para o chute. Porém, o lateral tocou para trás e Lucas Marezi, que apenas bateu para o gol vazio. 5 a 0.

Kauê ainda precisou trabalhar na reta final. Em troca de passes pela direita, Kayke apareceu na grande área e finalizou forte, mas o goleiro corinthiano se movimentou e evitou o sexto tento.

Inter contrata técnico ex-Santos e Athletico-PR

O Internacional definiu a contratação do técnico Pablo Fernandez, de 48 anos, que estava na Ferroviária-SP para o time sub-20.

O que aconteceu

  • Fernandez chega ao clube gaúcho para assinar contrato de dois anos. A contratação está em trâmites finais.
  • A carreira do profissional tem passagens pelas categorias de base do Santos, do Athletico Paranaense e do Red Bull Bragantino. No Bahia ele chegou a ser auxiliar técnico do time principal.
  • Sua passagem pelo comando da Ferroviária no time sub-20 foi destacada na Copa São Paulo deste ano.
  • A equipe terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento na chave 7, na frente do São Paulo. A trajetória acabou na terceira fase da competição, eliminada exatamente pelo Tricolor Paulista.
  • O Inter passa por um processo de mudança em suas categorias de base. A reformulação ocasionou a troca de estruturas e dirigentes. O câmbio mais relevante foi a saída do executivo Gustavo Grossi para contratação de Jorge Andrade, profissional que dirige o setor atualmente.

Athletico muda de decisão e não irá liberar Vitor Roque para o Mundial Sub-20

O Athletico comunicou à CBF, aos empresários e ao atacante Vitor Roque que decidiu não liberá-lo para a Copa do Mundo Sub-20. A competição será disputada de 20 de maio a 11 de junho, na Argentina, e o atleta perderia jogos pela Copa Libertardores e Brasileirão. A informação foi divulgada inicialmente pela jornalista Monique Vilela.

Anteriormente, o atacante tinha a informação que o Athletico iria liberar ele para a competição, mas não para amistosos. Informação, inclusive, confirmada em entrevista pelo presidente do clube, Mario Celso Petraglia. Entretanto, após novas conversas da diretoria com a comissão e com o momento que o atleta vive, o Furacão quer a permanência de Roque.

Vitor Roque foi um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-20 na conquista do título do Sul-Americano da categoria, em fevereiro deste ano. O atacante fez seis gols e foi artilheiro da competição, ao lado de Andrey. Em 2023 pelo Athletico, ele marcou cinco gols e deu duas assistências em 11 jogos, sendo cinco como titular. Nesta Libertadores ele fez dois jogos e marcou um gol, sobre o Atlético-MG.

Vitor Roque completou 18 anos nesta temporada e tem sido cobiçado por muitos clubes europeus. Em abril, o staff do atleta e seu pai estiveram na Inglaterra e na Espanha, conversando com pessoas ligadas a clubes ingleses como: West Ham, Liverpool, Chelsea, Manchester United e Arsenal. Além do Barcelona, um dos clubes mais ativos no interesse pelo atacante.

Sobre o goleiro Mycael e o atacante Renan Viana, que também foram campeões no Sul-Americano Sub-20, o Athletico ainda não sinalizou qualquer liberação junto à CBF. Com isso, ambos devem aparecer na lista de convocados.

Athletico empresta promessa da base para clube paulista

Athletico Sub-20 na Copinha 2023

O Athletico Paranaense acertou o empréstimo do volante Juninho, de 20 anos, para o Mirassol até o fim da temporada. O jogador é um dos destaques da base do Furacão e já teve passagens pelas Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-20.

Destaque na última Copa São Paulo, Juninho foi titular e capitão do time e agora terá uma nova oportunidade de se destacar no futebol profissional. Com a boa marcação e qualidade para criar jogadas, o jovem atleta marcou dois gols na última Copinha e tem contrato com o Athletico até 2026.

Experiência no futebol profissional

Entre 2021 e 2022, Juninho já teve oportunidades no time de aspirantes do Athletico e fez 15 jogos como profissional, marcando um gol. Agora, ele terá mais uma experiência no futebol profissional atuando pela equipe do Mirassol na Série B do Brasileirão.

O Mirassol apresentou o volante na última quarta-feira (29), após Juninho ter feito parte do time Sub-20 do Athletico no Brasileirão da categoria. O jogador é considerado uma das principais promessas da base do Furacão e está nos planos futuros do clube.

Destaque na base do Athletico

Na base do Athletico, Juninho se destacou pela boa marcação e qualidade técnica. Além disso, o jovem atleta tem habilidade na finalização de média e longa distância, o que o torna uma peça importante no esquema tático da equipe.

Com o empréstimo para o Mirassol, Juninho terá a oportunidade de mostrar seu talento em um campeonato nacional, além de adquirir experiência no futebol profissional. O Furacão continuará acompanhando de perto o desenvolvimento do jogador e espera contar com ele em um futuro próximo.

Sem custo, diretoria do Bahia adquire artilheiro Sub-20 do Corinthians

O Esporte Clube Bahia, associado à SAF do Grupo City, poderá adquirir o talentoso centroavante das categorias de base do Corinthians, Felipe Augusto, sem custo algum para o clube. O jornalista esportivo Jorge Nicola, do “Canal do Nicola”, revelou a informação em primeira mão, explicando que o contrato do jogador com o Corinthians se encerra em outubro e que a partir de abril ele pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube sem custo para a equipe compradora.

Felipe Augusto, de 19 anos, chegou ao Corinthians em 2017 e já é considerado o artilheiro do sub-20 do clube, com seis gols e uma assistência em oito jogos nesta temporada. O Corinthians, por sua vez, deixou as negociações para renovar o contrato do jogador muito tarde e, agora, há uma série de oportunidades para o atleta, com o Grupo City sendo um dos interessados em colocá-lo no Bahia.

A estratégia do Grupo City tem sido investir em jogadores jovens e promissores, o que tem sido extremamente benéfico para o Esporte Clube Bahia. O conglomerado empresarial tem sido responsável por diversas transferências lucrativas ao clube e se comprometeu a pagar cerca de 1 bilhão de reais para o Tricolor em 15 anos.

Palmeirenses são surpresas na convocação de interino Ramon Menezes

Técnico Ramon Menezes

O técnico interino Ramon Menezes convocou a Seleção Brasileira nesta manhã de sexta-feira no Rio de Janeiro. Os atletas foram convocados para o amistoso contra o Marrocos, no próximo dia 25 em Tanger. A ausência foi o atacante Neymar, lesionado no tornozelo e que vai ficar em tratamento.

Das novidades apresentadas pelo treinador duas chamam atenção: o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, ambos do Palmeiras. os dois jogadores já vinham sendo pedidos pelos torcedores na época do técnico Tite. Esta foi a primeira convocação após a Copa do Mundo do Cátar. Da seleção do último mundial, 11 jogadores retornam para ajudar a amarelinha.

Confira a lista:

Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest)

Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit)

Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes: Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vinícius Jr. (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico).

Vitor Roque agradece convocação para Seleção e mira “voltar mais vezes”

Vitor Roque na Seleção Brasileira Sub-20

Um dos destaques na recente conquista do Brasil no Sul-Americano sub-20, Vitor Roque deu mais um passo importante na carreira e foi chamado nesta sexta-feira para a Seleção principal que disputará um amistoso contra Marrocos. O jovem atacante do Athletico-PR exaltou a oportunidade com o técnico interino Ramon Menezes, com quem trabalhou na base brasileira.

“Quero agradecer a Deus e ao professor Ramon pela oportunidade. É continuar trabalhando firme para voltar mais vezes”, disse o atleta, que já está na mira do Barcelona, da Espanha. em entrevista às redes sociais do time paranaense.

Na Seleção Brasileira principal, Vitor Roque espera demonstrar principalmente “garra e vontade”. Ele pretende seguir a evolução que conquistou inicialmente com a camisa do Athletico-PR e o projetou no cenário nacional.

“É um processo longo que estou construindo aqui no Athletico. Só agradecer ao Athletico pela oportunidade”, afirmou.

O Brasil enfrentará o Marrocos no dia 25 de março, às 19 horas (de Brasília). O jogo acontecerá na casa da seleção africana, no estádio Ibn Batouta, em Tânger.

Técnico interino da Seleção Brasileira convoca 9 jogadores pela primeira vez

Técnico Ramon Menezes

O técnico interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, convocou nove jogadores para vestir a camisa amarela pela primeira vez. Entre as novidades estão os atacantes Rony, atacante do Palmeiras, e Vitor Roque, do Athletico-PR.

A lista com 23 jogadores é para o amistoso contra a seleção do Marrocos no dia 25 de março, em Tânger, no Marrocos.

Ramon frisou bastante também de que todos os jogadores que estiveram no Catar teriam condição de fazer parte da lista e garantiu ter tido total liberdade da gestão da CBF para escolhas. Campeão sul-americano sub-20, o treinador convocou cinco dos jovens que estiveram na Colômbia em campanha que permitiu a oportunidade na equipe principal.

 Já deixei claro que sou funcionário da CBF e o presidente me deu essa oportunidade. O primeiro desafio foi o Sul-Americano, e acho que a conquista fez com que aumentasse minha credibilidade na CBF. Vestindo a camisa da seleção, sempre procurei passar para esses atletas o sentimento e o que penso sobre futebol: espírito, atitude, a entrega da alma. Baseado nisso, fizemos uma convocação onde procuramos manter a base da Copa com 11 nomes. É o momento também de oportunizar novos atletas, que têm demonstrado uma performance muito boa.

Este é o primeiro jogo da seleção após a Copa do Mundo. Ramon Menezes assumiu o cargo interinamente, depois da saída de Tite, enquanto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não define o nome do novo treinador.

Confira a lista completa de convocados

Goleiros – Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)

Laterais – Arthur (América-MG), Emerson (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest)

Zagueiros – Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit)

Meias – André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes – Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vinicius Junior (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico-PR). 

Fonte: CBF

Vitor Roque marca de novo e Brasil vence a Venezuela

Vitor Roque do Athletico em atuação pela Seleção Brasileira Sub-20 contra a Venezuela

O Brasil venceu a Venezuela por 3 a 0, no Estádio Metropolitano de Techo, pela segunda rodada do hexagonal do Sul-Americano sub-20. A seleção brasileira começou sem inspiração, mas acordou na segunda etapa e se mantém liderança do torneio.

  • Os gols foram marcados por Vitor Roque, aos quatro minutos, por Pedro Henrique, aos 39′, e por Andrey Santos, aos 44′. Todos os tentos saíram no segundo tempo.
  • A equipe comandada por Ramon Menezes continua invicta no Sul-Americano da categoria.
  • A Venezuela começou fazendo jogo duro, pressionou e neutralizou o ataque do Brasil no primeiro tempo. Após o intervalo, no entanto, a seleção brasileira mudou a postura e conseguiu se impor para construir o placar.
  • O Brasil chega aos seis pontos com o resultado e permanece na liderança, superando o Uruguai no saldo de gols. Já a Venezuela continua com um ponto e está atualmente na quarta colocação.
  • A próxima partida da seleção será na segunda-feira (6), contra o Paraguai, às 19h30 (de Brasília), enquanto a Venezuela encara o Uruguai, as 17h.

A estrela do artilheiro muda a partida

O cenário da partida não começou favorável ao Brasil. Os venezuelanos chegaram a controlar as ações e encurralaram os brasileiros, que tinham dificuldades na criação.

Até mesmo a principal esperança de gol da seleção brasileira estava apagada. Pouco antes de marcar, Vitor Roque mal aparecia e chegou até a perder um gol feito ao furar a bola na pequena área.

No entanto, ele não desperdiçou a outra chance que teve quando esteve diante do gol. Aos quatro minutos da segunda etapa, a joia do Athletico-PR fez o facão, recebeu ótimo lançamento de Marlon Gomes e inaugurou o placar ao encobrir o goleiro da Venezuela.

Vitor Roque balançou a rede pela sexta vez em cinco jogos e se isolou ainda mais na artilharia do Sul-Americano. O tento dele, inclusive, mudou a partida.

Na reta final, a Venezuela passou a ceder mais espaço e o Brasil aproveitou. Pedro Henrique e Andrey Santos ampliaram e a seleção brasileira chegou a 15 gols marcados, tendo de longe o melhor ataque do torneio.