Cuca diz que vai mandar medalha para seu antecessor Osorio

O primeiro título de Cuca pelo Athletico foi marcado por uma declaração curiosa do treinador. Momentos após a vitória sobre o Maringá, desta vez por 3 a 0, neste sábado, na Ligga Arena, ele afirmou que vai enviar a medalha de Campeão Paranaense 2024 para o seu antecessor: o colombiano Juan Carlos Osorio.

A explicação de Cuca é por conta do número de jogos comandados pelos dois. Osorio dirigiu o Furacão em 12 partidas: da primeira rodada até o jogo de ida das quartas de final – derrota por 1 a 0 para o Londrina. Já o atual treinador assumiu o restante do trabalho: cinco partidas e 100% de aproveitamento.

“Eu não posso esquecer, de maneira alguma, de dividir o título com o Osório, com a comissão técnica dele, que foi quem tocou maior parte do campeonato. Então, minha medalha vou enviar diretamente para ele. Não é (no sentido) figurado. É real”.

disse Cuca em entrevista coletiva.

Sob o comando de Cuca, no Paranaense, o Athletico venceu Londrina (6 a 0), Operário-PR (2 a 1 e 1 a 0) e Maringá (1 a 0 e 3 a 0). Foram 13 gols marcados, o que levaram o time a ter o melhor ataque do estadual, com 29 gols no total, e apenas um gol sofrido (o Furacão teve a defesa menos vazada, com sete gols).

Aliás, entrevista coletiva do treinador durou poucos minutos. Após atender a maioria dos jornalistas ainda no gramado da Ligga Arena, Cuca cumpriu o protocolo e seguiu até a sala de imprensa. Após responder o terceiro questionamento, ele foi surpreendido pelos jogadores que o banharam com água e gelo, no tradicional banho da vitória, já tradicional entre os campeões.

Campeão paranaense, o elenco do Athletico não terá muito tempo para comemorar. Na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o Furacão volta a campo para encarar o Rayo Zuliano, da Venezuela, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. O ge transmite em Tempo Real.

Osório projeta Athletico para o Mata a Mata

O Athletico inicia no próximo sábado, contra o Londrina, fora de casa, a primeira disputa eliminatória da temporada. Líder da primeira fase, o Furacão ganhou o direito de disputar o segundo jogo do confronto dentro de casa.

O técnico Juan Carlos Osorio valorizou a campanha da equipe e projetou a sequência de competição.

“Agora é ida e volta, vamos planejar da melhor forma possível para cada mata-mata. Temos que manter a disputa aberta no primeiro jogo para decidir em casa. Essa vantagem é muito importante para nós”, disse o treinador.

Valorizamos muito essa competição. Pessoalmente também, pois nunca disputei. É uma grande oportunidade para todos nós do Athletico.

Osório, técnico do Athletico Paranaense

Para o compromisso de sábado, a tendência é que o treinador volte a relacionar o meia Bruno Zapelli. Ele foi desfalque no Athletiba por questões médicas. Na domingo, contra o São Joseense, ficou fora da lista de relacionados por opção do treinador.

Osorio elogiou o argentino e disse que Zapelli tem características e poder de decisão para atuar na Zona 14, na armação de jogadas da equipe.

Zapelli é quem mais me agrada para essa função, ele é o mais completo que temos para atuar ali. Quem joga na zona 14 são jogadores que influenciam no jogo e no resultado. Jogadores que têm capacidade de fazer gols. Mas ele compete com Jader, Benítez e Pablo e vamos avaliar a necessidade de cada jogo.

Osório

O elenco se reapresenta nesta terça-feira no CT do Caju e inicia a preparação para a partida. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo na última rodada, Fernandinho retorna e fica à disposição da comissão técnica.

O duelo é válido pela fase quartas de final do Paranaense e está marcado para começar às 16h (de Brasília).

Após xingamento, Osorio manda beijos para a torcida do Coritiba no Couto

O técnico Juan Carlos Osorio protagonizou cenas polêmicas no clássico Atletiba deste domingo (18), no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense.

Ainda no início da partida, quando o jogo estava com o placar fechado, o treinador do Furacão foi bastante xingado pelos torcedores do Coritiba.

O colombiano então se virou para as arquibancadas e fez sinais com os braços ironizando e pedindo mais gritos da torcida rival. A torcida coxa-branca respondeu aumentando o tom.

Na sequência da primeira etapa, já com placar de 1 a 0 para o Furacão, Osorio também mandou “beijos” para os coxas-brancas e fez símbolo de coração.

Bastante enérgico durante o primeiro tempo, o colombiano aplaudiu cada acerto do time rubro-negro e se enfureceu com os erros da equipe. O treinador também mexeu no microfone da transmissão que fica ao seu lado no banco de reservas e discutiu com integrantes da arbitragem e da comissão técnica alviverde.

O Athletico tem a semana cheia e só volta a campo diante do São Joseense. O jogo será no domingo (25), às 16h, na Ligga Arena, pela última rodada da primeira fase.

Osorio rebate críticas e pede apoio da torcida do Atheltico após empate no Paranaense

Depois de um empate sem gols com o Operário, nesta quinta-feira (15), pela nona rodada do Campeonato Paranaense, o Athletico foi alvo de críticas na Ligga Arena. Após o término da partida, a torcida do Furacão protestou com vaias, afirmando que vencer o clássico Athletiba, na próxima rodada, é obrigação.

Depois do confronto, na entrevista coletiva, o técnico Juan Carlos Osorio pediu o apoio e compreensão da torcida.

“A torcida com certeza vai reclamar muito mais. Esse cenário vai se repetir. Acredito que tem mais opções de ganhar quando se controla a bola. Peço à torcida apoio ao time. O Athletico é o mais importante”, destacou Osorio.

Uma das principais críticas da torcida é referente às escolhas do treinador, que ainda não definiu seus 11 jogadores ideais na escalação titular.

Osorio afirmou que não sofre de nenhuma indecisão para montar o time, e que 11 jogadores titulares não existem em nenhum time de futebol.

“Temos 28 sessões de treino até agora. Hoje, conheço muito bem nossos atletas, não tenho nenhuma dúvida, nenhuma indecisão. Tem posições em que as decisões são muito difíceis. Não quero ter um 11 titular, isso não existe no mundo do futebol, apenas os times que conseguem investir milhoes e milhoes de dolares em jogadores”, avaliou o professor.

Outro ponto pedido pela torcida foi a vitória no clássico contra o Coritiba. O jogo próximo domingo (18), pela nona rodada, define também a liderança isolada da competição.

Com o empate diante do Operário, o Furacão se manteve em primeiro lugar, com 21 pontos. Já o Coxa é o vice-líder, com 20 pontos. Desta forma, além da importância do clássico, o Athletiba vale também a liderança isolada da fase classificatória.

Para o jogo, que será no Couto Pereira, Osorio prometeu uma atuação competitiva, e sem violência.

“Respeitamos profundamente o Coritiba. Vou propor um clássico sem violência, mas competir a 100%. Só há uma maneira de jogar o jogo, com a bola. Ninguém leva seis pontos no clássico, ainda são três pontos. Entendo que é clássico, mas vamos jogar um jogo, e temos que jogá-lo da melhor maneira. Não gosto da violência, temos que respeitar o futebol. Atacar, buscar, sempre propor o jogo”, finalizou o treinador.

Escalação do Athletico: Osorio tem volta de titulares contra o Operário-PR

O técnico do Athletico, Juan Carlos Osorio, conta com a volta dos titulares para o duelo com o Operário-PR, pelo Campeonato Paranaense.

O jogo da nona rodada será na quinta-feira (15), às 19h, na Arena da Baixada.

Após o clube ter poupado os titulares e o próprio Osorio no 2 a 1 sobre o Londrina, nomes como Thiago Heleno, Fernandinho, Mastriani e companhia devem reassumir a titularidade.

O meia Bruno Zapelli e atacante Cuello também voltam. Zapelli estava machucado, e Cuello, suspenso. Nenhum jogador está suspenso – Madson é o único pendurado.

Assim, um provável Athletico tem Bento; Madson, Thiago Heleno, Mateo Gamarra e Vinícius Kauê; Fernandinho e Erick; Canobbio, Bruno Zapelli e Pablo (Cuello); Mastriani.

Fernandinho analisa início de trabalho do Juan Carlos Osorio no Athletico-PR

O Athletico-PR venceu o Cascavel pelo Campeonato Paranaense nesta quarta-feira e contou com mais uma grande atuação de Fernandinho, que deu a assistência para o gol da vitória, marcado por Pablo. O volante analisou o início de trabalho do Juan Carlos Osorio, novo treinador da equipe.

“Está sendo um início de trabalho bom, estamos assimilando as ideias do professor, que são ideias que nos fazem refletir em relação ao jogo, ao adversário e a nós mesmos. Está sendo muito positivo como período de preparação, para que a gente chegue prontos para a disputa do Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana”, disse.

Fernandinho ainda falou sobre a adaptação do treinador e dos novos jogadores que chegaram ao Athletico-PR no início desta temporada.

“Tivemos três treinadores no ano passado, um novo este ano. São muitas mudanças, além da chegada de novos jogadores, com perfil diferente. Demanda muito tempo para preparar uma boa equipe, que é o que queremos. Queremos ganhar todas as partidas”, explicou.

Agora, o Athletico-PR volta a campo no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Londrina. O jogo é válido pela oitava rodada do Campeonato Estadual e será realizado no Estádio do Café.