Palmeiras x Ponte Preta: escalações, arbitragem e onde assistir

Em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2024, Palmeiras e Ponte Preta se enfrentam neste sábado (16) às 18hs na Arena Barueri.

O Verdão terminou a primeira fase da competição estadual na liderança do Grupo B, com 28 pontos, sendo oito vitórias e quatro. Com isso, garantiu também a melhor campanha do torneio e a vantagem de disputar os mata-matas em jogo único com o mando de campo. Na última rodada, o Palmeiras venceu o Botafogo-SP por 1 a 0, em Barueri, com gol de Rony.

Já a Ponte Preta terminou na vice-liderança do Grupo B, com 17 pontos e, no último duelo da primeira fase, foi derrotada pelo Santo André por 1 a 0.

SEM DESFALQUES, PALMEIRAS VAI COM A FORÇA MÁXIMA EM BUSCA DA 11ª CLASSIFICAÇÃO CONSECUTIVA PARA ÀS SEMIFINAIS DO PAULISTÃO

O Palmeiras avançou para as quartas de final do Campeonato Paulista sem desfalques, com exceção de Dudu, Bruno Rodrigues e Gustavo Gómez, que se recuperam de lesões. Com isso, o Verdão encara a Ponte Preta com força máxima.

Campeão em 2020, 2022 e 2023, vice em 2015, 2018 e 2021 e semifinalista em 2014, 2016, 2017 e 2019, o alviverde é o único clube presente nas últimas 10 semifinais do Campeonato Paulista e busca a 11ª classificação consecutiva.

A Ponte Preta terá importantes desfalques para encarar o Palmeiras pelas quartas de final na Arena Barueri. O atacante Gabriel Novaes e o meia-atacante Dudu Sheit, foram expulsos no segundo tempo da partida contra o Santo André, pela última rodada da primeira fase do Paulistão e desfalcam a equipe.

Por outro lado, o meia-atacante Dodô volta a ficar à disposição do treinador após se recuperar de uma entorse no joelho direito e deve ser relacionado para a partida decisiva fora de casa.

Horário, transmissão, arbitragem, prováveis escalações: os dados de Palmeiras x Ponte Preta

Data: 16 de Março de 2024, sábado;
Horário: 18h (de Brasília);
Local: Arena Barueri, em Barueri-SP;
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: 
À definir
VAR: 
À definir

TRANSMISSÃO

– CAZÉ TV (YouTube – Internet) e PAULISTÃO PLAY (streaming);

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Luan e Piquerez; Aníbal, Richard Ríos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Flaco López e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.

Desfalques: Dudu (lesão no ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho direito), Bruno Rodrigues (lesão no joelho direito) e Gustavo Gómez (fratura no dedo do pé esquerdo);
Suspensos: Ninguém;
Voltam de suspensão: Ninguém

PONTE PRETA: Pedro Rocha, Castro, Luís Haquin e Nilson Júnior; Igor Inocêncio, Emerson Santos, Ramon Carvalho, Elvis e Gabriel Risso; Iago Dias e Jeh. Técnico: João Brigatti

Desfalques: Ninguém;
Suspensos: Dudu Sheit e Gabriel Novaes (Cartão Vermelho);
Voltam de suspensão: Ninguém

Partida entre Palmeiras e Ponte Preta terá torcida única na Arena Barueri

O Palmeiras enfrenta a Ponte Preta, na Arena Barueri, às 18h (de Brasília) do próximo sábado (11), pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Além de decidir o duelo em casa em partida única, o Verdão terá também a vantagem da torcida única no confronto.

Isso ocorre, pois, a medida de torcida única no estado de São Paulo não se delimita apenas os quatro clubes tidos como ‘grandes’ – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Mas se expande aos clubes de Campinas, Ponte Preta e Guarani. Como consequência, o duelo de sábado terá somente palestrinos.

Dentre os quatro confrontos das quartas de final do Paulistão, somente o duelo entre palestrinos e ponte-pretanos terá somente uma torcida nas arquibancadas. Os jogos entre São Paulo e Novorizontino, no Morumbi; Santos e Portuguesa, na Vila Belmiro; e Red Bull Bragantino e Inter de Limeira, no Nabi Abi Chedid, vão ter a presença de duas torcidas.

A obrigatoriedade de torcida única em São Paulo foi imposta após uma briga entre torcedores corintianos e palmeirenses em 2016, durante um jogo do Campeonato Paulista. Ponte Preta e Guarani entraram na lista em 2018.

Corinthians perde para Ponte Preta e depende de rivais para seguir no Paulistão

Corinthians perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta, neste domingo (25), na Neo Química Arena, e ficou em situação complicada para classificação no Campeonato Paulista, após dez rodadas.

O gol da Macaca foi marcado por Iago Dias, aproveitando rebote de Carlos Miguel logo aos 5 minutos de partida. A derrota sofrida é a primeira do Corinthians sob comando do técnico português António Oliveira.

As contas do Corinthians no Paulistão

A duas rodadas do fim da fase de grupos, o Corinthians é o lanterna do grupo C, com 10 pontos. Inter de Limeira e Mirassol, 2º e 3º colocados, respectivamente, aparecem com 14 pontos, enquanto o líder Red Bull Bragantino tem 18.

A Inter de Limeira tem um jogo a mais para disputar, o duelo atrasado contra o São Paulo, marcado para quarta-feira (28), em Brasília. Caso a Inter vença, o Corinthians estará matematicamente eliminado.

Adversários não podem fazer mais três pontos

Além do São Paulo, o time de Limeira também vai encarar o Santos, já classificado, na última rodada, além do Ituano na penúltima. Já o Mirassol encara Portuguesa e São Bernardo.

Para a torcida do Corinthians, resta torcer por duas vitórias nas últimas rodadas, contra Santo André e Água Santa, e secar Inter de Limeira e Mirassol, que não podem fazer mais do que dois pontos nas rodadas restantes.

Ponte Preta entra na zona de classificação

Já a Ponte Preta chegou a 16 pontos e entrou na zona de classificação do Grupo B, com dois pontos a mais que o Água Santa, terceiro colocado. A Macaca depende apenas de si para chegar às quartas de final.

Felipinho se despede da Ponte Preta e desembarca em Curitiba para assinar com o Athletico-PR

Após se despedir da Ponte Preta, o volante Felipinho, de 22 anos, já desembarcou em Curitiba, para assinar como novo reforço do Athletico-PR. Ele está passando por exames médicos e deve ser oficializado no clube paranaense nas próximas horas.

Logo no desembarque, ainda no Aeroporto Afonso Pena, em uma entrevista rápida à jornalista Monique Vilela, do Canal MV, Felipinho avaliou a oportunidade como “grande chance” de sua carreira. “Estou muito feliz por estar aqui, é um momento novo na minha carreira. Estou pronto para os novos desafios e sei que as responsabilidades serão ainda maiores”, disse.

Felipinho havia recebido propostas de Internacional e Fortaleza, mas seu procurador preferiu pelo acerto com o Athletico-PR. O time paranaense deve pagar R$ 7,5 milhões à Ponte Preta, por 70% dos direitos econômicos do atleta. Os outros 30% serão mantidos pela equipe paulista para vendas futuras.

O volante estava na Ponte Preta desde 2021, quando chegou do São Raimundo-RR, ainda para as categorias de base. No ano passado, chamou atenção da comissão técnica e foi promovido aos profissionais. Desde então, vem se destacando. Ao todo, fez 44 partidas com a camisa alvinegra e marcou dois gols. Um deles no último domingo no empate por 3 a 3 com o São Bernardo.

A promessa que estava dando sopa no mercado e acabou no Athletico-PR

O Athletico avançou nas negociações para contratar o volante Felipinho, de 22 anos, que pertence à Ponte Preta. O jogador é um dos destaques da equipe de Campinas e pode chegar para reforçar o setor de meio-campo do Rubro-Negro. Segundo o Ge, os clubes já estão no estágio de troca e avaliação de documentação.

Felipinho tem contrato até 2025 com a Ponte e atuou na última quarta-feira (7), na vitória sobre o Botafogo-SP por 3 a 0. Este duelo foi provavelmente a despedida dele com a camisa alvinegra, já que o jovem é esperado nos próximos dias em Curitiba, para fazer exames e assinar contrato.

Outros clubes sondaram a situação do jogador, como América-MG e Fortaleza. Em entrevista recente, o técnico da Ponte, João Brigatti, admitiu o risco de perder o volante para a sequência da temporada.

– O Felipinho é um atleta que está em evidência no cenário nacional. Várias equipes estão atrás, mas é um cara de cabeça boa e a gente busca passar essa tranquilidade também. São vários clubes e a gente deixa a cargo da diretoria porque o clube também precisa fazer dinheiro por conta da situação financeira. – Explicou o treinador.

Felipinho foi destaque da equipe em 2023, ele fez 38 jogos no ano passado, sendo 30 pela Série B. Inclusive, o jovem volante fechou a competição como líder de desarmes. Segundo dados do SofaScore, Felipinho teve médias de 3.4 desarmes, além de 4.5 bolas recuperadas por jogo. Nesse ano, foram seis jogos, com um gol marcado.