Atitude de Mano Menezes em Corinthians x Grêmio causa repercussão

Uma atitude de Mano Menezes em Corinthians x Grêmio, neste domingo (2), impressionou torcedores nas redes sociais. O Timão bateu o Tricolor Gaúcho por 2 a 0, com gols de Gustavo Henrique e Memphis Depay.

Ex-técnico do Timão, Mano Menezes reencontrou o ex-clube em Corinthians x Grêmio. O jogo foi decisivo na briga por uma vaga na Libertadores de 2026, mas o destaque do primeiro tempo foi uma cena inusitada.

A bola foi para o alto e ia cair bem na área técnica de Mano Menezes. O técnico do Grêmio dominou com estilo e recebeu aplausos de Dorival Júnior, técnico do Corinthians. A cena rapidamente viralizou nas redes sociais. Veja abaixo:

Contra o Athletico-PR, Corinthians precisa vencer seca para se distanciar do rebaixamento

O Corinthians entra em campo na noite desta quarta-feira (31), contra o Athletico-PR, às 19h (horário de Brasília), em mais uma tentativa de garantir os três pontos para conseguir atingir a pontuação necessária para se salvar no Campeonato Brasileiro de 2023: 45 pontos. Porém, as coisas não têm sido fáceis para o Timão, que mesmo na Neo Química Arena não consegue sair vitorioso de um jogo desde 22 de setembro, quando garantiu o placar de 1 a 0, sobre o líder da competição, o Botafogo.

Antes da vitória em questão, o alvinegro já tinha somado a conta três empates dentro de casa, contra Palmeiras, Grêmio e Goiás. Depois disso, de um mês para cá foram mais quatro: Fortaleza (pela Sul-Americana), Flamengo, América-MG e Santos. Coincidência ou não, todos eles com a mesma quantidade de gols, um para cada lado, ou seja, em oito jogos em Itaquera, foram sete empates.

Sequencia de empates na Neo Química Arena é a pior desde o Brasileirão de 2021

Essa sequência de empates é a pior do Corinthians dentro dos seus domínios em Itaquera desde o Campeonato Brasileiro de 2021, quando o time ainda era comandado pelo Sylvinho. Na época, o time perdeu dois jogos e empatou outros dois.

O mesmo também aconteceu no Brasileirão de 2020, quando o time teve três treinadores na temporada: Tiago Nunes, Dyego Coelho e Vagner Mancini. Ainda assim, menos que este ano, já que Mano Menezes é o quarto comandante do Timão.

Mesmo com a incômoda sequência de empates, o treinador corintiano reforçou em coletiva que o objetivo principal era estancar as derrotas e recuperar confiança:

Eu acho que primeiro tem que estancar as derrotas, e estancamos, paramos, solidificamos um pouquinho e vamos ganhando confiança.

Mano Menezes

Outros motivos além do jejum elevam a necessidade do Timão buscar a vitória 

Claro que quebrar o jejum de vitórias diante do seu torcedor é importante, mas também é o menor dos problemas do Corinthians no Campeonato Brasileiro se comparado a necessidade do time de se livrar da pressão sofrida para se afastar da zona de rebaixamento. Hoje o Timão está no 15º lugar, com 37 pontos, cinco de distância do Goiás, primeiro no Z4.

Um ponto a favor do time são as duas últimas atuações do elenco. Diante do Cuiabá, onde conseguiu a primeira vitória sob o comando de Mano Menezes, e agora contra o Santos, na Neo Química Arena, onde o Corinthians dominou toda a partida, já foi possível ver o time colher um pouco das mudanças feitas pelo treinador.

Apesar disso, um ponto que tem sido uma deficiência do time durante os 90 minutos do jogo é a queda de rendimento e atuação de uma etapa para a outra. Foi assim diante do Fluminense, Cuiabá – ainda que pouco – e do Santos, dando mais espaço para rival criar chances de perigo.

Retrospecto
 de Corinthians x Athletico-PR

No Campeonato Brasileiro, Corinthians e Athletico-PR já se enfrentaram em 52 duas oportunidades, e o alvinegro tem uma pequena vantagem: são 19 vitórias, 14 derrotas e 19 empates. Na partida válida pelo primeiro turno da competição, o Corinthians não conseguiu ser efetivo em nenhum momento, foi completamente dominado pelo adversário, que venceu a partida por 1 a 0, com gol marcado por Vitor Roque.

Mano sai satisfeito com comportamento do Corinthians após empate com o Flamengo

No sábado (07), Flamengo e Corinthians se enfrentaram pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro na Neo Química Arena, e a partida terminou em um empate de 1 a 1. Apesar do resultado, o técnico do time paulista, Mano Menezes, não escondeu sua satisfação com a atitude demonstrada pelos adversários do Fla durante o jogo.”Não posso dizer que estou satisfeito com o resultado, porque não celebramos empates, mas estou contente com a postura que nossa equipe demonstrou hoje. Isso é o aspecto mais positivo que tiramos deste jogo. Melhoramos nosso posicionamento defensivo e apresentamos uma estrutura mais sólida nesse aspecto, o que resultou em menos oportunidades concedidas”, afirmou Mano Menezes durante a coletiva de imprensa pós-jogo.É importante mencionar que o Flamengo abriu o placar com um gol espetacular de Gerson, de fora da área, aos oito minutos do segundo tempo. No entanto, aos 32 minutos da segunda etapa, Léo Pereira cometeu uma penalidade, que foi convertida por Fábio Santos. Com isso, a partida terminou empatada em 1 a 1.Após esse jogo, o Flamengo permanece na quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos. No entanto, o clube carioca está atento à partida entre Fluminense e Botafogo, no domingo (08), pois uma vitória do Fluminense pode resultar na perda de uma posição na tabela de classificação, dependendo do saldo de gols.Com 11 dias livres de jogos pela frente devido à Data FIFA, o Flamengo terá a oportunidade de se preparar para seu próximo compromisso, agendado para o dia 19 de outubro (quinta-feira), contra o Cruzeiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Belo Horizonte. A expectativa é que o novo treinador do Flamengo, Tite, faça sua estreia nessa partida, assumindo a equipe na próxima semana.

Mano Menezes detona tropeço do Inter na Libertadores: “Decepcionante”

Mano Menezes no Internacional

Mano Menezes não gostou do empate do Internacional na Libertadores. A equipe recebeu o Nacional durante a noite da última quarta-feira, 3, e não se deu bem contra os rivais uruguaios. Mesmo com o Beira-Rio lotado, o Colorado deixou a vitória escapar no final do segundo tempo e deixou o gramado apenas com um empate de 2 a 2. Em entrevista coletiva, o técnico do Inter demonstrou grande insatisfação. 

O técnico do Internacional ressaltou as dificuldades que o Colorado atravessou durante a partida e também a oportunidade que teve para sair com a vitória. A equipe vencia até os acréscimos do segundo tempo, porém não sustentou o resultado e saiu com um 2 a 2 do Beira-Rio. O gol no final do jogo deixou Mano Menezes incomodado.

“Saímos duas vezes na frente, faz o gol aos 40 do segundo tempo e é uma coisa que seria extremamente positiva. Fica com aquele gosto de ter deixado escapar uma vitória importante. (…) Temos que terminar bem organizados. Terminar sabendo se comportar. Com gol aos 40, parar o jogo, não deixar o adversário ganhar ritmo. Saber encerrar jogos difíceis como esse também é uma necessidade e precisamos melhorar isso”

afirmou Mano Menezes

Segundo o treinador do Internacional, o tropeço só veio, pois a sua equipe não soube aproveitar os bons momentos que teve durante os 90 minutos: “Podemos direcionar pelo fato de não ter aproveitado nosso momento muito bom no primeiro tempo para transformar nossa vantagem em uma vantagem maior. Foi, a meu ver, onde deixamos escapar a nossa vitória dentro de casa“.

Com o resultado, o Internacional ficou na segunda posição do grupo B e há dois pontos do Nacional. A estratégia do Colorado, para as três primeiras partidas, era vencer duas em casa e pontuar fora, mas o plano só não foi cumprido a risca devido ao empate da última quarta-feira, 3. Sendo assim, Mano Menezes não escondeu a decepção pelo seu planejamento não ter saído como pensava. 

Não era o que planejávamos porque sabemos que o fator local na Libertadores influencia muito. Nossa meta era fazer as duas vitórias em casa e, no mínimo, pontuar fora, como conseguimos. Não atingimos o que era nossa ideia. Temos que ter maturidade. Temos que trabalhar na segunda parte, supostamente mais difícil, e reverter o que deixamos escapar em casa”

concluiu Mano Menezes.

Com esse cenário irregular do Internacional na Libertadores, a equipe vai poder se preparar por 21 dias até o próximo compromisso no torneio continental. O Inter só voltará a campo pela competição no dia 25 de maio, contra o Metropolitanos. A expectativa do Colorado é de sair com uma vitória importante para a sua sequência no campeonato.

Inter abre conversa para tirar volante de Sampaoli

Mano Menezes no Internacional

O Internacional está de olho no mercado para reforçar a equipe comandada por Mano Menezes e garantir uma segunda metade de temporada bem-sucedida. Em busca de um volante, o clube tem dois nomes em destaque: Richard Rios, do Guarani, e Fernando, do Sevilla.

Enquanto Rios é uma opção mais acessível financeiramente, Fernando exige uma negociação mais complexa, já que é uma peça importante do time espanhol comandado pelo técnico Jorge Sampaoli. Aos 35 anos, o volante tem uma vasta experiência no futebol europeu, tendo passado por clubes como Porto, Manchester City e Galatasaray.

Segundo o jornalista Bruno Andrade, a direção do Colorado já sondou o jogador e está disposta a investir para contar com seu futebol. Enquanto isso, as conversas com Rios estão estagnadas, já que o Guarani se mostrou rígido sobre o valor da multa rescisória, estipulada em R$ 15 milhões.

Com o Brasileirão pela frente, o Internacional busca se fortalecer para superar as barreiras de uma competição longa e desafiadora, especialmente para equipes que não possuem um elenco encorpado. Resta agora esperar para ver como as negociações irão se desenrolar e quais serão os reforços que chegarão para fortalecer a equipe colorada.