“Precisaremos reconstruir”, diz Cuca sobre casos de Robinho e Daniel Alves

O técnico Cuca comentou sobre os casos de Daniel Alves e Robinho, ambos condenados por abusos sexuais fora do País. Em entrevista à imprensa, o comandante do Athletico Paranaense afirmou que seria mais um no movimento contra a violência às mulheres.

Para a coluna do jornalista Diogo Dantas, o treinador, que teve anulado seu caso de abuso contra uma adolescente, não quis fazer juízo de valor sobre os casos dos brasileiros.

“Meu processo foi anulado, mas nem por isso – ou muito menos por isso – me sinto à vontade em comentar esse tema. No entanto, nas minhas reflexões, e durante minha última coletiva, eu disse, e continuo dizendo, que o silêncio é uma forma de covardia. Robinho e Daniel Alves foram jogadores de máxima excelência. Eu os admirei em campo. Atleticamente, foram grandes. Já fui treinador dos dois”, iniciou ele. 

“No campo jurídico, cabe à Justiça julgar e dar o veredito. E a nós, cumprirmos. No campo moral, o jogo é outro. Nesse campo moral, me restou o que entendo como um privilégio, que é o de poder buscar alguma forma de ajudar na transformação. Como? Falando sobre o assunto, me educando, buscando e propondo informação e conhecimento, criando e participando de ações efetivas fora e dentro do campo”, continuou.

“Vivemos um tempo histórico onde nós homens precisaremos reconstruir o que é ser homem e combater de uma vez por todas qualquer violência contra a mulher. Eu estou só começando a fazer isso, e no momento em que eles estiverem quites com a Justiça eu estarei pronto para, se quiserem, repassar a eles o que eu tiver aprendido até lá. E com isso inspirarmos a garotada com bons exemplos. Porque, apenas com gols e títulos, não é mais suficiente”, concluiu. 

Daniel Alves faleceu na prisão?

As redes sociais – em especial o Twitter – foram tomadas na noite deste sábado (9 de março) pela informação de que Daniel Alves teria falecido. O ex-jogador de futebol está preso na Espanha e foi recentemente condenado por estupro, pegando 4 anos e seis meses de prisão.

A “notícia” sobre o falecimento do brasileiro, que é falsa, foi espalhada a partir do perfil @Al_buquerq.

Com a repercussão, a assessoria de imprensa do ex-atleta chegou até mesmo a entrar em contato com a advogada de Daniel Alves. Foi quando confirmou-se que a informação que havia se disseminado era falsa, informou o jornalista Marcelo Bechler.

https://twitter.com/marcelobechler/status/1766616912635527354

Bechler, para quem não conhece, é jornalista da TNT Sports e da Rádio Itatiaia e mora em Barcelona, na Espanha. Foi ele quem noticiou em primeira mão a transferência de Neymar do Barcelona para o PSG, por exemplo. Em entrevistas, inclusive, já contou que deu a informação justamente após saber que Daniel Alves havia rejeitado uma proposta do Manchester City (da Inglaterra) e acertado sua transferência para o clube francês por ter um acordo com o compatriota para voltarem a jogar juntos em Paris (o lateral se transferiu algumas semanas antes do atacante).

Além do jornalista, o irmão de Daniel, Ney Alves, também se manifestou através de suas redes sociais, informa o portal Terra. “Vocês já condenaram o cara, não basta? O cara tá preso. Agora, maior loucura aqui, vocês querem a morte, desejar, ver meu irmão morto. Como assim? Quanta crueldade é essa?”, lamentou o irmão do ex-jogador. “Meu pai tem mais de 70 anos. Minha mãe, mais de 60. Vocês não têm família, não? Essas páginas que ficam espalhando essas coisas. Que Deus tenha misericórdia da vida de vocês.”

Daniel Alves completa um mês preso na Espanha e pode ter futuro definido nesta terça-feira

Nesta terça-feira (20), o lateral-direito Daniel Alves completa um mês preso na Espanha. Ele está detido desde 20 de janeiro, quando foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate de Barcelona, no fim de 2022.

O jogador está no Centro Penitenciário Brians II, nas cercanias da capital catalã, e aguarda decisão judicial para saber se poderá responder ao caso em liberdade.

De acordo com o jornal La Vanguardia, o mais provável é que o recurso da defesa de Alves, que pede sua liberdade provisória, seja julgado pela Audiência de Barcelona nesta terça-feira (21) – a data, porém, ainda não foi oficialmente confirmada pela Justiça.

Entre os argumentos de defesa, há o pedido que o lateral-direito espere até o dia do julgamento em sua casa, em Barcelona, e que medidas de controle possam ser aplicadas, desde o uso de uma pulseira eletrônica de controle, passando por uma entrega de passaportes e outros documentos, até a uma possível apresentação diária aos tribunais locais.

Já o Ministério Público se mostra contrário à possibilidade, por acreditar que existe risco de uma possível fuga do jogador para o Brasil.

Vale lembrar que o atleta não tem a possibilidade de fiança.

Por que Daniel Alves está preso?

Daniel Alves está preso acusado de agressão sexual. O crime teria acontecido entre os dias 30 e 31 de dezembro em uma casa de festas chamada Sutton, localizada em Barcelona.

O jogador, que esteve na Espanha para passar o Natal antes de embarcar para o México para voltar aos treinamentos do Pumas, foi denunciado por uma mulher que alegou que ele tivesse cometido o crime.

Segundo a emissora catalã Antena3, que teve acesso ao circuito interno de imagens da casa noturna, há um vídeo que mostra que o jogador e a suposta vítima ficaram por algum tempo no banheiro, que era unissex.

As imagens mostram Daniel Alves deixando o banheiro primeiro. Em seguida, a jovem sai com uma certa crise de ansiedade. A mulher foi atendida por uma agente do Mossos d’Esquadra, que iniciou o protocolo para casos de agressão sexual.

Daniel Alves prestou depoimento no último dia 5 de janeiro em um tribunal de Barcelona e negou a acusação.

Ex-jogador do Pumas, que rescindiu o seu contrato, Daniel concedeu entrevista em janeiro à emissora espanhola Antena 3 e disse que estava na casa noturna com outras pessoas, mas negou tal comportamento. Depois, o jogador mudou a versão três vezes em juízo, admitindo ter relação com a mulher, mas de maneira consensual.

De acordo com o jornal El Periódico no último dia 10 de fevereiro, os relatórios apontam que foram encontrados rastros do sêmen do jogador na vagina da suposta vítima de estupro.

“Quer ele preso”; Advogada de jovem que denunciou Daniel Alves faz novas revelações sobre o caso

Daniel Alves segue em prisão preventiva após ser acusado de um suposto estupro. Na última sexta-feira (20), a juíza substituta da 15ª Vara de Barcelona, Anna Marín, foi a responsável pela ordem de prisão sem fiança contra o lateral-direito da seleção Brasileira. Em entrevista exclusiva ao Uol Esportes, Ester Garcia López, advogada da jovem de 23 anos que denunciou Daniel Alves explicou que a prisão do jogador foi decretada por três motivos.

“O primeiro deles é a existência de indícios, não estamos falando de provas porque é uma fase muito inicial do procedimento – que permitiriam atribuir um suposto delito de agressão sexual, com pena de até 12 anos de prisão. (…)O segundo motivo foi o risco de fuga. Ele é uma pessoa com capacidade financeira grande, que não residia na Espanha e que tem dupla nacionalidade. Haveria muita dificuldade de extradição para a Espanha caso ele pisasse em território brasileiro. O terceiro motivo foi proteger os bens pessoais da nossa cliente. Preservar a sua identidade e que não houvesse uma obstrução à Justiça.”, explicou a advogada.

Ester Garcia López ainda reforçou ao UOL que a sua cliente não tem interesse em receber indenização. E contou que a juíza insistiu que era um direito, mas que a jovem teria rejeitado. “Eu lembro do olhar dela. Ela me olhou e disse: “Ester, eu tenho a sorte de ter boas condições de vida, e não quero indenização, quero prisão”. Ela foi muito taxativa nisso, e isso me impactou. Eu disse “eu sei, mas você tem direito a indenização, porque houve lesões físicas, e vai haver sequelas, danos morais”. E ela insistiu, disse: “Não quero dinheiro”. A frase dela foi: “Se tiver dinheiro de indenização envolvido, eu não vou contratar você”, disse ao UOL.

https://twitter.com/futebol_info/status/1618613828035674112?s=20&t=yqUj-DZ-00Csg0uTPeh-mw

A advogada afirmou que a jovem não consegue dormir e está abalada psicologicamente. “O Hospital Clínic prescreveu todo um tratamento dirigido a evitar qualquer tipo de doença infectocontagiosa, porque não foi utilizado nenhum preservativo. Ela também tem um tratamento farmacológico com ansiolíticos para poder dormir, mas me disse que não consegue dormir desde o depoimento. (…) O medo dela é ser identificada em algum momento. Isso ela quer evitar a todo custo.”.

“Aceitou a oferta”: Daniel Alves bate o martelo e define seu futuro clube

Daniel Alves está livre no mercado desde a sua saída do Barcelona. O jogador queria ficar no gigante espanhol, mas não estava nos planos do técnico Xavi Hernandez para a sequência da temporada e está buscando um novo destino para atuar em 2022. 

O jogador foi fortemente procurado pelo Athletico Paranaense nos últimos meses. Depois de sua saída do São Paulo, o Furacão tinha tudo acertado com o lateral-direito, mas o sonho de retornar ao Barcelona falou mais alto, mas em entrevista recente, Dani deixou as portas abertas para o CAP. 

“Não descarto nenhuma situação, mas se eu voltar para o Brasil será para o Athletico Paranaense”, afirmou Daniel Alves, em entrevista ao The Guardian em junho. 

Segundo o jornalista Thiago Fernandes, do Donos da Bola, o Athletico estava se aproximando de um acerto com o lateral Daniel Alves, que visa um time competitivo para 2023. Mas, nas últimas horas, o jogador da Seleção Brasileira acertou a sua ida para o Pumas-MEX, de acordo com informações de César Luis Merlo.