Libertad x Cruzeiro: assista aos melhores momentos do duelo

Lautaro Díaz e Kaio Jorgeem vitória pelo Cruzeiro contra o Libertad no jogo de ida da Sul-Americana 2024

O Cruzeiro largou em vantagem contra o Libertad nas quartas de final da Conmebol Sul-Americana. Jogando em Assunção, na noite desta quinta-feira, o time venceu por 2 a 0, no duelo de ida. Clique no player abaixo e veja os principais lances da partida, que contou com gols de Kaio Jorge e Lautaro Díaz.

O jogo de volta será na próxima quinta-feira, no mesmo horário, às 21h30 (de Brasília). O Cruzeiro vai decidir a vaga na semifinal em casa, no Mineirão. A Raposa pode perder por até um gol de diferença, que se classifica na Sul-Americana.

Com Rômulo Athletico reage, vence Libertad e assume liderança do Grupo G da Libertadores; Assista aos Gols

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 1 o Libertad, nessa quinta-feira (dia 4) à noite, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Os gols foram do atacante Rômulo e do volante Alex Santana. Com o resultado, o Furacão ficou em 1º lugar do Grupo G, com 7 pontos, à frente de Alianza Lima (4 pontos), Atlético-MG (3) e Libertad (3). Assista aos gols no fim da matéria.

Ao final das seis rodadas, os dois primeiros avançam para a próxima fase. E o terceiro entra na segunda fase da Sul-Americana 2023. Na próxima rodada, o Athletico enfrenta o Atlético-MG, no Mineirão, em 23 de maio.

Artilheiros

O volante Alex Santana soma agora 7 em 37 jogos pelo Athletico – média de 0,19 por jogo. A média é alta para um jogador dessa posição, tanto que supera a do meia-ponta Nikão pelo Furacão: 0,15 (47 gols em 307 jogos).

O atacante Rômulo fez seu 1º gol em 2023. Ele soma 10 gols em 64 jogos pelo clubes desde que foi promovido ao profissional.

Jejum

O time paranaense encerrou jejum como visitante: não vencia fora de casa desde 1º de abril, quando fez 2 a 1 no Cascavel, no jogo de ida da final do Campeonato Paranaense. Depois foram quatro jogos longe da Arena da Baixada, com três derrotas (CRB, Fluminense e Atlético-MG) e um empate (Alianza Lima).

Escalação do Athletico

O técnico Paulo Turra fez quatro mudanças em relação ao último jogo, com as entradas de Pedro Henrique, Fernandinho, Vitor Bueno e Pablo. Saíram Zé Ivaldo, Erick, Hugo Moura e Rômulo. A baixa era Madson, lesionado. O time manteve o esquema tático 4-2-3-1 como base, mas com variações para o 4-1-4-1 em vários momentos. O quarteto ofensivo tinha Pablo (esquerda), Terans (direita), Vitor Bueno (centro) e Vitor Roque (centroavante).

Escalação do Libertad

O Libertad não tinha o ponta Melgarejo, lesionado. Ele é o vice-artilheiro do time em 2023. O esquema era o 4-1-4-1, com Campuzano de único volante.

Primeiro Tempo

Com o novo quadrado ofensivo, o Athletico não conseguiu atacar e teve atuação irregular na parte defensiva no primeiro tempo. O Libertad aproveitou a qualidade dos pontas Villalba e Enso González – e o bom suporte dos médios Diego Gómez e Sanabia — para tomar conta do jogo. O gol paraguaio veio em falha de Bento, que errou o tiro de meta, aos 9 minutos. Villalba tocou para Óscar Cardozo (39 anos, ex-Benfica) chutar no cantinho. Aos 11, Villalba cruzou e Cardozo cabeceou perto, com perigo. Aos 32, Villalba deixou Cardozo na cara do gol, mas o veterano desperdiçou.

Segundo Tempo

As primeiras substituições do Athletico vieram no intervalo, com as entradas dos pontas Thiago Andrade e Rômulo nos lugares de Pablo e Vitor Bueno. O 4-2-3-1 foi mantido, mas com Terans centralizado. O empate veio já aos 6, em falta cobrada por Terans, erguendo pra área. Pedro Henrique levantou e Rômulo tocou de cabeça: 1 a 1. O Libertad recuou, demonstrou sinais de cansaço e levou sufoco. O Furacão teve mais duas chances (uma aos 12 e outra aos 18) e virou o jogo aos 19, em cruzamento de Terans para finalização de Alex Santana: 2 a 1. O Libertad demorou para reagir e, com as cinco substituições, conseguiu incomodar no fim do jogo, mas sem criar chances claras. Aos 31, Turra colocou os volantes Christian e Erick nos lugares de Terans e Alex Santana. O Athletico só teve dificuldades para controlar nos acréscimos, quando o Libertad partiu com tudo para o ataque e criou algumas dificuldades para o goleiro Bento.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 56% de posse de bola, 11 finalizações (5 certas) e 80% de precisão nos passes. O Libertad somou 19 arremates (8 certos) e 76% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

Assista aos Gols

Um Athletico ofensivo visita Libertad que pode ter reforço na Libertadores

Com formação mais ofensiva da temporada, o Athletico visita o Libertad-PAR em Assunção e tenta manter liderança do grupo G da Copa Libertadores. Paulo Turra chega com trabalho pressionado para a partida e tenta alternativa com Vitor Bueno, Terans, Pablo e Vitor Roque como quarteto ofensivo para enfrentar o ‘Repollero’ – como é conhecido o clube paraguaio. Melgarejo, destaque do ataque alvinegro, tem chances de entrar em campo.

Furacão tem provável escalação com Bento, Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Fernandinho, Alex Santana (Erick) e Vitor Bueno; Terans, Pablo e Vitor Roque, segundo a jornalista Monique Vilela. Quarteto de ataque pode virar trio com Pablo, Roque e Terans – jogadores com mais participações em gol na temporada – e com Vitor Bueno no apoio um pouco mais atrás.

Fernandinho, que completa 38 anos nesta quinta-feira (4), disse ao Ge que Athletico “sai na frente” em negociação de renovação e deve formar dupla com Alex Sanatana – que foi do céu ao inferno na última semana com dois gols pela Copa do Brasil e expulsão no Campeonato Brasileiro. Na zaga, Zé Ivaldo, em meio a negociação de renovação e alvo de times da série A, deve ser substituído por Pedro Henrique, mesmo que tenha viajado ao Paraguai.

Melgarejo teve melhora

Pelo lado do Libertad, Lorenzo Melgarejo pode ter condições de entrar em campo nesta noite. Mesmo com declarações do treinador Daniel Garnero que atestavam piora na condição muscular do jogador – que sofreu contratura na coxa direita em partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores – o jornal Abc noticiou que houve “importante melhora” e que meia chegaria em condições para a partida.

Lucas Sanabria é cotado para substituir Melgarejo, caso atacante não consiga jogar. Diego Gómez – que marcou contra o Atlético-MG no Mineirão – Campuzano e ‘Tito’ Villalba completam o meio campo. Na frente, o veterano e artilheiro do time na temporada, Óscar Cardozo deve fazer dupla de ataque com Alfio Oviedo.

Furacão tem ampla vantagem histórica

O ‘Gumarelo’ é o time que mais enfrentou o Athletico na história da Libertadores. São seis confrontos no geral e retrospecto de ampla vantagem para o Furacão, que tem quatro vitórias e um empate. A única vitória do Libertad foi na fase de grupos da disputa pela Gloria Eterna de 2022, no Defensores del Chaco, palco do jogo de hoje.

Times ainda se enfrentaram nas oitavas de final da competição no ano passado, com uma vitória e um empate dos comandados, à época, de Felipão. Em 2005, na fase de grupos, foram duas vitórias atleticanas em campanha que chegou à final da competição, assim como em 2022.

Adversário do Athletico, Libertad mantém base experiente e lidera o Campeonato Paraguaio

O Gumarelo, como é conhecido no país, tem seis pontos de vantagem em relação ao rival Cerro Porteño no Apertura : 38 a 32 pontos. Em 15 jogos, são 12 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

O Libertad tem o melhor ataque da competição, com 31 gols marcados e a zaga menos vazada, com oito gols sofridos.

Já na Libertadores, a equipe paraguaia ocupa a terceira colocação, com três pontos. O líder Alianza Lima tem quatro pontos – mesma pontuação do vice-líder Athletico. O Atlético-MG é o lanterna, zerado.

Na última rodada, o Gumarelo perdeu em casa por 2 a 1 para o líder Alianza Lima. Na estreia, bateu o Galo por 1 a 0, no Mineirão.

  • Casa: nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota
  • Fora: oito jogos, com seis vitórias, um empate e uma derrota

O time é comandado pelo técnico argentino Daniel Garnero, 54 anos, que passou por Olimpia, Guaraní e Arsenal de Sarandí, entre outros. Ele já era o treinador no ano passado.

No elenco, a maioria está há três temporadas ou mais no clube. O centroavante Óscar Cardozo, 39 anos, é o principal nome do sistema ofensivo. Ele tem 10 gols e três assistências em 15 partidas. O atleta passou sete temporadas no Benfica e teve protagonismo, entre 2007 e 2014.

Roque Santa Cruz, 41 anos, é o nome mais conhecido. Ex-Bayern e Manchester City, ele tem três Copas do Mundo no currículo: 2002, 2006 e 2010. Ele não balançou as redes neste ano em 10 partidas.

Além dos atacantes, o Libertad conta com um elenco muito experiente. O goleiro Martín Silva, 40 anos, está em sua quinta temporada no clube após a saída do Vasco, em 2018.

Daniel Garnero é o treinador do Libertad — Foto: Divulgação/Libertad

Outros nomes conhecidos do futebol brasileiro são os laterais Iván Piris, 34 anos, ex-São Paulo, e o volante Cristian Riveros, 40 anos, ex-Grêmio, além do meio-campista William Mendieta, 34 anos, ex-Palmeiras.

Já a promessa Julio Enciso, 19 anos, foi vendido ao Brighton por 11 milhões de euros em agosto do ano passado – ele virou titular e tem dois gols e três assistências na Premiere League. Agora, a joia do Libertad é o meia Enso González, 18 anos, com dois gols e uma assistência em nove duelos na temporada.

Os paraguaios já disputaram a Libertadores em 21 edições. Os melhores resultados foram as classificações para as semifinais de 1977 e 2006.

Athletico volta a campo contra o Libertad na quinta-feira, às 21h, no Defensores Del Chaco, pela terceira rodada do grupo G da Libertadores. No Brasileiro, o Furacão recebe o Flamengo no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, pela quarta rodada.

Agenda do Athletico

  • Libertad x Athletico: 04/05, quinta, 21h – Defensores Del Chaco (Libertadores)
  • Athletico x Flamengo: 07/05, domingo, 16h – Arena da Baixada (Brasileiro)
  • Internacional x Athletico: 10/05, quarta, 19h – Beira-Rio (Brasileiro)
  • Athletico x Coritiba: 14/05, domingo, 18h30 – Arena da Baixada (Brasileiro)
  • Bragantino x Athletico: 20/05, sábado, 16h – Nabi Abi Chedid (Brasileiro)

Após críticas de atletas e torcida, Turra trará mudanças no time titular; confira

A derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, fora de casa, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, trouxe insatisfação da torcida e de alguns atletas. Após a partida, atletas como Pablo, Thiago Heleno e Vitor Bueno demonstraram insatisfação com um jogo pouco ofensivo, assim como a torcida do Athletico. Com isso, o técnico Paulo Turra pode usar um quarteto ofensivo com: Vitor Bueno, David Terans, Pablo e Vitor Roque.

Na coletiva depois do duelo com o Atlético-MG, Turra admitiu que gostou da performance do quarteto em campo, elogiando que o Athletico teve uma melhora ofensiva. Deixando a possibilidade já para este duelo com o Libertad, que será quinta-feira (4), às 21h, no Paraguai.

É a segunda oportunidade que fazemos essas modificações, de colocar o Vitor Bueno e o Pablo no jogo. Eles melhoraram muito o nosso trabalho ofensivo e também estiveram bem sem a bola. É possível sim ter os quatro juntos, e é algo que pode ser pensado para as próximas partidas. Inclusive para a próxima.

Por outro lado, Paulo Turra não poderá contar com o lateral direito Madson, que teve uma lesão no rosto no último jogo e não terá condições de jogo. Com isso, o lateral está realizando um trabalho separado durante a semana, sendo observado pelo Departamento Médico do Athletico. No setor, Khellven seguirá como titular contra o Libertad. 

No Grupo G, Athletico e Atlético-MG brigam pela classificação para a próxima fase. O Furacão é segundo colocado, com a mesma pontuação que o líder do grupo, o Alianza Lima (PER), com quatro pontos. Logo atrás vem o Libertad, com três pontos, e fechando o Atlético-MG, que ainda não pontuou.

Cocito relembra 2005 e cita fator que pode ajudar Athletico contra o Libertad

Ídolo do Athletico, o ex-jogador Cocito fez parte do elenco rubro-negro que encarou o Libertad pela primeira vez na Libertadores, em 2005, e que chegou à grande final da competição também de forma inédita.

Titular em grande parte da competição, o ex-volante acabou entrando no decorrer do confronto realizado em Assunção, no Paraguai, em que o Furacão saiu com a vitória por 2 a 1.

Ao UmDois Esportes, Cocito destaca que o Athletico pode se dar bem no Estádio Defensores Del Chaco, nesta quinta-feira, por não existir uma certa “pressão” da torcida adversária.

“Quando você enfrenta uma equipe com o estádio lotado, isso contagia o time da casa, inflama os jogadores e ajuda muito. Nós não vamos sentir pressão desta vez. Não que será fácil, mas pode ser um fato a favor. Mesmo assim, o Athletico não pode se deixar se desconcentrar, não pode entrar em um marasmo. Precisa estar focado o tempo todo”, ressalta o ex-atleta.

O Libertad é o adversário que o Athletico mais enfrentou na disputa da Libertadores. Foram seis vezes no total – duas em 2005 e quatro no ano passado. Para o ex-volante, o Furacão tem elenco para passar pela fase de grupos e chegar a uma terceira disputa de final da competição.

“Acredito que o Athletico tem totais condições de chegar a mais uma final. Quem está dentro do vestiário tem que ter confiança e coragem para acreditar que realmente é possível. Esperamos que seja dessa forma. O Athletico é uma equipe copeira, tem experiência nessas disputas”, frisa.

Um dos pontos fortes do ex-volante era a marcação forte, uma das principais características também da própria disputa da Libertadores.

“A Libertadores é uma competição muito difícil, as equipes têm essa característica de pegada. São times que não desistem nunca. É a competição a ser vencida aqui na América do Sul, é totalmente diferente do Campeonato Brasileiro. O fator fundamental é fazer bons jogos dentro de casa, ter marcação forte e conseguir os pontos fora”, conclui.

O Athletico entra em campo contra o Libertad nesta quinta-feira (5), às 21h, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Furacão é o segundo colocado do Grupo G, com quatro pontos.