Abel Ferreira iguala Felipão como técnico com mais jogos pelo Palmeiras na Libertadores

Maior campeão do Palmeiras na Libertadores, com duas taças, Abel Ferreira atingiu mais um recorde nesta quinta-feira (11): empatou com Luiz Felipe Scolari como o técnico com mais jogos pelo clube na competição continental, com 43 duelos.

Individualmente, Abel é o treinador com mais vitórias pelo Verdão no torneio, com 28, superando os 23 de Felipão. O recorde foi batido na última edição da competição, na vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, ainda na fase de grupos. Em 2024, o português obteve o primeiro triunfo na última quinta-feira (12), ao superar o Liverpool-URU, por 3 a 1, de virada, no Allianz Parque.

A comissão técnica portuguesa soma, ao todo, 46 jogos pela competição continental – 43 com Abel Ferreira e três com João Martins. Ao todo, levando em consideração o retrospecto sendo dirigido por qualquer membro da comissão, são 30 vitórias, 12 empates e quatro derrotas.

Campeão em 2020 e 2021, Abel Ferreira tenta levar o Palmeiras ao tetracampeonato inédito para um clube brasileiro na Libertadores. Semifinalista nos últimos dois anos, o time agora é o líder do Grupo F, com quatro pontos somados – ao lado do Independiente del Valle. Liverpool e San Lorenzo seguem com um ponto.

O Palmeiras se prepara para fazer a estreia no Brasileirão já no domingo (14), às 18h30 (de Brasília), diante do Vitória, no Barradão. O time é o atual bicampeão da competição nacional.

Ex-atacante do Palmeiras invade coletiva com Felipão e técnico fica chocado com a situação

O Atlético-MG duelou contra o Cuiabá pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e garantiu a vitória por 1 a 0 na Arena MRV. O Galo chegou a 9ª colocação com 37 pontos somados. No duelo, dois ex-palmeirenses se enfrentaram, de um lado o técnico Luis Felipe Scolari, Felipão, e do outro o atacante Deyverson, agora representando o Cuiabá.

Após o final do jogo, como de praxe, Felipão concedeu entrevista coletiva para os jornalistas, e do nada, Deyverson apareceu no local onde acontecia a coletiva e abraçou o ex-técnico do Palmeiras, agora na equipe do Galo. O treinador se surpreendeu, mas retribuiu o abraço do atleta e brincou: “Meu filho maluco”. Deyverson foi comandado por Felipão, no Palmeiras.

Após a brincadeira, Deyverson saiu da sala de imprensa e Felipão seguiu concedendo entrevista. O fato acabou chamando a atenção dos jornalistas, mas logo após os cliques e toda a brincadeira, o foco da entrevista seguiu para o Atlético-MG que venceu a partida contra o Cuiabá na Arena MRV e segue em evolução. Este é o quarto resultado positivo.

O Deyverson foi atante do Palmeiras ainda no ano passado. O jogador ficou marcado na história do Verdão pelo gol do Brasileirão de 2018, que garantiu o título ao Alviverde. Além dele a conquista da Copa Libertadores, quando o jogador entrou já na prorrogação e com falha de Andreas conseguiu aproveitar para marcar o gol que trouxe o título de 2021.

Athletico ferve por técnico e Felipão é considerado traidor nos bastidores

Após uma semana agitada, com interesses europeus no elenco e mudança radical no futebol, o Athletico chega ao domingo com uma grande pergunta: quem será o novo treinador? Dentro e fora do clube, as opiniões se dividem, vários nomes surgem e por ora, ninguém foi oficialmente procurado pelo Furacão. Com o CEO Alexandre Mattos em Barcelona e o presidente Mário Celso Petraglia afastado para se recuperar de problemas de saúde, hoje a única autoridade do departamento é o diretor Márcio Lara.

Mas os três estão conversando. Como o Apito Final publicou na sexta-feira (16), a decisão de demitir Paulo Turra após a saída de Luiz Felipe Scolari passou por Mário Celso Petraglia – o movimento, esperado pelo histórico do Athletico, não aconteceria sem pelo menos o aval do presidente. Alexandre Mattos foi pego de surpresa com o adeus de Felipão. Dentro do Furacão, o termo mais usado é ‘traição’.

Mattos está na Espanha para conversar com o Barcelona sobre a situação de Vitor Roque. Ele também acompanhou o amistoso da seleção brasileira contra Guiné, mas o foco eram as conversações com o Barça, reunido com o ex-jogador e hoje diretor Deco e com André Cury, representante do camisa 9 do Athletico. A oferta catalã ainda está longe do que o Furacão quer, mas as negociações persistem.

Athletico em polvorosa

Mas, por motivos óbvios, o foco agora é encontrar um treinador para a sequência do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Libertadores. O Athletico está sondando o ambiente e vendo a repercussão dos diversos nomes entre a torcida. Não que este seja um fator fundamental, mas o agito das redes sociais é acompanhado internamente. Os nomes mais falados pelos torcedores são o de Cuca e de Tiago Nunes. Segundo a jornalista Nadja Mauad, da RPC, Cuca teria sido descartado. E Tiago, apesar de multicampeão, teve uma saída conturbada do Furacão.

Outros nomes no mercado da bola, como Fernando Gago, Rogério Ceni e até Tite foram falados nos últimos dias, mas nada partiu de dentro do Athletico. A tendência é que o clube se mantenha em copas até o anúncio oficial, que deve ficar entre segunda (19) e terça-feira (20). Para a partida contra o São Paulo, quarta (21), pelo Brasileirão, Wesley Carvalho comandará o time interinamente. O novo treinador deve estrear no sábado (24), contra o Corinthians, na Arena da Baixada.

Felipão “briga” com a família para voltar a ser técnico aos 74 anos

Aos 74 anos, Luiz Felipe Scolari não consegue ficar parado. O treinador decidiu voltar a treinar um clube ao aceitar o convite do Atlético Mineiro nesta semana. A decisão de Felipão “contraria” o desejo de sua esposa e filhos.

Ele retorna ao cargo de técnico sete meses após confirmar sua aposentadoria e aceitar um cargo diretivo no Atlético-PR. Ele anunciou o fim de sua vitoriosa carreira à frente de clubes em novembro do ano passado, quando deixou a função de treinador do próprio Furacão.

Pentacampeão do mundo, ele disse na época que sofria pressão em casa para descansar por exercer a função há 40 anos. Ele contou que sua esposa, com quem é casado há quase 50 anos, chegou a pedir “chega, pelo amor de Deus”.

O ex-treinador da Seleção também citou a cobrança dos filhos para “parar em tudo” e ficar “vagabundeando”. Eles queriam que Felipão não assumisse nenhum cargo de diretoria, mas ele confessou que não conseguiria ficar parado e, por isso, “ao menos”, assumiria um cargo de direção no time de Curitiba.

O Atlético-MG será o próximo destino após uma série de passagens em clubes brasileiros. Multicampeão no Grêmio, onde fez histórica, ele também passou pelo Palmeiras, onde virou ídolo. Teve passagens também pelo Cruzeiro e, no exterior, treinou a seleção portuguesa e o Chelsea.

“Me largou”; Alexandre Mattos admite decepção com saída de Felipão do Athletico

Na Espanha, onde trata as negociações do atacante Vitor Roque com o Barcelona, Alexandre Mattos, executivo de futebol do Athletico, foi pego de surpresa com a saída surpreendente do diretor-técnico Felipão para o Atlético-MG, onde vai retomar a carreira como treinador.

A reportagem do portal GE flagrou o dirigente no hotel onde a seleção brasileira está concentrada para o amistoso contra Guiné neste sábado, no Estádio Cornellà-El Prat. Abatido, ele disse estar sem cabeça para comentar sobre Vitor Roque.

“O Felipão me largou”, afirmou Mattos à reportagem do veículo de comunicação.

Assim que soube da ida de Felipão para o Atlético-MG, Mattos, com aval do presidente athletico Mario Celso Petraglia, comunicou a Paulo Turra, braço direito de Scolari, que ele não seguiria no cargo de treinador. O curioso é que ele recusara convite para se juntar à nova comissão técnica do Galo.

Enquanto o novo técnico do Athletico não é definido, a equipe será dirigida interinamente pelo auxiliar Wesley Carvalho. Ele terá o auxílio de Juca Antonello, comandante do time Sub-20.

O Athletico voltará a campo na próxima quarta-feira (21), às 19h, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 11ª rodada do Brasileirão. O Furacão é o sétimo colocado, com 16 pontos ganhos, e está classificado às oitavas de final da Copa Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil.

Alexandre Mattos quem demitiu Paulo Turra, técnico queria ficar no Athletico

A saída inesperada do diretor-técnico Luiz Felipe Scolari para o Atlético-MG trouxe um terremoto no Athletico. Após o dirigente comunicar que voltaria a ser treinador, o Furacão optou por demitir o técnico Paulo Turra.

Turra chegou a receber um convite do Galo para fazer parte da comissão junto com Felipão, mas decidiu ficar no CT do Caju. Pouco depois, o comandante foi comunicado do desligamento.

A demissão foi feita pelo executivo Alexandre Mattos por telefone, com aval do presidente Mario Celso Petraglia.

O profissional de 49 anos foi uma aposta de Scolari, que convenceu o presidente Mario Celso Petraglia a efetivá-lo do cargo de auxiliar. Turra era o fiel escudeiro de Felipão desde 2017.

Petraglia está afastado da presidência desde o início do mês por problemas de saúde. Ele ficou internado em um hospital de São Paulo por dois meses e retornou para Curitiba na semana passada. Mesmo afastado, o presidente é consultado em assuntos prioritários.

O clube agora é gerido por um comitê: Aguinaldo Coelho (presidente interino), Márcio Lara (diretor financeiro), Fernando Volpato (diretor de patrimônio) e Rodrigo Gama Monteiro (diretor jurídico), além do executivo Alexandre Mattos.

Turra deixa o Athletico com 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas em 36 jogos, com 64 gols marcados e 31 gols sofridos. O aproveitamento é de 73,1%.

O treinador se sagrou campeão paranaense invicto, classificou o time antecipadamente para as oitavas da Libertadores, avançou para as quartas da Copa do Brasil e ocupa a sétima colocação no Brasileiro.

Até encontrar um treinador, o auxiliar Wesley Carvalho assume interinamente. O Athletico volta a campo contra o São Paulo na quarta-feira, às 19h, no Morumbi, pela 11ª rodada da Série A.

Felipão é o novo técnico do Atlético-MG e desfalca Athletico Paranaense

O Atlético-MG tem um um novo treinador.: Luiz Felipe Scolari, de 74 anos. Pentacampeão mundial com a Seleção, ele acertou a saída do Athletico-PR, no qual ocupava o cargo de diretor técnico, e um acordo com o Galo, após chegar a anunciar que não comandaria mais clubes. Ele é aguardado nos próximos dias em Belo Horizonte. As informações foram confirmadas pelo GE.

Felipão não era o Plano A do Atlético. O clube mineiro tinha o português Bruno Lage como principal opção, mas o treinador de 47 anos optou por permanecer na Europa e estudar as propostas que tem da Espanha e da Arábia Saudita. A vinda para o Brasil foi descartada por ele e a família.

A partir daí, o Galo foi para as opções dentro do cenário nacional e agiu rápido. Felipão passou a ser a principal aposta. O treinador acumulou desgaste no Athletico-PR e decidiu buscar novos ares, aceitando voltar a treinar um time, após declarar que não pensava em voltar a comandar um time no Brasil.

A negociação com o treinador foi rápida e começou após as negociações com Bruno Lage esfriarem. Luiz Felipe Scolari tem uma extensa história de títulos e bons trabalhos. O mais recente, com o Furacão, pelo qual foi finalista da Copa Libertadores em 2022. Antes, esteve no comando de Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras.

No Galo, o treinador voltará a trabalhar com o atacante Hulk. Os dois estiveram juntos na Seleção Brasileira, no fatídico 7 a 1, no Mineirão, na Copa de 2014.

O primeiro desafio do treinador será na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, contra o Fluminense, pela 11ª rodada do Brasileiro. O jogo será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 21h30 (de Brasília).

Na Libertadores, terá o objetivo de confirmar a classificação às oitavas em 27 de junho, contra o Libertad, no Paraguai. O Galo precisa de um empate.

Principais títulos da carreira de Felipão:

  • Copa do Mundo: 1 (2002)
  • Copa das Confederações: 1 (2013)
  • Copa Libertadores: 2 (1995 e 1999)
  • Recopa Sul-Americana: 1 (1996)
  • Campeonato Brasileiro: 2 (1996 e 2018)
  • Copa do Brasil: 4 (1991, 1994 ,1998 e 2012)
  • Estaduais: Campeonato Gaúcho (1987, 1995 e 1996)
  • Regionais: Torneio Rio São Paulo (2000) e Copa Sul-Minas (2001)
  • Futebol da China: Superliga Chinesa (2015, 2016 e 2017), Liga dos Campeões da AFC (2015), Supercopa da China (2016 e 2017) e Copa da China (2016)

Felipão no Atlético-MG? O que sabemos sobre o interesse no técnico

Felipão no Athletico no CT do Caju 2022
Essa matéria foi publicada horas antes de se confirmar a proposta: No dia 16/06/2023, Felipão aceitou a proposta do Galo e se tornou o novo técnico da equipe. Clique aqui para mais informações.

O Atlético-MG segue em busca de confirmar o substituto de Eduardo Coudet. Enquanto as conversas com o português Bruno Lage não andam, outros nomes passam a surgir para assumir o cargo. Nas últimas horas, Luiz Felipe Scolari foi comentado como possibilidade, mas não existe nada de concreto, neste momento, segundo apurou o ge.

Foram consultadas três pessoas próximas a Luiz Felipe Scolari, que negaram qualquer tipo de contato ou movimentação, neste momento, para que Felipão se torne treinador do Galo.

No ano passado, ele anunciou que deixaria de comandar clubes e assumiu o cargo de diretor técnico do Athletico-PR, posto que vem ocupando atualmente. Extraoficialmente, a direção do Athletico-PR também nega a possibilidade de Scolari deixar o clube.

Nesta semana, em entrevista, Felipão disse que não pensa em voltar a assumir um clube no Brasil. No entanto, não descartou a possibilidade de se transferir para o Oriente Médio, por exemplo.

Sempre disse que não vou ser mais treinador no Brasil. A Arábia Saudita está pagando muito bem. Não sei, vou pensar.

Felipão

No fim de maio, Felipão revelou que recebeu uma proposta para voltar a ser treinador. Ele admitiu que a “oferta era muito boa financeiramente”, mas resolveu permanecer no Furacão. A tratativa era com uma seleção do Oriente Médio, mas sem revelar qual. A informação foi dada inicialmente pelo Estadão.

Felipão aparece no panorama em meio ao momento que o Galo vê Bruno Lage ficar mais distante de um acordo. O Galo não jogou a toalha, mas já abre os olhos para outros nomes de treinadores no mercado internacional e nacional.

Nos bastidores, a informação é que o Atlético pretende ter um posicionamento definitivo de Lage até esta sexta-feira. O técnico está em Portugal, estudando o próximo passo da carreira, na qual o último clube foi o Wolverhampton, da Inglaterra.

Havia um otimismo inicial da cúpula do Atlético com o nome de Bruno Lage. A oportunidade de negociação veio após ele ser sugerido pelo empresário Will Dantas, agente do meia-atacante Pedrinho, que conheceu o técnico quando o jogador foi vendido do Corinthians ao Benfica, em 2019.

Bruno Lage foi campeão da Liga Portuguesa com os Encarnados, clube no qual ascendeu até o posto de técnico da equipe principal depois de longo trabalho nas categorias de base. Em junho de 2021, acertou com o Wolves, da Premiere League. Após 16 meses de trabalho, foi demitido em outubro de 2022, quando o time havia disputado oito rodadas do campeonato, e estando na zona de rebaixamento.

Felipão fala sobre possibilidade de dar adeus ao Athletico: “Valores muito bons”

Luiz Felipe Scolari levou o Athletico Paranaense à final da Conmebol Libertadores em 2022. O time do Sul perdeu para o Flamengo na grande decisão, por 1 a 0, com gol de Gabriel Barbosa. Apesar disso, a campanha história do Furacão rendeu ao pentacampeão a permanência pelos acessos do CAT Caju.

Na atual temporada, Felipão é o diretor técnico e passou a ter ainda mais importância nos bastidores do CAP com o afastamento do presidente Mario Celso Petraglia por problemas de saúde. Hoje, o penta é literalmente o braço direito de Alexandre Mattos na hora de definir os reforços que tem mesmo que desembarcar em solo rubro-negro.

Diante da oferta acima da média para deixar o Athletico, Scolari não se calou sobre o que aconteceu nos últimos dias: “Fui sondado para voltar a ser treinador. Fui sondado com valores muito bons, mas não vou fazer. Quero que a situação que o nosso presidente Petraglia nos deu seja bem executada por mim”, destacou em entrevista ao canal da jornalista Monique Vilela e ao Globo Esporte.

“Vocês podem não acreditar, mas algumas seleções e alguns clubes deste mundo ainda me procuram. E aí a gente tem que dizer não, não vamos fazer isso, ou aquilo. Mas vivo muito bem, gosto, estou satisfeito, tenho minha esposa que fica comigo e adora”, acrescentou o diretor, peça importante na equipe paranaense.

Felipão confirma a procura, os valores oferecidos balançaram o profissional, conforme frisa o Um Dois Esportes, e vazou tudo no início da semana. A próxima Copa do Mundo será realizada em 2026, com três países sendo sede: Canadá, Estados Unidos e México. A seleção (de nome não divulgado) que queria Luiz F. Scolari nunca foi ao Mundial.